Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Ações e projetos inspiradores
30/05/2023 (Nº 83) PROJETO ‘O MAR COMEÇA AQUI’ CONVIDA ESTUDANTES A DESENHAR EM RUAS E BUEIROS PRÓXIMOS A ESCOLAS
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4517 
  

PROJETO ‘O MAR COMEÇA AQUI’ CONVIDA ESTUDANTES A DESENHAR EM RUAS E BUEIROS PRÓXIMOS A ESCOLAS

 18 de maio de 2023  Sabrina Pires

Olhar para um bueiro de um jeito diferente. E conseguir imaginar até onde chega o que entra naquele vão. Arte e conscientização ambiental de mãos dadas para celebrar o Dia Mundial dos Oceanos, celebrado todos os anos em 8 de junho.

Essa é a proposta da campanha O Mar Começa Aqui. O Mar Começa Em Ti, direcionada para escolas e estudantes de todo o Brasil.

Como ainda faltam 20 dias para a efeméride, dá tempo de todos se prepararem para as atividades, que incluem o desenvolvimento de tintas não poluentes.

A campanha é da organização planetapontocom que propõe que, até a data comemorativa, estudantes façam intervenções artísticas nas ruas e nos bueiros próximos às escolas como trabalho de conscientização sobre o lixo na natureza e publiquem nas redes sociais com a hashtag #OMarComeçaAqui.

A conscientização sobre a importância de manter as cidades limpas e do impacto que o lixo causa nas ruas, inclusive nos oceanos, é uma lição de cidadania, afirma Silvana Gontijo, presidente da ONG.

Quanto antes crianças e adolescentes se entenderem como protagonistas das cidades, melhor para o meio ambiente”, completa a educadora.

A ideia é usar tintas que não sejam tóxicas à natureza e sejam produzidas na própria comunidade escolar a partir de amido de milho, água e corante (veja a receita no final deste post).

Estima-se que cerca de 80% do lixo nos mares é resultado de detritos lançados nas ruas e rios.

O resultado das ações será divulgado no Facebook e no Twitter, e em exposição virtual promovida pela Revista planetapontocom, disponibilizada gratuitamente para professores de todo o país.

A atividade é inspirada no projeto O mar começa aqui (que cedeu a foto que ilustra este post) promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) desde 2020, que mobiliza escolas de diferentes cidades em Portugal na conscientização da conservação de recursos hídricos e de todo ecossistema que os engloba.

Inscreva-se pelo e-mail: contato@planetapontocom.org

Agora, anote a receita da tinta atóxica:

Ingredientes:
– 1 copo de água
– 1 colher de sopa de amido de milho
– Gotas de corante ou gelatina (para dar cor à tinta).

Dissolva o amido de milho no copo de água. Em uma caneca ou panela, leve ao fogo e mexa até cozinhar e ficar transparente. Escolha a cor do corante (ou gelatina), pingue algumas gotas e mexa. Está pronta a tinta sem agrotóxicos!

Fonte: https://conexaoplaneta.com.br/blog/projeto-o-mar-comeca-aqui-convida-estudantes-a-desenhar-em-ruas-e-bueiros-proximos-a-escolas/



Ilustrações: Silvana Santos