Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Notícias
18/08/2021 (Nº 76) QUESTÕES IMPORTANTES NA ANÁLISE DO RELATÓRIO IPCC AR6 WGI
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4175 
  

QUESTÕES IMPORTANTES NA ANÁLISE DO RELATÓRIO IPCC



O relatório do IPCC diminuiu sensivelmente o nível de incerteza científica sobre as mudanças climáticas, mas as novas informações também trazem novas perguntas.

O ClimaInfo divide abaixo algumas de nossas principais indagações com uma resposta revisada por nossos analistas parceiros



Cínthia Leone, Instituto ClimaInfo

 

Este relatório comenta eventos climáticos extremos, como os que temos visto em todo o mundo este ano?



Sim, em certa medida. Desde a publicação do último relatório de avaliação do IPCC (AR5) e mesmo do relatório de 2018 1,5, novos modelos climáticos, métodos e pesquisas melhoraram significativamente a compreensão dos cientistas sobre como as atividades humanas estão impactando o clima e conduzindo eventos climáticos extremos globalmente.

O novo relatório afirma que há provas inequívocas de que os GEEs humanos estão impulsionando uma taxa sem precedentes de aquecimento global. Este aquecimento está alimentando condições climáticas extremas, incluindo ondas de calor, inundações, ciclones e chuvas intensas em todo o mundo, enquanto o oceano está se tornando mais quente, menos oxigenado e mais ácido – corais e vida marinha devastadores. Alguns desses eventos provavelmente seriam impossíveis sem a mudança climática.

Há menos dados climáticos e meteorológicos do sul global e, como resultado, os cientistas estão menos confiantes sobre as mudanças em algumas partes do mundo. Isto não significa que não haja impactos lá, ou que eles não sejam causados pelas mudanças climáticas.

O WGI concentra-se nas mudanças físicas dos sistemas terrestres que impulsionam os impactos climáticos extremos e outros impactos climáticos, em vez dos próprios impactos. O próximo relatório do IPCC – WGII, previsto para fevereiro de 2022 – oferecerá um olhar muito mais profundo sobre os impactos.



O mundo está condenado? Que impactos nós já aceitamos que vamos ter?



Não, nós não estamos condenados. A boa notícia é que se as emissões forem reduzidas a zero, as concentrações atmosféricas de CO2 se estabilizarão. Isto irá deter o aquecimento e estabilizar as temperaturas superficiais. O IPCC diz que devemos atingir emissões líquidas zero até meados do século.

A má notícia é que o clima já mudou de muitas maneiras que são irreversíveis ao longo da vida humana. As mudanças aceleradas no oceano e nas regiões congeladas da Terra são alguns dos sintomas mais visíveis e dramáticos da crise climática, e continuarão mesmo que o aquecimento pare. O oceano, as geleiras e as placas de gelo agem em escalas de tempo mais lentas do que o resto do clima, e ainda estão “alcançando” até mesmo a quantidade atual de aquecimento. Esta recuperação pode levar séculos.

Ainda temos escolhas sobre o futuro que queremos. Quanto mais gases de efeito estufa emitirmos, pior vai ficar.

Por exemplo, existe uma diferença de cerca de 40cm entre a quantidade de elevação do nível do mar que veremos até 2100 (em comparação com 1986-2005) nos cenários de menor e maior emissão avaliados no relatório especial do IPCC sobre oceanos e gelo (SROCC) . Os riscos de eventos repentinos e de alto impacto (muitas vezes chamados de pontos de ruptura) também aumentam em um futuro de clima mais quente. É por isso que é importante chegar a zero emissões o mais rápido possível.



O IPCC disse que a meta de 1,5C está fora de alcance?



Ainda é possível limitar o aquecimento a 1,5C até o final do século, mas é um desafio e exigirá mais dos líderes mundiais do que eles estão fornecendo atualmente. Isso significa reduzir pela metade as emissões até o final desta década e reduzir as emissões a zero líquido até meados do século. Isto é um desafio, mas possível com uma resposta política séria. Significa também resistir ao lobby da indústria de combustíveis fósseis que está tentando retardar a mudança e garantir uma expansão rápida e sustentável de energia renovável e abordagens de remoção de carbono.

