Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
18/08/2021 (Nº 76) ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA ZOOLOGIA (FILO ARTROPODA) EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4198 
  

ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA ZOOLOGIA (FILO ARTROPODA) EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA

Quaresma¹, J. Q.; Torres², W.M.P.

¹Licenciando em Ciências Biológicas

²Professora Associada da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá-Pará



¹jazon@ufpa.br

²wtorres@ufpa.br



RESUMO

Os artrópodes são encontrados em quase todos os ambientes do planeta, explorando todos os estilos de vida imagináveis. A diversidade de espécies do filo artropoda pode remeter a problemas de aprendizagem em alunos do ensino fundamental. Os alunos encontram muitas dificuldades devido aos mais variados conceitos e estruturas que cada um dos grupos que compõem o filo apresentam. Esta condição foi ainda intensificada no período de pandemia da COVID -19, onde os alunos precisaram estudar em casa através do ensino remoto. Além disso, os livros didáticos apresentam erros de conteúdo, o que contribui para o desinteresse dos alunos pelas aulas de ciências. Neste contexto, a elaboração de uma cartilha didática para o ensino dos artrópodes seriam uma boa opção para professores que precisam respeitar as orientações da BNCC e que priorizam um aprendizado a partir da realidade na qual o aluno está inserido. Desse modo, o objetivo deste trabalho é produzir uma cartilha para o ensino dos artrópodes, como uma alternativa de recurso didático complementar ao processo de ensino-aprendizagem para alunos do ensino fundamental II em escolas públicas do município de Cametá-Pará.

Palavras-chave: Artrópodes; Conscientização; Preservação; Educação ambiental.



ABSTRACT

Arthropods are found in almost every environment on the planet, exploring every imaginable lifestyle. The diversity of species of the arthropod phylum can refer to learning problems in elementary school students. Students face many difficulties due to the most varied concepts and structures that each of the groups that make up the phylum present. This condition was further intensified during the COVID-19 pandemic period, when students needed to study at home through remote learning. In addition, textbooks have content errors, which contributes to students' lack of interest in science classes. In this context, the elaboration of a didactic booklet for the teaching of arthropods would be a good option for teachers who need to respect the BNCC guidelines and who prioritize learning based on the reality in which the student is inserted. Thus, the objective of this work is to produce a booklet for the teaching of arthropods, as an alternative didactic resource to complement the teaching-learning process for elementary school students in public schools in the city of Cametá-Pará.

Keywords: Arthropods; Awareness; Preservation; Environmental education.



1 INTRODUÇÃO

Os artrópodes são encontrados em quase todos os ambientes do planeta, explorando todos os estilos de vida imagináveis. Quando consideramos os números estimados de espécies não descritas de artrópodes, que variam de 3 milhões a mais de 100 milhões de espécies, percebemos que a maior parte dessa diversidade ainda é desconhecida por nós. Considerando essa grande diversidade desses animais e, consequentemente uma grande diversidade de formas e funções, têm-se uma gama de estruturas a serem estudadas. Isso faz com que se trabalhe com uma enorme quantidade de termos, conceitos e estruturas biológicas.

Verifica-se que os livros didáticos de ciências possuem grandes problemas quanto à abordagem dos conteúdos de zoologia e, que de acordo com Ferreira & Soares (2008) apresentam erros e inconsistência no repasse de informações aos alunos. Para a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, no campo das ciências da natureza, o aluno deve ser capaz de desenvolver um letramento científico, isto é, possuir capacidade de se envolver com as questões relacionadas à ciência de forma consciente e crítica, a partir da realidade na qual esteja inserido.

Neste contexto, ainda se destaca o período de pandemia da COVID-19, o qual é considerado um momento de adversidade e que é um grande desafio para o aprendizado dos alunos, por conta da suspensão das aulas presenciais. Estudos como o de Teixeira; Valença e Souza (2020) apontam alguns fatores considerados limitantes do ensino remoto para a área de biologia, como é o caso, das condições enfrentadas pelos docentes de biologia, os quais não se sentem seguros e confortáveis diante das questões metodológicas do ensino remoto, pautado no uso de tecnologias digitais de informação e comunicação. Por outra parte, problemas de má qualidade de conexões e as oscilações dos serviços de internet, que torna indispensável o uso de meios didáticos alternativos, como é o caso de cartilhas, que se apresentam como ótima opção no repasse de conteúdo, podendo ser um modelo formatado para atender as peculiaridades dos alunos, sendo um canal aberto de interdisciplinaridade aplicada ao conhecimento prático dos mesmos.

