Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dicas e Curiosidades
13/03/2023 (Nº 82) 44 EVENTOS AMBIENTAIS ANUAIS
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4468 
  

44 EVENTOS AMBIENTAIS ANUAIS

Todo dia é o Dia da Terra, como diz a frase.

No entanto, houve alguns dias designados para espalhar a conscientização sobre deterioração das condições ambientais e inspirar as pessoas em todos os lugares a tomar boas medidas ambientais, a contribuir para a criação de um futuro melhor.

Mas sendo um defensor do meio ambiente, você pode causar impacto todos os dias, independentemente do calendário ambiental.

Índice analítico

Como os Eventos Ambientais ajudam na Conscientização e Proteção Ambiental

Eventos ambientais anuais

1. Dia Mundial das Zonas Úmidas

2. Dia Mundial do Urso Polar

3. Dia Internacional de Ação pelos Rios

4. Dia Mundial da Reciclagem

5. Dia Mundial do Pardal

6. Dia Mundial da Madeira

7. Dia Internacional das Florestas

8. Dia Mundial da Água

9. Dia Mundial da Vida Selvagem

10. Dia da Árvore

11. Dia da Terra

12. Dia Internacional das Aves Migratórias

13. Dia das Espécies Ameaçadas

14. Dia de Migração de Peixes

15. Dia Internacional da Diversidade Biológica

16. Dia Mundial da Tartaruga

17. Dia Mundial do Meio Ambiente

18. Dia Mundial dos Oceanos

19. Dia do Triângulo de Coral

20. Dia Mundial da População

21. Dia da Fotografia da Natureza

22. Dia Mundial do Vento

23. Dia Mundial da Tartaruga Marinha

24. Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca

25. Dia Mundial da Girafa

26. Dia Mundial das Florestas Tropicais

27. Julho sem plástico

28. Dia Internacional para a Conservação do Ecossistema de Manguezais

29. Dia Mundial do Tigre

30. Dia Mundial do Leão

31. Dia Mundial do Elefante

32. Dia Mundial do Orangotango

33. Dia Nacional das Abelhas

34. Dia Mundial da Limpeza

35. Dia Mundial de Monitoramento da Água

36. Dia de Emissões Zero

37. Dia Mundial do Rinoceronte

38. Dia Mundial da Saúde Ambiental

39. Dia Mundial dos Rios

40. Dia Mundial do Habitat

41. Dia Mundial da Alimentação

42. Dia Internacional de Ação Climática

43. Dia Mundial do Solo

44. Dia Internacional da Montanha

Conclusão

Eventos Ambientais Anuais - Perguntas Frequentes

O que é o mês verde?

Que dia é o Dia Mundial do Meio Ambiente?

Qual mês é o mês da conscientização ambiental?

Recomendações





Providência Amaechi

Como os Eventos Ambientais ajudam na Conscientização e Proteção Ambiental

Os eventos ambientais ajudam na conscientização ambiental das seguintes maneiras

Os eventos ambientais apoiam a proteção e a conscientização ambiental porque motivam as pessoas a agir contra as mudanças climáticas.

Eventos com foco no meio ambiente proporcionam aos indivíduos a chance de conhecer e se engajar em ações sustentáveis ​​em grupo.

Os eventos ambientais chamam a atenção para certos problemas que normalmente não são tão importantes, o que pode incentivar mais busca de informações ou até mesmo aumentar as doações de caridade.

Eles contribuem para destacar biodiversidade para conscientizá-lo.

Alguns deles demonstraram melhorar o comportamento de busca de informações e podem aumentar a quantidade de dinheiro que instituições de caridade e grupos de defesa arrecadam para a conservação.

Confira os feriados ambientais listados abaixo para comemorar com os outros!

Eventos ambientais anuais

Abaixo estão alguns dos eventos ambientais anuais celebrados em todo o mundo

1. Dia Mundial das Zonas Úmidas

Realizado em 2 de fevereiro. A campanha deste ano é um apelo à ação em apoio às zonas úmidas. É um apelo para investir recursos – financeiros, humanos e políticos – para evitar a extinção das zonas úmidas do mundo e reabilitar aquelas que foram danificadas.

2. Dia Mundial do Urso Polar

O dia foi planejado para cair em um dia em que as mães ursos polares e seus filhotes estejam mais confortáveis ​​em suas tocas.