Para cada pedaço de aquecimento que acrescentamos, os impactos se agravarão. Fazer tudo o que podemos para limitar o aumento da temperatura e acabar em pouco mais de 1,5C, por exemplo, é muito melhor do que deixar a temperatura subir mais para 3C ou 4C, que é a nossa trajetória atual.

O IPCC está dizendo que estamos mais perto do que estávamos de ultrapassar a meta de aquecimento de 1,5C?

Sim. Desde o aviso severo emitido pelo relatório IPCC 1.5 em 2018, o mundo continua a queimar combustíveis fósseis, aquecendo ainda mais o planeta e nos empurrando para um limiar de 1.5C. Este é o ponto mais importante – até que façamos uma redução significativa nas emissões globais, o planeta continuará aquecendo e continuaremos estabelecendo novos recordes de aumentos de temperatura.

O Acordo de Paris tem um objetivo ambicioso de limitar o aumento da temperatura a 1,5C até o final do século. Mas o que é importante reconhecer é que os impactos climáticos se agravam com o aumento das temperaturas e não porque ultrapassamos um limite específico de temperatura.

Muitas pessoas argumentam que o planeta já está perigosamente alterado. O mais importante é frear urgentemente o aquecimento adicional. Limitar o aquecimento tanto quanto possível, o mais rápido possível, é o que o Acordo de Paris pretende fazer, e é importante que as ações dos governos estejam em conformidade com ele.



Mas o IPCC está dizendo que vamos atingir 1,5C dez anos antes do que pensávamos?



Apesar de algumas mudanças na forma como o IPCC calcula os prováveis aumentos de temperatura, uma vez reconciliados os novos métodos com relatórios anteriores do IPCC, o relatório AR6 WGI chega a uma conclusão semelhante à do trabalho anterior do IPCC sobre a rapidez com que o planeta está aquecendo.

O IPCC considera cinco cenários diferentes para a forma como o resto do século irá se desenrolar. Em cenários de emissões mais altas, excederemos 1,5C de aquecimento neste século mais rápido, enquanto no cenário de emissões mais baixas o IPCC sugere que as temperaturas aumentarão um pouco mais de 1,5C, antes de descer novamente até o final do século à medida que o carbono for removido da atmosfera. Em todos os cenários, poderemos atingir 1,5C nos próximos vinte anos.

Isto não é novidade – sabemos que se continuarmos atrasando o combate às mudanças climáticas, as temperaturas continuarão aumentando.

Esta é uma análise mais detalhada do que o IPCC já fez antes, e os cientistas dizem que não deve ser diretamente comparada com estimativas anteriores de quão rápido o planeta aqueceria. Mesmo assim, eles dizem que a estimativa anterior de quando o aquecimento global 1,5C é excedido pela primeira vez (no relatório IPCC 1,5), está próxima da melhor estimativa relatada no relatório AR6 WGI, uma vez que os métodos estejam alinhados.

O IPCC publicará um relatório de acompanhamento no próximo ano que analisará com mais detalhes como o mundo pode responder às mudanças climáticas e aos aumentos de temperatura.



Podemos evitar ultrapassar 1,5C?



O aquecimento no mais ambicioso dos cinco caminhos avaliados por este relatório (Cenário SSP1 1.9) ultrapassa ligeiramente 1.5C, levando a um aquecimento temporário de 1.6C, antes de voltar a 1.4C até o final do século. Portanto, embora não esteja escrito no relatório, isto nos diz que é possível atingir uma meta de 1,5C sem ultrapassar, mas somente se formos mais rápido e formos mais longe do que sugerido pelas descobertas do IPCC a partir até mesmo de seu caminho mais ambicioso.

As reduções de emissões precisarão ser mais ambiciosas e os esforços de remoção de carbono mais profundos, se quisermos evitar esse pequeno e temporário excesso. Este relatório não avalia a viabilidade de nenhum dos cinco caminhos aqui apresentados. O relatório do Grupo de Trabalho III do IPCC, programado para lançamento em março, avaliará os caminhos para limitar o aquecimento a 1,5°C.