Muitos professores de ciências biológicas solicitam a produção de recursos didáticos alternativos e complementares para ajudar no repasse de conteúdos que tenham como características o caráter científico, tal como a zoologia, dentre outros. A falta de estrutura mínima das escolas públicas somada às dificuldades dos alunos em aprenderem os extensos e minuciosos detalhes dos conteúdos de biologia, requerem dos professores alternativas didáticas. A falta de recursos didáticos tais como modelos, visitas de campo, laboratórios são certamente as maiores dificuldades encontradas para quem leciona a disciplina biologia.

O conteúdo mais voltado para o ensino dos artrópodes é o menos difundido nas escolas, apesar de possuir uma importância no cotidiano das pessoas e também ser considerado o maior e mais diversos táxon do planeta, o assunto é pouco trabalhado em sala de aula. Com o objetivo de mitigar essa problemática, o grande objetivo deste trabalho foi elaborar uma cartilha abordando o conteúdo de Arthropoda para que as mesmas possam ser utilizadas por professores da rede básica de ensino no município de Cametá-PA como ferramenta de ensino e promoção de educação ambiental.



2 JUSTIFICATIVA

O interesse por esse grupo de animais, surgiu a partir da participação, como voluntário do Projeto intitulado “Estudo Entomológico em Campina do Baixo Tocantins, Cametá, Pará, como Base para Valoração do Ecossistema” planejado e executado por uma equipe do Museu Paraense Emílio Goeldi. Uma outra motivação foi ter cursado a disciplina Animalia II do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, onde neste período foi realizada aulas práticas sobre o referido táxon que culminou na elaboração de um kit didático do filo Arthropoda (coleção didática).

Também se observou durante a realização das disciplinas de estágio as dificuldades apresentadas por professores e alunos sobre o tema Artrópodes, desde a falta de estrutura das escolas, como laboratórios adequados para realização de aulas práticas e livros didáticos considerados pelos próprios professores como inadequados para o ensino do referido tema. Diante destas dificuldades de realizar essas atividades presencialmente, juntamente com a orientadora da disciplina TCC, optou-se pela elaboração de uma cartilha didático pedagógica intitulada, “A Importância dos Artrópodes para a preservação da Natureza”.

Neste sentido a presente pesquisa pretende contribuir significativamente com o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que busca construir e apresentar uma cartilha como resultado de seu estudo. Acredita-se que a cartilha elaborada será um importante recurso didático e um instrumento de apoio e suporte ao professor de biologia da rede pública, haja vista os problemas de estruturação dessas escolas. Para isso, pretende-se disponibilizar a cartilha na plataforma EFOR (Escola de Formação do município de Cametá, Pará), assim como na própria Secretaria Municipal de Educação – SEMED de forma impressa e em arquivo PDF.



3 MATERIAIS E MÉTODOS

O município de Cametá se localiza as margens do rio Tocantins a uma distância de 150 km em linha reta da capital do estado do Pará (Belém). Ocupa uma área territorial de 3.108 km² situada na mesorregião do nordeste paraense, na microrregião do Baixo Tocantins. Em relação ao clima, o município apresenta o tipo Ameno com temperatura mínima superior a 18º C. A temperatura do ar média é de 26,3º C, a máxima de 32,4º C e a mínima de 24,1º C, sendo que a umidade relativa está sempre acima de 80% (IDESP, 2014).

Cametá é caracterizada geograficamente por ilhas e áreas de terra firme. Na região das ilhas são encontradas as florestas aluviais, nas áreas próximas aos rios, onde há predominância de duas espécies nativas de valor econômico: o açaizeiro (Euterpe oleracea) e o buritizeiro (Mauritia flexuosa). Já a região de terra firme abriga a cidade e as sedes dos distritos do município, bem como é nesta que se desenvolve a maior parte das atividades de agricultura e pecuária. Nessa região, situada nas duas margens do rio Tocantins, são encontrados dois tipos de vegetação, a floresta ombrófila densa e os campos de natureza (ARAÚJO, 2012).

Para confecção da cartilha foram realizadas pesquisas bibliográficas relacionadas aos artrópodes e sua importância para a conservação da natureza. A pesquisa se deu por meio de livros e da rede mundial de computadores (internet), em sites como google acadêmico e em periódicos eletrônicas através do portal da CAPES. Além disso, foram feitos vetorização de imagens para ilustrar a cartilha através do software Corel draw. A formatação da cartilha foi feita com o auxílio do programa Microsoft Office Power point, sendo formatada em tamanho A4, fonte Arial, tamanho de 12 a 24.

Após a compilação da bibliografia sobre o tema, com o auxílio de estrutura esquemática e um texto de linguagem acessível, em que alguns termos técnicos foram destacados em negrito para chamar a atenção de algumas curiosidades sobre esses animais.



4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

A versão final da cartilha tem dimensão 21x29,7 centímetros e 15 páginas. seu conteúdo foi dividido em cinco tópicos principais: (I) Classe Arachnida; (II) Classe Chilopoda; (III) Classe Diplopoda; (IV) Classe Malacostraca e (V) Classe Insecta. A figura 01 apresenta capa e contracapa da cartilha.

