Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dicas e Curiosidades
05/07/2021 (Nº 74) COMO 'MICROFLORESTAS' PODEM TRANSFORMAR A VIDA URBANA
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4094 
  

COMO 'MICROFLORESTAS' PODEM TRANSFORMAR A VIDA URBANA



Milhões de árvores estão sendo plantadas em todo o mundo na tentativa de combater as mudanças climáticas. Mas vários grupos ambientais também estão plantando microflorestas urbanas — do tamanho de uma quadra de tênis.

Neste vídeo*, você vai conhecer uma floresta minúscula na Holanda.

"Não temos muito espaço na Holanda, somos muito densamente povoados. Mas cada bairro tem cerca de 200 metros quadrados de terra árida que podemos transformar em uma floresta natural", explica Daan Bleichrodt, da organização IVN Tiny Forest.

A técnica de plantio usada, chamada "Miyawaki", vem do Japão — e o primeiro passo é preparar o solo com nutrientes e um mix de árvores nativas. Em poucos anos, cresce uma floresta rica e densa.

"Ao plantar árvores em um solo fofo e rico em nutrientes, e próximas umas das outras, elas formam este pequeno ecossistema."

"Isso dá a elas a oportunidade de envelhecer, e as árvores que envelhecem sequestram muito carbono, atraem muita biodiversidade."

Um estudo da Universidade de Wageningen, na Holanda, mostrou que uma floresta atraiu 600 espécies de plantas e animais.

"(As microflorestas) são caminhos e sumidouros para a biodiversidade. Em poucas palavras, são bolhas de resiliência da natureza", diz a engenheira florestal urbana Clara Manuel.



*Para acessar o vídeo, clique no link da fonte.

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/media-56363650

Ilustrações: Silvana Santos