Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
05/07/2021 (Nº 74) EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMETAL: CONTRIBUIÇÃO AO CURRÍCULO ESCOLAR E INTEGRAÇÃO ENTRE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO E ESCOLA, NO MUNICÍPIO DE PORTO FERREIRA – SP
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4112 
  

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMETAL: CONTRIBUIÇÃO AO CURRÍCULO ESCOLAR E INTEGRAÇÃO ENTRE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO E ESCOLA, NO MUNICÍPIO DE PORTO FERREIRA – SP

Ana Elisa Teixeira da Silva1, Giovana Cristiane Prevato2, Sonia Aparecida de Souza- Evangelista3



1 Bióloga. Especialista em Educação Ambiental (CRHEA-USP). Mestra em Ciências Ambientais (PPGCAm-UFSCar) – Monitora Ambiental BK Consultoria – Fundação Florestal/Parque Estadual de Porto Ferreira. anaelisabiologia@outlook.com

2Bióloga. Professora Coord. Área de Ciências da Secretaria Municipal de Educação de Porto Ferreira. gigiprevato@gmail.com

3Bióloga. Pesquisadora Científica – Parque Estadual de Porto Ferreira / Instituto Florestal / Fundação Florestal. sasouzapf@gmail.com





RESUMO

Ações de Educação Ambiental em unidades de conservação (UCs) e outras áreas protegidas têm sido desenvolvidas no Estado de São Paulo desde a década de 1970, por meio do atendimento da comunidade escolar, entre outros públicos, integrando tais áreas à população e apoiando as atividades da rede formal de ensino. O curso Conhecendo o Ambiente II foi realizado na E.M.E.F. M. “Mário Borelli Thomaz” e no Parque Estadual de Porto Ferreira (PEPF), entre os meses de maio a novembro de 2019, e contou com a participação de 150 alunos e 8 professores do 7º ano do Ensino Fundamental. Objetivou desenvolver atividades integradas visando contextualizar o conteúdo curricular e enfatizar questões ambientais locais relacionadas aos recursos hídricos, flora, fauna, conservação e impactos ambientais. Para expressarem a importância do curso, os alunos desenvolveram maquetes, cartazes, entrevistas, vídeos, jornal, revista e música; trabalhos esses expostos na Feira do Conhecimento. O curso se configurou como uma estratégia de educação ambiental continuada, contribuiu positivamente com o currículo escolar, complementando-o com conteúdos específicos sobre o PEPF, o município e a região, por meio de atividades práticas, diálogos e reflexões sobre questões ambientais locais, conforme preconiza os objetivos do Parque, as políticas Nacional e Estadual de Educação Ambiental e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, estreitando a relação entre Parque, escola e comunidade, promovendo a atuação dos alunos como agentes ativos e multiplicadores.

Palavras-chave: Educação Ambiental; Formação continuada; Biodiversidade; Contextualização; Questões Ambientais.



ABSTRACT

Environmental Education actions in conservation units (CUs) and other protected areas have been developed in the State of São Paulo since the 1970s, serving the school community, among other audiences, connecting such areas to the population and supporting formal education network activities. The course Knowing the Environment II was held with meetings at the E.M.E.F. M. “Mário Borelli Thomaz” and at the Porto Ferreira State Park (PEPF in Portuguese), from May to November 2019, and counted with the participation of 150 students and 8 teachers from the 7th year of Middle School. It aimed to develop integrated activities in order to contextualize the curricular content and emphasize local environmental issues related to water resources, flora, fauna, conservation and environmental impacts. To express the importance of the course, students developed science models, posters, interviews, videos, newspapers, magazines and music; works exhibited at the Knowledge Fair. The course was configured as a continuing environmental education strategy, contributed positively to the school curriculum, complementing it with specific content about the PEPF, the municipality and the region, through practical activities, dialogues and reflections on local environmental issues, as advocates the aims of the PEPF’s Environmental Education, the National and State Environmental Education Policies and the National Basic Education Curriculum Guidelines, strengthening the relationship between Park, school and community, promoting the performance of students as active agents and multipliers of environmental information.

Keywords: Environmental education; Continuing environmental education; Biodiversity; Contextualization; Environmental issues.