Enfatizamos a necessidade de salvaguardar as famílias em todo o Ártico como parte de nossa celebração.

Todo dia 27 de fevereiro, acontece.

3. Dia Internacional de Ação pelos Rios

O Dia Internacional de Ação pelos Rios é um dia de unidade internacional quando muitas comunidades diferentes falam a uma só voz para enfatizar a importância dos rios.

Acontece no dia 14 de março de cada ano.

4. Dia Mundial da Reciclagem

A celebração anual do Global Reciclagem O dia 18 de março promove a reciclagem e nos desafia a reconsiderar a forma como vemos nosso lixo.

Todo dia 18 de março, acontece.

5. Dia Mundial do Pardal

Todos os anos, em 20 de março, o Dia Mundial do Pardal é marcado para aumentar a conscientização do público e proteger os pardais domésticos. Todo dia 20 de março, acontece.

6. Dia Mundial da Madeira

O Dia Mundial da Madeira (21 de março) é um evento cultural anual que aumenta a conscientização sobre o importante papel que a madeira desempenha em um mundo sustentável.

7. Dia Internacional das Florestas

O dia 21 de março é designado como o Dia Internacional das Florestas.

Este dia destaca a importância das florestas como recurso na luta contra as alterações climáticas.

O Dia Mundial das Florestas deve servir como um lembrete da importância das florestas e catalisar para que as nações realizem eventos envolvendo florestas em nível local, nacional e internacional.

8. Dia Mundial da Água

Desde 1993, o dia 22 de março foi designado como Dia Mundial água Dia, um dia para celebrar a água e chamar a atenção para os 2 bilhões de pessoas que não têm acesso à água potável.

9. Dia Mundial da Vida Selvagem

O Dia Mundial da Vida Selvagem é uma oportunidade para apreciar os muitos tipos requintados e distintos de animais e flora selvagens, bem como divulgar as muitas vantagens que sua preservação oferece às pessoas.

É realizado todo dia 23 de março.

10. Dia da Árvore

O Dia da Árvore, também conhecido como Arbor em alguns países, é um feriado secular em que grupos e pessoas são instados a Plante árvores.

Acontece no dia 26 de abril de cada ano.

11. Dia da Terra

Em 22 de abril, o Dia da Terra comemora o início do movimento ambientalista contemporâneo em 1970.

Em reação a O livro de Rachel Carson de 1962 “Silent Spring”, que aumentou a conscientização pública sobre os efeitos nocivos dos produtos químicos no meio ambiente, particularmente o inseticida DDT, o Dia da Terra foi estabelecido.

O objetivo do Dia da Terra é inspirar as pessoas a adotarem ações climáticas, seja por meio de ações modestas, como o uso de sacolas e utensílios reutilizáveis, ou iniciativas maiores, como plantando árvores e promover a ação climática nas universidades.

12. Dia Internacional das Aves Migratórias

A migração de aves é um dos eventos mais significativos e de tirar o fôlego das Américas, e o Dia Internacional das Aves Migratórias (WMBD) comemora e chama a atenção para isso.

Canadá, Estados Unidos, México, América Central e do Sul e Caribe celebram o Dia das Aves.

É realizado a cada 11th de maio.

13. Dia das Espécies Ameaçadas

Inúmeras pessoas participam do Dia das Espécies Ameaçadas todos os anos na terceira sexta-feira de maio comemorando, aprendendo e tomando medidas para proteger espécies ameaçadas e espécies em perigo.

14. Dia de Migração de Peixes

Em 21 de maio de 2022, as vias navegáveis ​​foram abertas e as populações de peixes migratórios foram restauradas. Juntos, desencadeamos um grande movimento global que une milhões de pessoas que compartilham a mesma paixão pela preservação de rios e peixes. Junte-se a nós em ações locais.

15. Dia Internacional da Diversidade Biológica

Dia Mundial da Biodiversidade, também conhecido como o Dia Internacional da Diversidade Biológica, é observado em 22 de maio.

A estabilidade da terra e o bem-estar das pessoas dependem da biodiversidade.

O objetivo do Dia Internacional da Diversidade Biológica é aumentar a conscientização sobre perda de biodiversidade e incentivar a ação de todos para preservar a enorme variedade de espécies vegetais e animais encontradas em todo o planeta.

