Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Notícias
30/05/2023 (Nº 83) PESQUISA RELACIONA MORTES PRECOCES AO CONSUMO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4499 
  

PESQUISA RELACIONA MORTES PRECOCES AO CONSUMO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS

O aumento de consumo de ultraprocessados está associado a 2 mil mortes evitáveis a cada ano

Cruzamento de informações permitiu estimar que 57 mil mortes prematuras a cada ano estão ligadas a doenças crônicas associadas à ingestão de formulações industriais com aditivos e pouco valor nutricional

Texto: *Ana Fukui
Arte: Gabriela Varão
Jornal da USP

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), junto aos dados de mortalidade dos brasileiros, permitiram a pesquisadores da USP calcular o impacto do consumo de ultraprocessados nesta população. O cruzamento de informações estimou que 57 mil pessoas morrem prematuramente a cada ano por consumirem alimentos ultraprocessados, o que corresponde a 10,5% de todas as mortes precoces de adultos entre 30 e 69 anos no Brasil.

O conceito de morte prematura por doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) é definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a probabilidade de morrer entre 30 e 70 anos em decorrência de doenças cardiovasculares, câncer, diabete e doenças respiratórias crônicas. Segundo o professor Leandro Rezende, um dos autores da pesquisa, filiado ao Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, já existem evidências suficientes nos estudos epidemiológicos que associam o aumento de consumo de ultraprocessados com o risco de se desenvolver as DCNT. Ele também inclui o excesso de peso e a obesidade devido à ingestão de ultraprocessados como fatores que contribuem para uma pessoa desenvolver essas patologias.

A metodologia do estudo envolveu o uso de dados abertos coletados por meio de questionários para avaliar o consumo de alimentos a partir de diferentes variáveis. Este tipo de enquete é realizado pelo IBGE a cada dez anos e está publicado no site da instituição (para visualizar, clique aqui).  Trata-se de uma série de perguntas para investigar o consumo alimentar individual por todo o País, que faz parte de uma pesquisa ampla sobre o perfil dos orçamentos familiares. Os dados foram separados por faixas etárias, entre homens e mulheres, a partir dos 30 anos. Os pesquisadores avaliaram a ingestão das calorias diárias de cada grupo e quanto dessas calorias tiveram como fonte os alimentos ultraprocessados (ver tabela). Em seguida, foram considerados os dados sobre mortalidade do mesmo período e, por fim, os dados foram cruzados.

Contribuição de alimentos ultraprocessados ​​para a ingestão total de energia em adultos brasileiros de 30 a 69 anos

Faixas etárias, anos

Homens (%)

Mulheres (%)




















30-34

18.4

21




















35-39

18.6

19




















40-44

15.5

18.5




















45-49

18.1

18.4




















50-54

15.4

17.4




















55-59

14.6

16.2




















60-64

13

16.3




















65-69

14.2

16




















Fonte: Pesquisa de Orçamentos Familiares feita pelo IBGE em 2017-2018

O professor Eduardo Nilson, também pesquisador do Nupens e autor do artigo, ressalta que as informações recentes, de 2017/2018 mostram que houve um aumento de consumo de 20% de calorias vindas de ultraprocessados em relação ao mesmo tipo de levantamento realizado em 2007/2008, também pelo IBGE.

O aumento de consumo de ultraprocessados está associado a 2 mil mortes evitáveis a cada ano. Para evitar esse aumento, o consumo deveria ter permanecido igual ao da década passada e não aumentado em 20%.”

Quadro de ultraprocessados – Foto: NEPA/Unicamp

Ainda segundo Eduardo Nilson, este aumento se deve a uma série de fatores, como as campanhas de marketing em torno desses alimentos e à maior subida de preços dos produtos frescos em relação aos ultraprocessados. Além disso, ele aponta, “a substituição aconteceu em todos os grupos da sociedade, independente da renda. Mas tem mais impacto na população vulnerável. O macarrão instantâneo e o biscoito recheado são alimentos-símbolo dessa situação.”

Foto: Reprodução/Guia Alimentar da População Brasileira

O artigo também faz um cálculo de quantas mortes poderiam ser evitadas em diferentes cenários de diminuição do consumo de ultraprocessados (ver tabela). Com a redução para 10% das calorias diárias consumidas em ultraprocessados, 3.500 pessoas não morreriam de doenças crônicas ao longo do ano. E esse número aumenta à medida que se diminui a quantidade de ultraprocessados ingeridos. 

Estimativa de mortes prematuras evitadas por cenários de redução da contribuição energética percentual de alimentos ultraprocessados ​

Sexo

Redução de 10%

Redução de 20%

Redução de 50%








Homem

3500

7100

17400








Mulher

2400

4800

11900








Total

5900

12000

29300








Adaptado do artigo original.

 

*Ana Fukui é bolsista do projeto Mídia Ciência Fapesp/FMUSP

O artigo Premature Deaths Attributable to the Consumption of Ultraprocessed Foods in Brazil foi publicado no American Journal of Preventive Medicine.

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 



Ilustrações: Silvana Santos