Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Ações e projetos inspiradores
13/03/2023 (Nº 82) COLÔNIA DE FÉRIAS PROMOVIDA PELA PREFEITURA FAZ SUCESSO ENTRE AS CRIANÇAS NO HORTO FLORESTAL
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4449 
  

COLÔNIA DE FÉRIAS PROMOVIDA PELA PREFEITURA FAZ SUCESSO ENTRE AS CRIANÇAS NO HORTO FLORESTAL

 25 de fevereiro de 2023  Wanessa Souza/Assecom

Em média 600 crianças passaram diariamente pelas atividades no Horto Florestal (Foto: Val Fernandes/Assecom)



A Colônia de Férias “Brincando e Aprendendo com a Natureza”, realizada pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente (Semeia), em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB) e o Sesc, fez sucesso entre a criançada. Estagiários do curso de licenciatura em Educação Física, da Ufac, também fizeram parte da equipe como voluntários.

Luzimar: “Antes do Carnaval quase mil crianças passaram pelo Horto” (Foto: Val Fernandes/Assecom)



De acordo com a diretora da Escola de Educação Ambiental da Semeia, Luzimar de Oliveira, em média 600 crianças passaram diariamente pelas atividades no Horto, realizadas sempre às quintas e sextas-feiras. Ela afirma ainda que, antes do Carnaval, houve recorde de público, quando a colônia recebeu quase mil crianças durante as atividades.

Durante todo o mês de fevereiro teve recreação com educação ambiental, visita ao viveiro, plantio de mudas, oficinas de materiais reciclados, apresentação de teatro de bonecos, falando sobre a importância de se preservar o meio ambiente.

Nosso objetivo com essa colônia de férias foi trazer as crianças para dentro do parque, para aproveitarem esse espaço. Ter esse contato, brincar e aprender com a natureza.”

Alessandro: “A Semeia cria esse espaço e o Sesc vem como apoio” (Foto: Val Fernandes/Assecom)



De acordo com o assistente técnico Cultural do Sesc, Alessandro Gondin no período de férias escolares os pais ficam querendo levar os filhos para alguma recreação e, às vezes, faltam esses espaços.

A Semeia cria esse espaço e o Sesc vem como apoio, com a recreação, com a cultura e com o Bibliosesc”, informou Alessandro.

O encerramento da programação ocorreru nessa sexta-feira (24) e contou com pintura facial, jogos de mesa, desenhos e pintura, Bibliosesc, recreação e show de encerramento com o palhaço Microbinho.

Átila Maria mora no Bujari e trouxe os filhos, Anne e Marcos, para participarem das atividades. Segundo ela tem sido proveitoso e muito divertido para os pequenos.

Olha a alegria dele. Ele tem dificuldade por ser doente. No início ele estranhou, mas agora está de boa, está animado, está à vontade”, contou Átila.

Laura: “Gostei da educação física, do show do Microbinho e muitas outras coisas” (Foto: Val Fernandes/Asecom)



As pequenas Laura e Luiza são primas, moram próximas ao Horto e aproveitaram vários dias da colônia de férias. Elas falam das suas preferências em relação à programação.

Gostei de atividades tipo de educação física, o show do Microbinho e muitas outras coisas. Todo dia meu pai vem aqui caminhar e eu também venho”, disse Laura de 8 anos.

Luísa Helena de Freitas, de 9 anos não deixou de falar o que acha. “Toda vez que a mamãe para de trabalhar, ela vem aqui comigo e eu amo!”

Foto: Val Fernandes/Assecom

Foto: Val Fernandes/Assecom

Foto: Val Fernandes/Assecom

Foto: Val Fernandes/Assecom

Foto: Val Fernandes/Assecom

Foto: Val Fernandes/Assecom

Foto: Val Fernandes/Assecom

Foto: Val Fernandes/Assecom

Foto: Val Fernandes/Assecom

Foto: Val Fernandes/Assecom

Fonte: Colônia de férias promovida pela prefeitura faz sucesso entre as crianças no Horto Florestal – Prefeitura de Rio Branco

Ilustrações: Silvana Santos