16. Dia Mundial da Tartaruga

O dia foi estabelecido como uma celebração anual para encorajar as pessoas a honrar e proteger tartarugas, cágados e seus habitats em rápida diminuição.

É realizado todo dia 23 de maio.

17. Dia Mundial do Meio Ambiente

O dia da assinatura das Nações Unidas para aumentar a conscientização sobre problemas ambientais é o Dia Mundial do Meio Ambiente, que cai em 5 de junho.

A Década da ONU sobre Restauração de Ecossistemas, que se concentra em reviver bilhões de hectares de terra, de florestas a terras agrícolas, montanhas e oceanos para ajudar a restaurar o clima, foi lançada no Dia Mundial do Meio Ambiente no ano passado.

O Dia Mundial do Meio Ambiente incentiva pessoas, empresas, governos, agricultores, fabricantes, bem como instituições de ensino, a participar deste dia e do objetivo que ele representa, porque isso requer esforços conjuntos em todo o mundo.

18. Dia Mundial dos Oceanos

Mundo Oceanos Dia é comemorado em 8 de junho e serve para aumentar a conscientização da população sobre o valor do oceano e a necessidade de preservar o ecossistema marinho.

19. Dia do Triângulo de Coral

Este dia é observado para aumentar a conscientização sobre a proteção dos oceanos e as muitas abordagens para preservar o Coral Triângulo.

É realizado a cada 9th de junho.

20. Dia Mundial da População

Todos os anos, no dia 11 de julho, há uma celebração conhecida como Dia Mundial da População que visa aumentar a conscientização pública sobre as preocupações relacionadas à população mundial.

21. Dia da Fotografia da Natureza

A North American Nature Photography Association (NANPA) reservou o dia 15 de junho de cada ano para promover a alegria da fotografia da natureza e explicar como as fotos são utilizadas para promover a causa da conservação e salvaguardar plantas, vida selvagem e paisagens em escala local e global .

22. Dia Mundial do Vento

Todos os anos, em 15 de junho, o mundo celebra o Dia Mundial do Vento como um momento para aprender mais sobre o vento, seu potencial para transformar nossos sistemas de energia e seu poder.

23. Dia Mundial da Tartaruga Marinha

No dia 16 de junho, que é o Dia Mundial da Tartaruga Marinha, as tartarugas marinhas são homenageadas e seu significado é enfatizado.

O objetivo é aumentar a conscientização do público sobre esta espécie ameaçada de extinção.

24. Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca

Todos os anos, o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca é comemorado para aumentar a conscientização pública sobre esses esforços em escala global.

É realizado a cada 17th de junho.

25. Dia Mundial da Girafa

O Dia Mundial da Girafa é uma celebração anual divertida que o GCF começou a homenagear o animal mais alto no dia ou noite mais longo (dependendo de onde você mora) naquele ano – 21 de junho – todos os anos!

26. Dia Mundial das Florestas Tropicais

O Dia Mundial das Florestas Tropicais é em 22 de junho. Ao aumentar a conscientização e promover ações de proteção, o dia foi designado para ajudar na preservação das florestas tropicais.

27. Julho sem plástico

Um grande projeto da Plastic Free Foundation Ltd. Plástico Julho grátis. Em 2011, começou na Austrália.

Tornou-se uma campanha global.

A campanha dá às pessoas um ponto focal para motivá-las a adotar novos comportamentos para reduzir o uso e o desperdício de plástico.

28. Dia Internacional para a Conservação do Ecossistema de Manguezais

 

Os manguezais fornecem habitats nidais de peixes, gerenciam enchentes, atuam como amortecedores de tempestades, evitam a erosão ao longo das costas e têm uma enorme capacidade de armazenamento de dióxido de carbono.

Mais de dois terços dos manguezais foram destruídos ou degradados, apesar dos enormes benefícios que os ecossistemas de mangue saudáveis ​​oferecem às populações costeiras e ao resto do globo.

Para destacar a importância dos manguezais como um ecossistema distinto, peculiar e frágil, a UNESCO proclamou 26 de julho como o Dia Internacional para a Conservação do Ecossistema de Mangue.

29. Dia Mundial do Tigre

Anualmente, em 29 de julho, o Dia Mundial do Tigre, também conhecido como Dia Internacional do Tigre, é um festival para promover a conservação do tigre.