Como o novo relatório mudou a forma como ele se parece com o aumento da temperatura?



Duas melhorias científicas neste novo relatório atualizam a forma como os cientistas projetam futuros aumentos de temperatura:

• Um registro histórico revisado da temperatura. As melhorias na forma como os cientistas medem a temperatura significam que agora sabemos que o planeta aqueceu mais do que pensávamos no período de base 1986-2005. Este ajuste ao recorde histórico é muito pequeno (menos de 0,1C), mas aproximou o momento em que teremos aquecido o planeta em 1,5C acima dos níveis pré-industriais.

• Avanços metodológicos. O novo relatório AR6 WG1 tem uma melhor compreensão dos impactos dos gases de efeito estufa e aerossóis de curta duração, o que levou a uma ligeira mudança nas estimativas de aquecimento futuro.

Esta precisão adicional é útil, mas a mensagem dos cientistas permanece a mesma. São necessários cortes urgentes e drásticos de emissões em todos os setores da economia global. Neste momento, os planos climáticos do governo não estão nem perto de onde precisam estar para limitar até mesmo os aumentos de temperatura a 2C. Estamos atualmente no caminho certo para cerca de 4C. Cada fração de um grau importa, e cada ano importa, portanto esta falta de ação no mundo real precisa mudar, agora.



Então, os cientistas estão apenas requentando artigos?



Absolutamente não. É assim que a ciência funciona – os cientistas estão constantemente trabalhando para refinar, atualizar e melhorar o conhecimento. Isto significa que os cientistas climáticos estão sempre, rotineiramente, olhando para registros históricos da mudança climática, procurando maneiras de torná-los mais precisos à medida que novas fontes de dados são revisadas, acrescentadas e implementadas. De fato, este é apenas o último de muitos reexames de dados históricos que levaram a pequenas revisões ao longo dos anos.



Isto significa que o Acordo de Paris não é mais viável?



Quando o mundo assinou o Acordo de Paris, ele refletiu um novo consenso político global sobre a ação climática. Ele empurrou a mudança climática para o topo da agenda global. O Acordo de Paris exige que os aumentos de temperatura sejam limitados a 2C, e de preferência não mais do que 1,5C, até o final do século. Os líderes mundiais sabiam que este era um objetivo ambicioso quando concordaram com ele, e os governos estão respondendo para cumprir os objetivos do Acordo. Os líderes mundiais se reunirão novamente em Glasgow no final deste ano para atualizar suas promessas de ação climática.



O que acontece se passarmos de 1.5C?



O Acordo de Paris estabelece como meta o aumento da temperatura até o final do século não mais do que 2C, e de preferência não mais do que 1,5C. O IPCC diz que isso provavelmente significará que a temperatura ultrapassará 1,5C, e depois cairá à medida que o mundo removerá CO₂ da atmosfera.

Mas há boas razões para querer tentar evitar fazer isto! Quanto mais quente o planeta ficar – mesmo temporariamente -, mais danos a mudança climática causará. E, de forma crucial, não sabemos quais serão os efeitos duradouros do excesso. As políticas governamentais existentes poderiam ver até 4C de aumento de temperatura, e o conteúdo das promessas climáticas atuais ainda só nos leva a pouco menos de 3C. Portanto, uma das questões para os líderes mundiais é como eles podem ir mais longe na redução rápida das emissões, para evitar este tipo de cenário.



Por que a comunidade climática exige reduções de emissões quando podemos simplesmente sugar o carbono da atmosfera?



Há apenas um potencial limitado para remover grandes quantidades de CO₂ da atmosfera. É mais difícil tirar CO₂ da atmosfera e armazená-lo para sempre, do que não emiti-lo em primeiro lugar. Não faz sentido fazer grandes esforços e despesas para capturar e enterrar carbono quando ainda estamos escavando-o e queimando-o como combustível fóssil! Isso é como tentar salvar o barco enquanto fazemos novos furos nele.