INTRODUÇÃO

Entende-se por Educação Ambiental – EA, os processos permanentes de aprendizagem, formação individual e coletiva para reflexão, bem como a construção de valores, saberes, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências, visando a melhoria da qualidade da vida e uma relação sustentável da sociedade humana com o ambiente que a integra. Essa educação deve estar presente, de forma articulada e continuada, em todos os níveis e modalidades dos processos educativos formal e não-formal, em âmbito estadual, municipal e nos processos de gestão ambiental; envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos (BRASIL, 1999; SÃO PAULO, 2007).

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a EA deve ser cidadã, responsável, crítica e participativa, de modo que cada sujeito aprenda por meio dos conhecimentos científicos associados aos saberes tradicionais, possibilitando a tomada de decisões transformadoras a partir do meio ambiente natural ou construído, o qual as pessoas integram, avançando na construção de uma cidadania responsável voltada para culturas de sustentabilidade socioambiental (BRASIL, 2013).

No estado de São Paulo, desde a década de 1970, várias ações de educação ambiental têm sido desenvolvidas nas unidades de conservação e em outras áreas especialmente protegidas, atendendo a comunidade escolar, entre outros públicos. Segundo Vasconcellos (2006) as ações de educação ambiental são os elos entre as unidades de conservação e a população, e um apoio às atividades da rede formal de ensino.

Nesse sentido, destaca-se a inserção das unidades de conservação geridas pela Fundação Florestal como espaços educadores no sistema formal de ensino, propondo uma educação emancipatória, solidária e comprometida com o exercício da cidadania e subsidiada pelas políticas educacionais federal, estadual e municipal, visando a construção de um saber não fragmentado, voltado para a conservação e sustentabilidade dos recursos naturais (SÃO PAULO, 2017).

Deste modo, o Parque Estadual de Porto Ferreira (PEPF), administrado pela Fundação Florestal, desde 1992 configura-se como uma das unidades de conservação do Estado de São Paulo que desenvolve atividades de educação ambiental.

Nos últimos anos, vários projetos educativos foram desenvolvidos para a comunidade escolar e esses resultaram em divulgação dos aspectos ambientais locais; vivências e práticas na natureza; integração dos conceitos socioambientais locais e regionais aos currículos escolares; socialização de conhecimentos específicos e busca de apoio à conservação da biodiversidade, dos recursos naturais e do meio ambiente em geral (SOUZA et al., 2012; SOUZA et al., 2014).

As unidades de conservação historicamente adotam cursos para professores como estratégia de educação ambiental sob a perspectiva de incorporar a dimensão ambiental na formação, especialização e atualização dos professores de todas as áreas.

No entanto, alunos/crianças podem também atuar como agentes ativos e multiplicadores de educação ambiental de forma direta ou indireta, uma vez que, eles exercem influências sobre os pais, familiares e amigos (MENEZES, 2012).

Prevato et al. (2014) verificou que atividades de sensibilização prévia com alunos, cujos rendimentos foram estatisticamente significativos, devem ser incorporadas como parte integrante de programas de visitas às unidades de conservação, assim como estratégias fundamentais para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, buscando integrar os alunos aos espaços naturais e reforçar o pensamento de que são partes constituintes e dependentes do meio que os cercam.

Assim, com base no princípio da Educação Ambiental, de concepção do meio ambiente em sua totalidade, a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico, político e cultural, com enfoque na sustentabilidade e na Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental – ENCEA, que prevê o alinhamento das atividades entre unidades de conservação e secretarias de educação estaduais e municipais (MMA, 2010), foi elaborado o Projeto/Curso “Conhecendo o Ambiente”, com a finalidade de contextualizar o Parque Estadual de Porto Ferreira e as questões socioambientais locais para alunos da rede municipal de ensino. Em 2017 o Projeto alcançou os objetivos propostos, onde a maioria dos alunos participaram de atividades continuadas com contribuições cognitivas e afetivas, favorecendo a compreensão integrada e a noção de interdependência do meio ambiente natural, rural e urbano do município (SOUZA-EVANGELISTA et al., 2018).