FIGURA 01 – Capa e contracapa com logomarca das instituições de realização da cartilha. Fonte: Autores (2021).



A cartilha foi iniciada com uma breve apresentação contendo um texto incluindo uma visão geral a respeito da importância da cartilha como instrumento pedagógico (Figura 02).

FIGURA 02 – Páginas referentes a apresentação características gerais sobre os artrópodes e sumário da cartilha. Fonte: Autores (2021).



Para a elaboração dos tópicos da cartilha, as informações das fontes bibliográficas foram transpostas para um formato didático e ilustrado para a utilização como material paradidático. De acordo com Rabelo et al. (2015), a elaboração de cartilhas ou outros materiais de divulgação é importante para tornar determinadas temáticas mais atrativas e poder promover a integração do conhecimento científico com a divulgação de novos conhecimentos à comunidade em geral, o que se constitui em uma dinâmica fundamental para o desenvolvimento científico e social.

Após a apresentação das características gerais sobre os artrópodes, segue a página referente a classificação dos artrópodes, apresentando as suas classes. Na primeira seção sobre a classe Arachnida mostra-se imagens de espécies representativas, bem como um texto bem explicativo a respeito da importância ambiental deste grupo (Figura 03).

FIGURA 03 – Páginas referente a apresentação classe Arachnida. Fonte: Autores (2021).



O segundo tópico apresenta as classes Chilopoda e Diplopoda (Figura 04). As imagens dispostas neste tópico destacam a estrutura morfológica e corpórea dos exemplares dessas classes, neste caso, as centopeias e os embuás, respectivamente.

FIGURA 04 – Página referente a classe Chilopoda e Diplopoda. Fonte: Autores (2021).

A figura 5 apresenta o tópico da cartilha onde aborda-se a classe Malacostraca. Esses artrópodes são animais que possuem importância ambiental devido sua contribuição na ciclagem de nutrientes, como é o caso de caranguejos, os quais são considerados animais de biomonitoramento em manguezais.

FIGURA 05 – Página referente a apresentação da classe Malacostraca. Fonte: Autores (2021).

A figura 06 da cartilha apresenta o início do conteúdo referente a classe Insecta. O texto desta página aborda a importância ambiental de insetos das ordens Odonata e Orthoptera. Nesta página, também é possível observar a presença de figuras dos principais representantes dessas ordens, destacando-se suas principais características morfológicas.

FIGURA 06 – Páginas referente a apresentação da classe Insecta. Fonte: Autores (2021).

A figura 07 da cartilha apresenta a ordem Mantodea representada pelo louva-a-deus que são animais predadores e solitários a coloração de camuflagem contribui muito para esse hábito do animal.

FIGURA 07 – Páginas referente a continuação da apresentação da classe Insecta (Mantodea). Fonte: Autores (2021).

A figura 08 apresenta as páginas referentes a classe Insecta, abordando a ordem Coleoptera, representada pelo besouro e pela joaninha. Nesta classe também se encontram as formigas, que são importantes para ciclagem de nutrientes no solo, igualmente aos cupins, baratas e besouros. Aborda-se as Lepidoptera, Himenoptera, Blattaria, Isoptera, Hemiptera e Díptera.

FIGURA 08 – Páginas referente a continuação da apresentação da classe Insecta (Coleoptera). Fonte: Autores (2021).

Na página 09 da cartilha apresenta-se a ordem Lepidoptera que também compõem a classe Insecta. Na referida página encontra-se a importância ambiental das borboletas e das mariposas, que são as principais representantes da ordem. Além disso, apresenta-se curiosidades a respeito destes grupos, uma curiosidade que é comum confundir as mariposas e as borboletas, sendo que estas últimas se diferenciam das primeiras pelas antenas e asas.

FIGURA 09 – Página referente a continuação da apresentação da classe Insecta (Lepidoptera). Fonte: Autores (2021).

A ordem Himenoptera, cujos os representantes mais importantes são as formigas e as abelhas, é apresentada na figura 10. Nesta página é possível verificar a importância ambiental destes insetos para o equilíbrio ecológico e para a polinização das plantas.

FIGURA 10 – Página referente a continuação da apresentação da classe Insecta (Himenoptera). Fonte: Autores (2021).



Na página 11 da cartilha apresenta-se mais um representante da ordem Himenoptera, que no caso são as vespas, com suas curiosidades. Na mesma página, também se apresenta a ordem Blattaria, cujos representantes são as baratas e sua importância ambiental e ecológica.

FIGURA 11 – Página referente a continuação da apresentação da classe Insecta (Himenoptera e Blattaria). Fonte: Autores (2021).

