Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Para Sensibilizar
15/03/2022 (Nº 78) AULA PRÁTICA PARA ALCANÇAR SUAS METAS
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4245 
  

AULA PRÁTICA PARA ALCANÇAR SUAS METAS

Olá!

Que alegria estar com vocês mais uma vez!

Hoje vou dar uma aula prática, já que o tema desta edição é repensar sobre produção e consumo.

Não basta dar os passos que nos levem um dia ao objetivo, cada passo deve ser ele próprio um objetivo em si mesmo, ao mesmo tempo que nos leva para diante”. Johann Goethe

Metas e prática:

Você já tem uma meta?

Já existe um “programa”? A primeiríssima coisa a fazer, é colocar este monte de pensamento no papel, pra você ter noção de seus objetivos, se são viáveis, ou se é só uma tremenda encrenca!

Bora” para prática então!

  1. Defina sua meta.

Mas defina mesmo, esmiúce o projeto, deixe tudo bem claro, linhas bem definidas.

  1. A sua meta está expressa em termos positivos? Sempre crie metas, projetos em termos positivos, o cérebro gosta de pensamentos positivos, o corpo reage a pensamentos felizes jorrando uma descarga de hormônios que te trazem ainda mais felicidade, use esta roda a seu favor!

  2. Seu projeto depende somente de você? Se sim, siga em frente! Se não, quem vai te ajudar? Quantas pessoas precisa, precisa de verba, envolve o poder público? Quem serão os agentes? Ou dá pra começar com passos menores?

  3. A meta tem prazo para ser concluída? Qual é o prazo?

  4. Como você vai saber que está se aproximando da meta? Quais os indícios que vão te levar a ficar feliz por saber que você está no caminho certo? Quais os sinais que você vai ter, que vai perceber que o objetivo está mais próximo?

  5. A meta definida respeita seus valores? Se você nunca pensou em seus valores, estou aqui para te ajudar, é uma ferramenta poderosa, entre em contato comigo!!

  6. A meta definida está de acordo com sua visão de curto, médio e longo prazo?

  7. Qual é o seu plano B? Tem que ter uma plano B, até talvez C ou, ok?

  8. O que você fará se o curso de ação escolhida não der o resultado esperado?

  9. Liste os cinco passos mais importantes que você dará para atingir sua meta, se você ainda não captou a ideia de verdade...vou deixar bem explicado.

  10. Agora, vou esmiuçar pra você não ter nenhuma dúvida! Mas, vou dar passos genéricos, pois não é meu objetivo influenciar você, ok?

Primeiro exemplo, viajar para o exterior 1- Viajar pra ver a Aurora Boreal:

Eu tenho passaporte, de que cidade ou país eu prefiro Dinamarca, Canadá, Noruega?

Precisa de visto, quanto custa, quanto dinheiro levo, que roupas levo, vai estar frio, calor, vou querer conhecer outra cidade, eu sei falar a língua, vou sozinha ou de excursão?

Exemplo 2 - Quero passar naquele concurso: eu tenho os pré-requisitos para me inscrever, qual a matéria que sou mais forte, qual matéria preciso de ajuda, prefiro professor particular ou cursinho, quanto tempo tenho para estudar, é suficiente, quem pode me ajudar?

Exemplo 3 - Fazer o caminho de Santiago de Compostela onde é, precisa de passaporte, como é lá, o que come, que roupas usa, posso fazer uma parte só ou tem que fazer o caminho todo, só pode ir a pé, quem pode me informar, quantos km são?

São 800 km o caminho mais tradicional, leva um mês, no mínimo são 27 km por dia se for um mês., você sabia disso?

Estabeleça metas que você pode alcançar, pois se a gente fica querendo o impossível a frustração cedo ou tarde bate na porta. Decida o que você não quer mais na sua vida. Esse é um bom jeito de abrir espaço para tudo aquilo que você sonha. Ou tudo que você nem sabe que deseja”. Clarissa Corrêa

Marina Strachman – Consteladora Familiar, Especialista em Bem Estar e Felicidade, empresária Woman Time Campinas, Arquiteta e Urbanista, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Especialista em Educação Ambiental,

marina.strachman@gmail.com

Ilustrações: Silvana Santos