Isto posto, o curso Conhecendo o Ambiente II em 2019 teve como objetivo desenvolver um curso com atividades continuadas e integradas entre o PEPF e alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, visando contextualizar o conteúdo curricular e enfatizar questões ambientais locais relacionadas aos recursos hídricos, à flora, fauna, conservação e aos impactos, entre outros assuntos.



2. METODOLOGIA

O PEPF localiza-se no município de Porto Ferreira – São Paulo e possui uma área de 611,55 hectares. Sua criação em 1962 teve como um dos objetivos, a preservação de amostras representativas de vegetações de Cerrado, Floresta Estacional Semidecidual e 05 km de Mata Ciliar do Rio Mogi Guaçu, principal rio da região. Área para qual já foram registradas 59 espécies de mamíferos, destacando-se a onça-parda, a jaguatirica, o lobo-guará, o veado-catingueiro, o tamanduá-bandeira, o macaco-prego, a cutia, etc; 207 espécies de aves, estando entre elas o papagaio-verdadeiro (quase ameaçada de extinção no Estado de SP), jaó e urubu-rei (ameaçadas de extinção no Estado de SP); 18 espécies de répteis, sendo 13 espécies de serpentes e 05 de lagartos; 16 espécies de anfíbios, 20 espécies de peixes; e mais de 600 espécies de plantas.

Como ação prevista no Programa de Uso Público do PEPF, o Projeto Conhecendo o Ambiente II foi elaborado a partir da avaliação da sua primeira versão em 2017 (SOUZA-EVANGELISTA et al., 2018). Após ser apresentado à Coordenação da Área de Ciências, Divisão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, o mesmo foi adotado como estratégia complementar ao currículo escolar dos alunos do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio “Mário Borelli Thomaz”, uma vez que os conteúdos seres vivos, ecossistemas brasileiros, impactos e preservação ambiental estão previstos na Base Nacional Comum Curricular para o 7º ano (BNCC, 2018).

Para o desenvolvimento do Projeto foram adotadas diferentes estratégias com conteúdos diversos, conforme consta no Quadro I.

Quadro 1. Datas, locais, estratégias e conteúdos do curso Conhecendo o Ambiente II.

A percepção sobre o curso por parte da equipe do PEPF deu-se de modo qualitativo e descritivo nos diferentes encontros, por meio de diálogo (reflexões e ações), registros fotográficos e da análise dos trabalhos confeccionados pelos alunos.



RESULTADOS E DISCUSSÃO

O curso Conhecendo o Ambiente II foi realizado entre os meses de maio e novembro de 2019. Contou com seis encontros, sendo cinco na escola e um no PEPF (Figura 1), e com a participação de 150 alunos e 8 professores do 7º ano do Ensino Fundamental da EMEFM “Mário Borelli Thomaz”.

As visitas ao PEPF, durante a Semana da Árvore, possibilitaram o contato dos alunos com um dos ambientes naturais do município de Porto Ferreira e foram aqui compreendidas como atividades pedagógicas extraclasses (Figura 1), desejando complementar os conteúdos do currículo escolar do 7º ano. Em função do tempo chuvoso, um dos sétimos anos visitou o PEPF duas vezes, o que provavelmente propiciou um maior envolvimento dos alunos deste 7º ano nas atividades.

O curso apresentou como produto final a “Feira do Conhecimento”, realizada na unidade escolar com apoio da Coordenadora da Área de Ciências da Divisão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, onde os alunos exteriorizaram seus conhecimentos e experiências por meio da confecção de maquetes, cartazes, entrevistas, vídeos, jornal, revista e música (Figura 1). A “Feira” foi prestigiada pela secretária municipal de Educação e equipe, bem como pelos professores e alunos dos 6º anos do período matutino e 1º, 2º e 3º anos (Ciclo I) do período vespertino.

Figura 1 – Registros fotográficos realizados durante a visita da equipe do PEPF à escola EMEFM “Mário Borelli Thomaz”; a visita dos alunos ao PEPF/Trilha das Árvores Gigantes e o plantio de mudas na Área de Uso Público em comemoração à Semana da Árvore; e a exposição dos trabalhos elaborados por eles durante a Feira do Conhecimento, realizada na mesma escola.