A remoção de carbono em grande escala também tem grandes desvantagens. A bioenergia com captura e armazenamento de carbono (BECCS), por exemplo, exigirá grandes quantidades de terra para o cultivo de plantas combustíveis, e pode acabar competindo com a terra para o cultivo de alimentos. Neste momento, as tecnologias de que precisamos para a remoção de carbono em larga escala são caras e não estão em escala.

Em geral, soluções tecnocráticas e emissões negativas não podem substituir a necessidade urgente de esforços substanciais nacionais e internacionais de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.



Precisamos nos preocupar com o aquecimento quando podemos usar a geoengenharia?



Não sabemos se a engenharia climática e a geoengenharia irão realmente melhorar as coisas ou mesmo funcionar, portanto, confiar nestas tecnologias nesta fase seria extremamente perigoso.

O trabalho do IPCC mostra que não há nenhum substituto para cortes sérios de emissões. Nenhum dos caminhos do IPCC 1.5 Relatório Especial inclui a geoengenharia como parte da mistura de soluções para limitar o aumento da temperatura, porque as formas como isso poderia ser feito simplesmente não são desenvolvidas ou compreendidas suficientemente bem. Sabemos que a geoengenharia não lida com os outros impactos da queima de combustíveis fósseis, como a acidificação oceânica e a poluição do ar.



Há também profundas questões de governança sobre geoengenharia – quem decidiria como, quando e onde implantarmos essas tecnologias?



Não podemos fingir que a geoengenharia é uma solução fácil quando ela tem questões políticas tão profundas associadas.



Por que o foco tanto no metano quanto no carbono? Por que isso importa?



A redução das emissões de metano é uma das estratégias mais econômicas para enfrentar o aquecimento global. O metano é um potente gás de efeito estufa, 28 a 36 vezes mais potente do que CO₂ no aquecimento da atmosfera durante um período de 100 anos.

O metano é agora responsável por quase um quarto do aquecimento, o que nos aproxima mais do cumprimento da meta de temperatura de 1,5C . As concentrações de metano estão aumentando mais rapidamente agora do que em qualquer outro momento desde os anos 80, atingindo mais de duas vezes e meia os níveis pré-industriais. A culpa é de três indústrias – os combustíveis fósseis e a agricultura impulsionam a maior parte deste aquecimento, mas os aterros sanitários também contribuem.

Como o metano tem vida curta, a redução das emissões de metano poderia reduzir rapidamente a taxa de aquecimento, tornando a mitigação do metano uma das melhores formas de limitar o aquecimento nesta e nas décadas seguintes. Fazendo isso, também ajudaria a limitar os perigosos ciclos de feedback climático, além de proporcionar importantes benefícios econômicos e para a saúde, reduzindo o ozônio ao nível do solo.

Algumas soluções vantajosas para todos, por setor:

• Agricultura: Incentivar a agricultura mista em vez de monoculturas gigantes, reduzir a escala do gado industrial e incentivar estilos de vida mais saudáveis, menos carne e de melhor qualidade.

• Combustíveis fósseis: Acelerar a transição das energias renováveis para longe do metano e do carvão, do petróleo e do gás carbônico intensivos. Melhorar a eficiência energética, bom para os consumidores.

• Aterros sanitários: Melhorar a gestão de resíduos para que nenhum biodegradável vá para aterro sanitário. Melhorar o uso e consumo sustentável. Também melhor para a natureza e para as pessoas.

E as nossas estimativas do orçamento de carbono, elas mudaram?

Um orçamento de carbono é uma forma simplificada mas imperfeita de medir a quantidade de CO2 que nos resta para queimar antes de atingirmos uma determinada meta de temperatura (como 1,5C ou 2C). A forma de calcular a quantidade restante em nossos orçamentos de carbono foi muito melhorada desde o último relatório de síntese (AR5).

Os cientistas avançaram seu entendimento de duas formas importantes:

• Primeiro, eles agora têm uma melhor compreensão da incerteza do modelo, que revisou para cima a quantidade de carbono que nos resta em nosso orçamento em cerca de 300Gt de CO₂, em comparação com o relatório no AR5.