Na figura 12 encontra-se a ordens Isoptera e Hemiptera, e suas respectivas importâncias ambiental. Os cupins sendo os principais representantes dos Isoptera, possuem função de decompositor da matéria orgânica na natureza.



FIGURA 12 – Página referente a continuação da apresentação da classe Insecta (Isoptera e Hemiptera). Fonte: Autores (2021).



Na figura 13 apresenta-se a continuação da classe Insecta ordem Díptera, cujo principais representantes são as moscas e os mosquitos.

FIGURA 13 – Página referente a continuação da apresentação da classe Insecta (Díptera). Fonte: Autores (2021).



Na Figura 14 apresenta-se as considerações finais. Nesta seção faz-se uma reflexão acerca do contexto ambiental atual e onde os invertebrados possuem papel fundamental nos processos físico-químicos e biológicos que regem a manutenção da natureza. As considerações finais levam o aluno a refletir sobre a importância do estudo dos artrópodes além disso, demonstram que a cartilha se torna um suporte didático importante para o aprendizado dos alunos.

FIGURA 14 – Página referente as considerações finais. Fonte: Autores (2021).

Por fim, apresenta-se as referências bibliográficas utilizadas na pesquisa.

FIGURA 15 – Página referente as referências bibliográficas utilizadas na cartilha. Fonte: Autores (2021).

Esta cartilha contém material informativo, de cunho didático-pedagógico que poderá auxiliar na difusão do conhecimento científico acerca dos artrópodes, haja vista a importância dos mesmos para a conservação dos recursos naturais. Além disso, a cartilha poderá servir como material de apoio para a elaboração e implantação de políticas públicas voltadas à conservação do meio ambiente. A difusão deste material didático poderá ocorrer via ações de educação ambiental desenvolvidas a nível de comunidade escolar, bem como por meio da secretaria municipal de meio ambiente, em parceria com as instituições de ensino superior.



5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os artrópodes são animais invertebrados encontrados nos mais diversos ambientes e que por isto devem ser alvo de profunda sensibilização, devida sua importância para a manutenção da qualidade ambiental dos recursos naturais. São animais que possuem capacidade de transformação da natureza e podem garantir a ciclagem dos nutrientes no solo. A preservação desses animais é de fundamental importância para a manutenção da vida sobre a terra, por isto, os mesmos devem ser reconhecidos por esta condição. A educação ambiental deve ser um dos instrumentos utilizados como garantia da preservação dessas espécies e, consequentemente, da conservação ambiental dos recursos naturais. Assim, para estimular os alunos a refletir acerca da importância ambiental dos artrópodes, a presente cartilha se torna um instrumento de educação ambiental acessível e de fácil linguagem de forma a contribuir para a criação de um coletivo ambiental mais comprometido com a sustentabilidade do planeta.

Portanto, a presente cartilha pretende demonstrar os principais animais que representam as classes dos artrópodes. Assim, será possível conhecer o nome popular e o número aproximado de espécies descritas até o momento, bem como sua importância para a conservação dos recursos naturais existentes no nosso planeta. Em tempos de pandemia da COVID-19 e após esse momento servirá de apoio didático para professores e alunos que desejam conhecer melhor o papel desses animais no meio ambiente.



REFERÊNCIAS



BORBA, R. C. N.; TEIXEIRA, P. P.; FERNANDES, K. O. B.; BERTAGNA, M.; VALENÇA, C. R.; SOUZA, L. H. P. Percepções docentes e práticas de ensino de Ciências e Biologia na pandemia: uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, p. 153-171, 2020.

BRUSCA, R. C.; MOORE, W.; STEPHEN, M. Invertebrados; tradução Carlos Henriquede Araújo Cosendey. - 3. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.

BRUSCA, R. C; BRUSCA, G. J. Invertebrados. 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. Tradução de Álvaro Esteves Migotto et al.

FERREIRA, A.M.; SOARES, C.A.A.A. Aracnídeos peçonhentos: análise das informações nos livros didáticos de Ciências. Ciência & Educação, V. 14, n. 2, 2008, p. 307-314.

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, SOCIAL E AMBIENTAL DO PARÁ (IDESP), 2014. Estatística municipal de Cametá, p.9-10.

Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.ht m. Acesso em: 29 de março de 2021.

RABELO, R.C; GUTJHAR, A.L.N; HARADA, A.Y. Metodologia do processo de elaboração da cartilha educativa “O papel das formigas na natureza”. Enciclopédia Biosfera, Centro cientifico conhecer, Goiânia, v.11, n.21, p.2777, 2015.

RAFAEL, J., A., Melo, G., A., R., Carvalho, C., J, B. (2012). Insetos do Brasil: diversidade e taxonomia. Ribeirão Preto Holos.



Ilustrações: Silvana Santos