Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Notícias
18/08/2021 (Nº 76) MADRID PLANTARÁ QUASE 500 MIL ÁRVORES EM CORREDOR VERDE PARA COMBATER CRISE CLIMÁTICA E POLUIÇÃO
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4184 
  

MADRID PLANTARÁ QUASE 500 MIL ÁRVORES EM CORREDOR VERDE PARA COMBATER CRISE CLIMÁTICA E POLUIÇÃO

Suzana Camargo



Em 2018, Madrid se tornou a primeira cidade da Europa a proibir carros poluentes no centro da cidade. Naquele ano, a prefeitura da capital da Espanha determinou que só poderiam trafegar no centro veículos com zero emissão de carbono. A medida queria estimular o uso do transporte público e a circulação de pedestres e bicicletas e banir os carros movidos a gasolina ou diesel.

Agora o departamento local de Desenvolvimento Urbanístico, o Desarrollo Urbano del Ayuntamiento de Madrid, anunciou o plantio de quase 500 mil árvores ao redor da cidade, formando uma espécie de muralha verde em torno da capital. O bosque urbano terá cerca de 75 km. O objetivo é que ele ajude a melhorar a qualidade do ar na cidade, reduzir o calor e também, absorver os gases de efeito estufa provenientes das atividades humanas. A intenção ainda é conectar as áreas verdes já existentes na capital.

A expectativa é que, depois de pronta, a muralha verde de árvores consiga absorver por ano 175 mil toneladas de gás carbônico, o CO2, apontado como um dos principais responsáveis pelo aquecimento global. Especialistas afirmam que a temperatura embaixo das árvores é dois graus menor do que em áreas urbanas sem cobertura florestal.

Tem que ser uma estratégia global; não é só carros, mas uma estratégia para pedestres, criando corredores ambientais em todos os bairros; e acima de tudo, ligando os cidadãos a essa cultura ambiental que eu acho mais do que necessária. Para todas as cidades e enfrentar o futuro com as melhores condições”, afirma Mariano Fuentes, delegado del Desarrollo Urbano del Ayuntamiento de Madrid

A prefeitura também anunciou outras medidas, que fazem parte do plano “Madrid 360 – Avance de la Estrategia de Sostenibilidad Ambiental”, para tornar a cidade mais verde. Uma delas dá incentivos fiscais a moradores que investirem em fachadas e telhados verdes, painéis solares e elementos de sustentabilidade e eficiência energética em suas residências e empresas.

*Com informações do Noticias de Ayuntamiento de Madrid e Euronews



Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.



Fonte: encurtador.com.br/BPXZ6

Ilustrações: Silvana Santos