Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Notícias
30/05/2023 (Nº 83) SAGA, AGENDA GEEK E COLÉGIO PENTÁGONO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4534 
  

SAGA, AGENDA GEEK E COLÉGIO PENTÁGONO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Publicado por Macaos

26/05/2023

SAGA e Agenda Geek lançam projeto com Colégio Pentágono de Santo André para promover educação ambiental e descarte de lixo eletrônico

Nova edição do Coleta Geek terá gincana com desafios ambientais, torneios de eSports e atividades relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (17 ODS); unidades do Colégio Pentágono que atingirem metas poderão ganhar oficinas gratuitas, bolsas de estudo e periféricos gamer da SAGA.

A SAGA, maior rede de escolas de games e arte digital do Brasil, acaba de anunciar sua participação e grande apoio à 1ª Coleta Geek do Colégio Pentágono, uma iniciativa criada pela Agenda Geek que visa ajudar na preservação do planeta por meio de ações ligadas a sustentabilidade, games e educação. A ação, implementada com sucesso em outras escolas particulares e públicas da rede estadual do ABC, agora será voltada às unidades do Colégio Pentágono localizadas em Santo André.

Os alunos das escolas participantes vão integrar uma gincana com desafios ambientais, torneios de esportes eletrônicos e atividades relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (17 ODS). Na primeira fase, terão até o fim da gincana para se mobilizarem e recolherem o maior número de equipamentos e componentes eletroeletrônicos danificados ou não utilizados – como celulares, carregadores, monitores, cabos, fones de ouvido e pilhas usadas – e descartá-los, de forma correta, em caixas coletoras instaladas em cada um dos colégios participantes.

A Coleta Geek pretende aproveitar o interesse dos jovens pela tecnologia para conscientizar e reforçar conceitos de preservação ambiental, já que 87% da população brasileira possui algum tipo de lixo eletrônico parado em casa, e apenas 3% dos mais de 2 milhões de toneladas anuais de lixo eletrônico são descartadas corretamente, de acordo com pesquisa da Green Eletron, realizada em 2021”, diz Fabiano Holtsmann, idealizador da iniciativa e relações institucionais da SAGA. “O gatilho de metas e recompensas será um propulsor para gerar o engajamento dos jovens, de suas famílias e da escola. Para encerrar a iniciativa, realizaremos um grande evento que contará com a presença dos alunos e seus familiares para receberem os prêmios conquistados de acordo com o volume de lixo eletrônico descartado.”

O Colégio Pentágono acredita na educação ambiental como um dos pilares da sociedade atual, portanto o objetivo dessa parceria é engajar nossos estudantes a estarem cada dia mais conscientes de suas ações e mostrar a eles como a tecnologia apresenta diversas possibilidades para o futuro e importância para o cotidiano. O Pentágono busca estimular os jovens a espalharem essa causa e estarem cada vez mais engajados com o futuro do meio ambiente”, reforça Conrado Buissa, diretor do Colégio Pentágono.

Recompensas da gincana

Cada quilo de lixo eletrônico coletado ao final da gincana será transformado em pontos, e as escolas e os alunos receberão premiações de acordo com as metas alcançadas. Como parte da iniciativa, a escola SAGA, principal apoiadora da Coleta Geek do Pentágono, dará aos alunos diferentes recompensas, de acordo com a quantidade coletada. A SAGA ainda abrirá 800 vagas gratuitas para cursos rápidos, que serão oferecidas como premiação aos estudantes das unidades que atingirem a meta de 1 tonelada na gincana.

Esses cursos rápidos de games, animação, arte digital e eSports introduzem os alunos nessas áreas de interesse, são ideais para quem, além de jogar, quer desenvolver seu próprio game, se tornar um pro player ou se especializar na parte artística”, destaca Fabiano. As oficinas da SAGA oferecidas gratuitamente para os alunos participantes da Coleta Geek são:

•        Introdução aos games

Oferece as primeiras noções da ferramenta Unreal Engine, usada em jogos de franquias consagradas, como Fortnite, Mortal Kombat e Mass Effect. O aluno terá uma compreensão das mecânicas básicas, do sistema e do protótipo de jogo.

•        Introdução à animação 2D

Perfeito para quem sonha em ser motion designer, o curso apresenta as inúmeras possibilidades oferecidas pelo software After Effects. A área é uma das mais requisitadas no mercado de desenvolvimento de jogos eletrônicos.

•        Introdução ao Photoshop

O aluno aprenderá a editar imagens e explorar a sua criatividade com a ferramenta Photoshop, o editor de imagens mais utilizado na indústria criativa. Inclusive, será ensinado como criar uma animação usando a técnica Cinemagraph.

•        Warmup Fornite

Introdução ao curso voltado à preparação de alunos para o desafio de ser um atleta profissional de eSports, focando no jogo Fortnite. Demonstra aos estudantes como os jogos eletrônicos podem ser uma possibilidade real de carreira e uma ferramenta social transformadora.

Na gincana, os colégios poderão receber outros quatro níveis de premiação. A primeira, para as unidades que coletar cinco toneladas de eletrônicos, terá não só os cursos introdutórios já mencionados, mas outras quatro bolsas VIP de cursos completos da SAGA, que serão sorteadas entre os alunos.

Depois, os colégios que coletarem dez toneladas poderão sortear cinco vouchers para os seus alunos com o tema do curso de sua preferência mais o Midjourney, famosa ferramenta de Inteligência Artificial que fará a arte para ele. Além disso, o aluno receberá um Voucher da PRINTI, marca parceira do projeto, para imprimir sua arte digital.

Já as escolas que atingirem 15 toneladas, receberão da SAGA os mesmos prêmios mais cinco conjuntos de periféricos gamer, com mouse, mousepad, teclado e headset, que serão sorteados aos seus alunos. Por fim, se as unidades coletarem incríveis 20 toneladas, elas também ganharão um notebook gamer para sortear entre os estudantes do colégio.

Disputas de games com perfil competitivo

Além da gincana de coleta com metas e premiações acumulativas, a SAGA realizará torneios de eSports entre os alunos dos colégios participantes, que disputarão partidas de dois games com perfil competitivo.

A competição terá início em junho, e os alunos poderão se inscrever no site da Agenda Geek. “Com essa combinação entre jogos e meio ambiente, a SAGA pretende estimular o engajamento dos alunos como parte de suas comunidades escolares, adicionando um senso maior de responsabilidade individual e coletiva sobre preservar o nosso planeta”, explica Fabiano.

Além da ONG Agenda Geek e da SAGA, a 1ª Coleta Geek do Pentágono conta com o apoio da BrasilReverso, empresa de gerenciamento de descartáveis que fará a coleta e pesagem nas duas unidades participantes, e da Green Eletron, gestora para logística reversa de eletrônicos.

Escolas, universidades e organizações que desejarem promover campanhas como esta de conscientização e descarte de lixo eletrônico, podem entrar em contato com o Fabiano Holtsmann pelo e-mail: fabiano.holtsmann@associacaotryade.org ou pelo WhatsApp: (11) 991-913-555.

Fonte: SAGA, Agenda Geek e Colégio Pentágono na educação ambiental (estacaonerd.com)

Ilustrações: Silvana Santos