Maquetes e cartazes representaram a maioria dos materiais confeccionados pelos alunos e envolveram temas gerais amplamente divulgados pela mídia no ano de 2019 como, os altos índices de focos incêndio e desmatamento na Amazônia e no Cerrado, fogo x fauna, o histórico do fogo x a expansão agrícola e agropecuária sobre o Cerrado. Em uma das maquetes, a destruição da Mata Ciliar e o impacto de sua ausência sobre os corpos d’água foram evidenciados, assim como as disputas de territórios entre fazendeiros x indígenas.

Localmente, alguns grupos analisaram de modo crítico e consideraram negativas ações como, “o descarte de efluentes por uma indústria de pisos e revestimentos sem o devido cuidado”, sendo o setor cerâmico, um dos mais importantes para a economia do município, e o local de descarte irregular representado na maquete, o Rio Mogi Guaçu, o principal rio da bacia hidrográfica da região em questão. Do mesmo modo foi citada a presença de uma indústria de celulose “localizada no meio da cidade” e sua proximidade com “um córrego”. Assim sugere-se que o curso tenha contribuído para o conhecimento e desenvolvimento de habilidades, atitudes e a percepção sobre questões ambientais (VACCARI & LOPES, 2018) locais. Processo no qual foram mesclados ações de educação ambiental voltadas para conservação (VACCARI & LOPES, 2018), típicas da categoria Parque, tal como a educação ambiental crítica (CARVALHO, 2004).

Entretanto, não foram apenas os aspectos negativos que chamaram a atenção dos alunos. Aspectos positivos relacionados à contemplação, beleza cênica e o interesse pelo Ribeirão dos Patos, um dos afluentes do Rio Mogi Guaçu que limita o PEPF em sua porção leste, foram cinco vezes representadas por meio de maquetes. E quando questionados sobre o interesse pelo tema escolhido para elaboração de seus trabalhos, os estudantes afirmaram “ser o local preferido no Parque” e/ou “como ponto da trilha que mais gostaram”.

Animais da fauna regional como tatus, tucanos, capivaras e outros, também compuseram a paisagem de uma das maquetes. Vale ressaltar que duas espécies da megafauna extintas localmente devido à caça: a onça-pintada (Panthera onca), cujo último espécime foi abatido no município, na Fazenda Boa Vista no ano de 1939 (dado que compõe o conteúdo do curso) e a anta (Tapirus terrestris) também foram lembradas.

Um dos principais impactos aos animais silvestres do PEPF, o atropelamento na rodovia adjacente à UC (SP-215) também foi abordado por meio de maquete. Os alunos explicaram que tentaram retratar o tema com “o cuidado que merece”, apesar de não haver animais da fauna nativa para compor o cenário imaginado por eles, nas lojas de produtos chineses da cidade. Quando questionados sobre a escolha do tema, o grupo afirmou ser uma ideia coletiva de assunto que “mais nos chamou a atenção” durante o curso.

Cartazes informativos e de divulgação do PEPF foram tecidos pelos alunos e evidenciaram espécies da flora como o jequitibá-rosa (Cariniana legalis), cujo desenho serviu de inspiração para que os integrantes de um dos grupos colassem suas selfies tiradas durante a visita ao Parque em seu tronco e galhos, apresentando informações sobre seus pontos preferidos da trilha e informações gerais sobre a UC (localização, área, etc). De acordo com eles, a intenção de dispor fotos pessoais ao longo do “desenho de uma árvore tão antiga” era afirmar que “somos partes da natureza”, “não poderíamos colocar nossas fotos fora ‘dela”. Do mesmo modo, outro grupo citou a figueira como “a árvore que mais gostamos” e apresentou dados sobre as centenas de espécies de figueiras existentes no mundo, tal como sua “importância para os Maias”. E um terceiro grupo desenhou e escolheu como “atrativos” os ipês rosas e amarelos floridos, presentes na área de Uso Público do PEPF, elegendo-os ainda como “suas árvores preferidas”. Dados que insinuam a compreensão “do todo” por parte dos alunos, ou seja, de que integram a natureza.