• Em segundo lugar, os modelos agora são melhores em isolar o CO₂ de outros GEE em relação aos seus impactos sobre a temperatura.

Esse conjunto de mudanças significa que temos uma estimativa muito mais precisa de quanto mais CO₂ podemos queimar antes de exceder as metas de temperatura. A maioria destas atualizações já foi capturada no relatório IPCC 1.5. Agora os cientistas confirmaram que quando o mesmo método do SR1.5 é usado, nosso orçamento não mudou.



Podemos confiar nos novos modelos climáticos do relatório? Ouvi dizer que os novos modelos climáticos prevêem um aquecimento excessivo?



Sim, podemos confiar nos novos modelos climáticos, e os modelos são apenas uma das ferramentas que os cientistas usam para nos falar sobre o clima. AR6 inclui uma nova geração de modelos e cenários climáticos que melhoram nossa compreensão do aquecimento futuro, chamada CMIP6. A atualização-chave para estes novos modelos é que eles fazem um melhor trabalho de modelagem de nuvens e seu efeito sobre o clima. Tem havido muito trabalho científico na criação e sintonia destes novos modelos, mas hoje em dia é geralmente acordado que os novos modelos se alinham estreitamente com os modelos mais antigos, mas com uma faixa mais estreita de incerteza sobre a previsão de futuros aumentos de temperatura.

Mas não é só com isso que o IPCC trabalha quando se trata de avaliar futuros potenciais. Eles usam múltiplas linhas de evidência (observacional, ciência climática, modelos climáticos) para avaliar o aquecimento futuro, tornando as novas estimativas muito robustas projeções futuras. As informações dos modelos são verificadas em relação à realidade. Os cientistas podem fazer isso porque – infelizmente – a mudança climática é agora visível nas medidas climáticas de hoje.



Ouvi dizer que o IPCC está usando cenários de emissões futuras implausivelmente ruins como o RCP8.5? É uma tática assustadora?



Os cientistas climáticos consideram uma série de cenários de como o clima pode mudar no futuro, com base no que os tomadores de decisão fazem. Estes incluem um caminho de baixas emissões – o mais alinhado com o ambicioso final da meta de temperatura do Acordo de Paris – e um cenário de altas emissões (SSP5-RCP8.5), que imagina um mundo onde não fazemos a transição de nossa economia da extração e queima de combustíveis fósseis.

Felizmente, o mundo não está no caminho para alcançar este cenário de altas emissões, mas ainda é importante que os cientistas explorem esta possibilidade, pois ela ilustra o pior cenário sob a perspectiva da mudança climática física e pode fornecer aos tomadores de decisão informações úteis de que necessitam para gerenciar os riscos climáticos. Com base nas tendências atuais, o mundo está em curso para 3C ou 4C de aquecimento até o final do século – isso já é bastante ruim e mostra que precisamos fazer mais para lidar com a mudança climática.

O relatório é digno de confiança, mesmo depois que as negociações foram adiadas e realizadas on-line?

O IPCC é o órgão de ciência climática com mais autoridade no mundo. Seus relatórios já são baseados na ciência climática revisada por pares, e passam por uma camada adicional exaustiva de análise e síntese.

O objetivo do WGI é fornecer a compreensão física mais atualizada do sistema climático e da mudança climática. Uma enorme equipe dos melhores cientistas climáticos do mundo vem trabalhando como voluntários há anos para produzir este relatório. A pandemia da COVID-19 atrasou o trabalho, mas não impediu que o relatório final fosse uma revisão minuciosa da literatura sobre as últimas ciências climáticas físicas.

O processo da plenária foi conduzido virtualmente em quatro fusos horários para garantir a equidade na participação global, e parte do processo mais longo para entregar os relatórios foi para dar mais tempo aos governos para se alimentarem, ao mesmo tempo em que também se ocupavam da pandemia em andamento.



Nota da redação EcoDebate: Leia a síntese das principais conclusões do relatório do IPCC clicando aqui

 

Fonte: EcoDebate, ISSN 2446-9394, 10/08/2021

 



Ilustrações: Silvana Santos