30. Dia Mundial do Leão

Uma campanha independente que trabalha para destacar a importância do leão globalmente e aumentar a conscientização sobre a conservação do leão em todo o mundo.
É realizado a cada 10th de agosto.

31. Dia Mundial do Elefante

Mundo Elefante Dia, qual toma lugar on Agosto 12 cada ano, is a global celebração of elefante conservação.

32. Dia Mundial do Orangotango

O Dia Internacional do Orangotango foi marcado para 19 de agosto, TODOS OS ANOS!

Este dia destina-se a ajudar a incentivar o público a tomar medidas para proteger esta espécie incrível na natureza.

33. Dia Nacional das Abelhas

Este é um dia de conscientização em que apicultores, organizações e associações de apicultores e entusiastas de abelhas de todos os EUA celebram as abelhas e reconhecem sua contribuição para a vida cotidiana como um método de proteção dessa importante espécie.

É realizado todo dia 22 de agosto.

34. Dia Mundial da Limpeza

O Dia Mundial da Limpeza reúne milhões de voluntários, governos e organizações de 191 nações para combater a questão do lixo no mundo e criar um futuro mais sustentável.

Acontece todo dia 15 de setembro.

35. Dia Mundial de Monitoramento da Água

Ao permitir que os cidadãos realizem o monitoramento direto dos corpos d'água em suas comunidades locais, este dia busca aumentar a conscientização e o envolvimento do público na conservação dos recursos hídricos em todo o mundo.

É realizado a cada 18th de setembro.

36. Dia de Emissões Zero

A ciência climática é inequívoca: para alcançar emissões líquidas zero, devemos reduzir gemissões de gases de efeito estufa o máximo que pudermos e eliminar emissões históricas e inevitáveis ​​da atmosfera.

O objetivo do Zero Emissions Day, que cai em 21 de setembro, é chamar a atenção para os danos que as emissões de CO2 causam e incentivar a mudança dos combustíveis fósseis.

37. Dia Mundial do Rinoceronte

O Dia Mundial do Rinoceronte aumenta a conscientização sobre as cinco espécies de rinocerontes e os esforços de conservação que estão sendo feitos.

Especialistas e apoiadores de rinocerontes em todo o mundo comemoram o Dia Mundial do Rinoceronte em 22 de setembro desde 2011!

38. Dia Mundial da Saúde Ambiental

Este dia é observado para aumentar a conscientização sobre o trabalho crucial que está sendo feito globalmente para promover saúde Ambiental.

É realizado a cada 26th de setembro.

39. Dia Mundial dos Rios

O Dia Mundial dos Rios homenageia os rios e hidrovias do mundo.

Ele enfatiza os inúmeros benefícios dos rios, trabalha para conscientizar o público e promove um melhor cuidado dos rios em todo o mundo.

É realizado a cada 29th de setembro.

40. Dia Mundial do Habitat

Este dia visa aumentar a conscientização sobre o direito fundamental ao abrigo e servir como um lembrete para as pessoas de que elas também são responsáveis ​​​​pela proteção do meio ambiente para as gerações futuras.

É realizado a cada 7th de outubro.

41. Dia Mundial da Alimentação

Todos os anos, em 16 de outubro, pessoas de todo o mundo observam o Dia Mundial da Alimentação lembrando o dia em que a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação foi criada em 1945.

Várias outras organizações que se preocupam com a fome e a segurança alimentar também observam amplamente o dia.

42. Dia Internacional de Ação Climática

Para influenciar os delegados à reunião da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em dezembro de 2009 (COP15), a 350.org lançou um “Dia Internacional de Ação Climática” em 24 de outubro de 2009.

43. Dia Mundial do Solo

Todos os anos, no dia 5 de dezembro, comemora-se o Dia Mundial do Solo (WSD) para chamar a atenção para o valor do solo saudável e para promover a gestão sustentável dos recursos do solo.

44. Dia Internacional da Montanha

É o Dia Internacional da Montanha em 11 de dezembro. O objetivo do Dia Internacional da Montanha é aumentar a conscientização pública sobre o valor das montanhas e a necessidade de um turismo de montanha sustentável.

Conclusão

Concluindo, não é apenas necessário celebrar eventos ambientais, mas também é necessário realizar ações ambientalmente sustentáveis ​​e disseminar a conscientização.

Fonte: https://environmentgo.com/pt/eventos-ambientais/



Ilustrações: Silvana Santos