Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Notícias
30/05/2023 (Nº 83) O IMPACTO AMBIENTAL DA GUERRA NA UCRÂNIA
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4498 
  

O IMPACTO AMBIENTAL DA GUERRA NA UCRÂNIA

Jayme Vita Roso

A verdade é que ninguém quer falar das migrações, oriundas do conflito entre Rússia e Ucrânia, para os países vizinhos e que até mesmo a Itália está tendo que suportar.

1. O artigo publicado pelo Programa de meio-ambiente da ONU (UNEP - UN Environment Programme) nos revela parte do horror (e que horror!), do ponto de vista da preservação ambiental, que tem sido parcamente revelado na continuidade da guerra ucraniana com mais de um ano passado já! (Disponível em: https://www.unep.org/news-and-stories/story/toxic-legacy-ukraine-war. Acesso em 09 de maio de 2023).

2. O conflito em curso na Ucrânia tem tido forte impacto e de longo alcance no meio ambiente, afora, como algumas imagens têm mostrado, a destruição de casas, apartamentos, prédios públicos, escolas, hospitais, creches, esgoto, reservatório de água, como sustentabilidade e estabilidade geopolítica. A guerra resultou em danos significativos à infraestrutura e instalações industriais, causando poluição e degradação ambiental. Além disso, o conflito tem dificultado os esforços para promover a sustentabilidade e combater a mudança climática, em um momento em que uma ação global sobre essas questões é urgentemente necessária. Neste artigo, exploraremos o impacto da guerra ucraniana no meio ambiente e na sustentabilidade, bem como seus custos monetários, no contexto do Acordo de Paris, da Eco 92 e de questões geopolíticas globais relacionadas ao fornecimento de gás da Rússia à Europa e os Estados Unidos.

3. Impacto Ambiental e de Sustentabilidade da Guerra da Ucrânia.

O conflito ucraniano causou danos significativos à infraestrutura e instalações industriais, resultando em poluição e degradação ambiental, como assevera o excelente artigo da The Economist, intitulado A guerra devastou o meio-ambiente ucraniano também (The war has devastated Ukraine's environment, too. Disponível em: https://www.economist.com/europe/2023/01/12/the-war-has-devastated-ukraines-environment-too. Acesso em 09 de maio de 2023). O bombardeio de plantas químicas, minas e outras instalações industriais levou à liberação de produtos químicos tóxicos e poluentes no meio ambiente, representando uma ameaça significativa à saúde humana e ao meio ambiente.

 Além dos danos diretos às instalações industriais, o conflito prejudicou os esforços para promover a sustentabilidade e combater as mudanças climáticas na Ucrânia. O país tem trabalhado para fazer a transição para uma economia de baixo carbono, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e aumentar a produção de energia renovável. No entanto, o conflito em curso dificultou a implementação dessas políticas e investimentos, pois os recursos são desviados para gastos militares e esforços de reconstrução.

Além disso, o conflito ucraniano teve um impacto mais amplo nos esforços da comunidade internacional para promover a sustentabilidade e combater as mudanças climáticas. O Acordo de Paris, assinado em 2015, visa limitar o aumento da temperatura global bem abaixo de 2 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais, com o objetivo de limitar o aumento a 1,5 graus Celsius. No entanto, o conflito na Ucrânia prejudicou os esforços internacionais para atingir esses objetivos, pois os recursos e a atenção são desviados para o conflito em vez da ação climática.

4. A história nos narra que o Mediterrâneo foi objeto de guerras sangrentas, destacando-se a Guerra Púnica, famosa pelas pessoas ali envolvidas, como narrado pelo clássico livro O Mediterrâneo: destino de um oceano (Rio de Janeiro: Editora Olympio, 1933), do historiador Emil Ludwig (1881-1948).

5. Custo da guerra contra a sustentabilidade.

O custo da guerra ucraniana para a sustentabilidade foi significativo, com perdas econômicas e danos estimados em cerca de US$ 100 bilhões, de acordo com um relatório do Banco Mundial. O conflito causou danos à infraestrutura, perda de renda e aumento da pobreza. Além disso, o conflito interrompeu o comércio e o investimento internacional, prejudicando ainda mais o crescimento econômico e a sustentabilidade.

6. O conflito ucraniano teve um impacto significativo no meio ambiente, sustentabilidade e estabilidade geopolítica. Os danos à infraestrutura e às instalações industriais causaram significativa poluição e degradação ambiental, enquanto o conflito prejudicou os esforços para promover a sustentabilidade e combater as mudanças climáticas. O custo da guerra contra a sustentabilidade foi significativo, com perdas e danos econômicos estimados em cerca de US$ 100 bilhões. O conflito também teve implicações geopolíticas mais amplas, particularmente em relação ao fornecimento de gás da Rússia à Europa e aos Estados Unidos. É essencial que sejam feitos esforços para abordar os impactos ambientais e de sustentabilidade do conflito, bem como para resolver o próprio conflito, a fim de promover um futuro mais sustentável e justo para todos.

7. Conclusão - que que conclusão! -, a verdade é que ninguém quer falar do migrações, oriundas do conflito entre Rússia e Ucrânia, para os países vizinhos e que até mesmo a Itália está tendo que suportar.

A fronte praecipitium, a tergo lupi (pela frente, o precipício, por trás, os lobos).



Jayme Vita Roso

Advogado.



Fonte:

https://www.migalhas.com.br/depeso/387267/o-impacto-ambiental-da-guerra-na-ucrania



Ilustrações: Silvana Santos