Sugere-se aqui, a importância do curso para abordagem de conteúdos específicos como a flora e fauna do PEPF, município/região. Especificidades que geralmente não constam nos livros didáticos nacionais, e podem reforçar os objetivos da Educação Ambiental do PEPF e das Políticas Nacional e Estadual de Educação Ambiental (BRASIL, 1999; SÃO PAULO, 2007), a Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental – ENCEA (BRASIL, 2009) e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (BRASIL, 2013).

Dois grupos trabalharam abordagens por meio de entrevistas, sendo que o primeiro deles entrevistou funcionários do Departamento de Obras e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Porto Ferreira sobre temas como meio ambiente, impactos ambientais e possíveis ações da sociedade; enquanto o segundo grupo entrevistou dois alunos de cada 7º ano sobre o que mais gostaram durante à visita ao PEPF.

Um jornal para conhecimento e divulgação do Parque também foi criado. Intitulado “Tribuna da Mata do Procópio”, nome popular utilizado entre os munícipes, o jornal abordou o histórico do PEPF, seus espaços, a Trilha das Árvores Gigantes e o trabalho de integração da UC à comunidade ferreirense.

A “Revista Mata do Procópio: Parque Estadual” retratou por meio de fotografias tiradas pelos próprios alunos, algumas das espécies vegetais da trilha (árvores e frutos), os animais taxidermizados presentes no Centro de Visitantes (nesta ordem: lobo-guará, onça-parda, gato-mourisco, jaó, veado-catingueiro, lagarto-teiú e mão-pelada) do Parque e um dos banners da exposição “Bicho: quem te viu, quem te vê”.

No encerramento da feira, foi apresentada uma paródia com a melodia do funk criada por quatro alunos. Sua letra, abaixo, tratou de temas como desmatamento, fogo, Amazônia, negligência ambiental e o plantio de sementes.



Eu ativei o modo consciência,

A mata me aguarda,

Se desmatar fosse bom,

A Amazônia não estava ‘tudo’ queimada,

Maldito ser humano que todo dia desmatava,

Depois se arrepende falando que não vai dar nada (3x)

E ele joga, joga, joga lixo na mata,

Para evitar isso, vamos plantar semente em casa (3x)



A maioria dos professores considerou os trabalhos desenvolvidos pelos alunos para a Feira como parte integrante do processo avaliativo bimestral, praticando a educação ambiental como um tema transversal, a interconectividade meio-ambiente-sociedade (NAPP, 2017).

Um vídeo com as diferentes etapas do curso foi produzido pela Coordenadora da Área de Ciências da Secretaria Municipal de Educação e apresentado na Feira, valorizando a participação dos alunos em cada etapa do processo.

Como estratégia de compartilhamento e divulgação para comunidade local e democratização dos conhecimentos adquiridos e compartilhados pelos alunos durante o curso Conhecendo o Ambiente II, alguns dos trabalhos apresentados durante a Feira do Conhecimento foram levados para exposição no Paço da Prefeitura Municipal de Porto Ferreira e para a sala de Exposição do Centro de Visitantes do PEPF.



CONSIDERAÇÕES FINAIS

A parceria, o envolvimento e o interesse da Coordenação da área de Ciências da Secretaria Municipal de Educação, possibilitaram o desenvolvimento do curso, integrando a equipe do PEPF com a comunidade escolar, principalmente em relação ao estabelecimento de agendas, logística de atividades extraclasses e contato com os alunos e professores.

As atividades realizadas na escola propiciaram maior entrosamento entre a equipe do PEPF e comunidade escolar. A visita ao Parque possibilitou o contato direto e a vivência dos alunos com as características de um ambiente natural do município onde residem, entre outras questões ambientais locais, conteúdos esses muitas vezes não disponíveis nos livros didáticos nacionais de ciências ou de geografia.

A Feira do Conhecimento mostrou-se como uma possível estratégia para os alunos refletirem, expressarem e socializarem conhecimentos e atitudes aprofundados durante o curso, com os demais atores da escola e da comunidade.

