Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Notícias
13/03/2023 (Nº 82) SEMAD LANÇA PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DIGITAL EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM DIVERSOS CURSOS GRATUITOS EAD PARA DIFERENTES PÚBLICOS
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4489 
  

SEMAD LANÇA PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DIGITAL EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM DIVERSOS CURSOS GRATUITOS EAD PARA DIFERENTES PÚBLICOS

Foto: Semad/Divulgação

 

Os cursos oferecem conteúdos técnicos, com linguagem acessível e direcionadas a diferentes público

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges) e da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais, acaba de lançar seu Programa de Capacitação Digital em Educação Ambiental. Serão oferecidos cinco cursos gratuitos, na modalidade de Educação a Distância (EAD), disponibilizados na plataforma Trilhas do Saber - Universidade Corporativa Sisema. As inscrições para a primeira formação, “Consumo Consciente de Materiais e Gestão de Resíduos”, já iniciam na próxima segunda-feira, dia 13 de março. 

As outras capacitações que serão ofertadas são: “Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias”; “Educação Ambiental e Resíduos Sólidos em Foco: uma proposta para educadores”; “Programa Ambientação: Capacitação Introdutória para Comissões Setoriais” e “Programa Ambientação: Alimentação Sustentável”. O objetivo é alinhar aos princípios da educação ambiental, além de informar e capacitar a sociedade como um todo para as questões ambientais. 

Para a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marilia Melo, a sensibilização para mudanças de comportamento com relação ao meio ambiente é fundamental. “É preciso desenvolver o exercício de uma educação voltada para a sustentabilidade e para práticas ambientalmente adequadas, por meio de ações que contribuam para a formação de indivíduos capazes de exercer a cidadania de forma consciente e responsável”, disse.

As formações oferecem conteúdos técnicos, com linguagem acessível e direcionadas a diferentes públicos. Também serão apresentadas estratégias pedagógicas que possibilitam a atuação em educação ambiental, na prática, de profissionais das mais diversas áreas de conhecimento, conforme as necessidades, interesses e busca de soluções para problemas ambientais, com foco na sustentabilidade. 

Os cursos serão direcionados a professores, pessoas ligadas à temática ambiental, como analistas, gestores públicos, dirigentes de ONGs, além de estudantes de nível médio e superior.

Para o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, as capacitações aportarão informações qualificadas e recursos pedagógicos e metodológicos diferenciados em Educação Ambiental. “Os cursos irão favorecer o trabalho do professor em sala de aula e contribuir também para o público em geral, que atua na área ambiental”, ressaltou. 

Faça sua inscrição Aqui

 OS CURSOS



Consumo Consciente de Materiais e Gestão de Resíduos

Período de Inscrições: 13 a 17 de março

Carga horária: 15 horas

 O objetivo geral é apresentar um panorama sobre a relação do consumo com a geração de resíduos. Serão abordadas as principais legislações que regulamentam a questão dos resíduos sólidos e apontados caminhos que o consumidor pode buscar para fazer opções de consumo mais sustentáveis, bem como destinar corretamente os seus resíduos, de acordo com a realidade apresentada no seu município.

 

Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias

Período de Inscrições: 17 a 28 abril

Carga horária: 40 horas

 A finalidade do curso é disponibilizar e compartilhar informações sobre questões fundamentais da educação ambiental, conceitos e definições, base legal, fatos históricos relevantes, fundamentos e princípios discutidos e adotados atualmente, bem como metodologias no processo de educar ambientalmente e os desafios em situações como a pandemia Covid-19.

O material oferecido apresenta exemplos de projetos e de atividades voltadas para a educação formal e informal, orienta os indivíduos quanto as relações com o ambiente e o contexto social em que vivem, além de mostrar como se desenvolve a Educação Ambiental no contexto da Gestão do Meio Ambiente. Com isso, busca sensibilizar os participantes para mudanças com relação ao meio ambiente, consigo mesmo, com os demais seres humanos e com elementos da natureza, em favor do exercício de uma educação sustentável, que contribua na formação de indivíduos capazes de exercer a cidadania de forma consciente e responsável.

 

Educação Ambiental e Resíduos Sólidos em Foco: uma proposta para educadores

Carga horária: 20 horas

O curso tem a missão de oferecer subsídios pedagógicos para professores e gestores educacionais comprometidos com o meio ambiente e com a Educação Ambiental, além de formar e instruir alunos dos ensinos fundamental e médio para o pensamento crítico e para a mudança de posturas e hábitos com relação às questões dos resíduos sólidos.

 

Programa AmbientAÇÃO: Capacitação Introdutória para Comissões Setoriais

Carga horária: 10 horas

A capacitação foi desenvolvida com o intuito de fortalecer a atuação dos integrantes das Comissões Setoriais, destacando seus objetivos, composição e principais atribuições, bem como as ferramentas de gestão para internalizar o desenvolvimento do AmbientAÇÃO nas organizações parceiras.


Programa AmbientAÇÃO: AlimentAÇÃO Sustentável

Carga horária: 10 horas

Os problemas emergentes globais como a devastação das florestas nativas, a exaustão dos recursos naturais, o surgimento de pandemias e o avanço das mudanças climáticas têm desafiado a humanidade a repensar seu estilo de vida.

Esta capacitação, dentro da modalidade “Qualidade de Vida”, do Programa AmbientAÇÃO, foi desenvolvida com o intuito de demonstrar as atitudes individuais de maior impacto nas pegadas ambiental, hídrica e do carbono, além de promover a agricultura familiar e o aumento do consumo de alimentos que demandem menos recursos naturais, bem como gerar menor impacto socioambiental nos ciclos de produção.

 *As datas de inscrição dos três últimos cursos serão divulgadas no site da Semad e nas redes sociais do Meio Ambiente MG.

 

PLATAFORMA TRILHAS DO SABER

A Universidade Corporativa é uma ferramenta estratégica para a gestão do conhecimento no Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Sisema). O ambiente virtual dispõe de ações para o desenvolvimento contínuo dos servidores, conselheiros, colaboradores e sociedade, em busca da preservação e melhoria da qualidade ambiental.

Clique aqui e navegue no Trilhas do Saber!

Wilma Gomes
Ascom/Sisema

 Fonte: Secretaria de Estado de Meio-Ambiente e Desenv. Sustentável - SEMAD - Semad lança Programa de Capacitação Digital em Educação Ambiental com diversos cursos gratuitos EAD para diferentes públicos (meioambiente.mg.gov.br)

Ilustrações: Silvana Santos