Propõe-se que o curso tenha contribuído positivamente com o currículo escolar, complementando-o com conteúdos específicos sobre o PEPF, o município e a região, por meio de atividades práticas, diálogos e reflexões sobre as questões ambientais locais, conforme preconiza os objetivos da educação ambiental do Parque e as políticas Nacional e Estadual de Educação Ambiental, a Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental – ENCEA e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, estreitando a relação entre Parque, escola e comunidade.

Assim, o curso “Conhecendo o Ambiente II” se configurou como uma estratégia de formação continuada para discentes sobre as questões ambientais locais, mesclando ações de educação ambiental crítica com ações de educação ambiental voltada para conservação da biodiversidade, típica da categoria “Parque” e possibilitou a atuação dos alunos como agentes ativos e multiplicadores de educação ambiental.



REFERÊNCIAS

BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei nº. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em: 14 Jan. 2021.

BRASIL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 562p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 14 Jan. 2021.

BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a Base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 14 Jan. 2021.

BRASIL – MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental no Âmbito do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (ENCEA). Brasília – DF, 2009. 66p.

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental crítica: nomes e endereçamentos da educação ambiental. In: LAYRARGUES, P. P. (Org.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: MMA, 2004. p. 13-24.

MENEZES, C. M. V. M. C. Educação Ambiental: a criança como agente multiplicador. Monografia – MBA Gestão Estratégica em Meio Ambiente. São Caetano do Sul: Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, 2012. 46p.

NAPP, S. V. Educação ambiental como tema transversal nas escolas. 2017. 42p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Pampa, São Gabriel – RS. Disponível em: <http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/bitstream/riu/3869/1/Educa%C3%A7%C3%A3o%20ambiental%20como%20tema%20transversal%20nas%20escolas%20.pdf>. Acesso em: 18 Jan. 2020.

PREVATO, G.; JÚNIOR, O. & SOUZA, S. A. Prior awareness as a learning practice in conservation units. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENVIRONMENTAL EDUCATION AND SUSTAINABILITY, 6., 2014. SESC Bertioga. Proceedings… São Paulo: Universidade de São Paulo, 2016.

SÃO PAULO (ESTADO). Lei nº 12.780, de 30 de novembro de 2007. Institui a Política Estadual de Educação Ambiental. Diário Oficial – Executivo, São Paulo, 01 Dez. 2007. Disponível em: <https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2007/lei-12780-30.11.2007.html>. Acesso em: 14 Jan. 2021.

SÃO PAULO (ESTADO) – SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE. Programa de Educação Ambiental da Fundação Florestal: Um guia para implantação nas unidades de conservação. São Paulo: SMA/CEA, 2017. 108p.

SOUZA, S. A. et al. Projeto Parque na escola: Educação Ambiental em escolas municipais de Porto Ferreira, Estado de São Paulo. Revista Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. 9, n. 6, 2013. P. 54-69. Disponível em: < https://www.amigosdanatureza.org.br/publicacoes/index.php/forum_ambiental/article/view/475/501>. Acesso em: 14 Jan. 2021.

SOUZA, S. A.; RODRIGUES, A. L. B.; LAMEIRO, P.; RIGON, S. & SILVA, A. N. O projeto lugares de aprender no Parque Estadual de Porto Ferreira: Resultados de parceria e contribuições às escolas da região de Pirassununga, SP. In: Anais do XI CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE DE POÇOS DE CALDAS, 2014. Anais... Poços de Caldas, 2014.

SOUZA-EVANGELISTA, S. A.; RUFFINO, P. H. P. R. & SILVA, A. E. T. Formação continuada em educação ambiental: curso conhecendo o ambiente para alunos de 9º ano de escolas municipais de Porto Ferreira (SP).  Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. 14, n. 3, 39-52, 2018.

VACCARI, I. L. & LOPES, M. M. Educação ambiental e a conservação da biodiversidade. Revista Educação Ambiental em Ação, n. 52, 2018. Disponível em: <http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2082>. Acesso em: 18 Jan. 2020.

VASCONCELLOS, J. M. O. Educação e interpretação ambiental em unidades de conservação: Cadernos de Conservação. Curitiba: Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, n. 4, 2006. 86p.

Ilustrações: Silvana Santos