Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Notícias
30/05/2023 (Nº 83) ESCOLAS AMBIENTAIS DE SÃO JOSÉ SÃO FINALISTAS NO PRÊMIO NANA MININNI MEDINA
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4535 
  

ESCOLAS AMBIENTAIS DE SÃO JOSÉ SÃO FINALISTAS NO PRÊMIO NANA MININNI MEDINA

Resultado será anunciado em 2 de junho, no final da Conferência Internacional de Educação Ambiental

25 de maio de 2023

Pelo segundo ano consecutivo, o Centro Municipal de Educação (CME) Ambiental Escola do Mar e a Escola Municipal do Meio Ambiente (EMMA), de São José, tiveram projetos selecionados para concorrer ao Prêmio Nana Mininni Medina de Educação Ambiental.

A iniciativa vai premiar as melhores práticas em Educação Ambiental do país nas categorias: Educação Ambiental Formal e Educação Ambiental Não Formal. Os dois vencedores, um de cada categoria, serão conhecidos em cerimônia no dia 2 de junho, na Casa das Artes, em Bento Gonçalves (RS).

O CME Ambiental Escola do Mar concorre com o projeto “Robótica Educacional e Meio Ambiente”. O projeto descreve o curso de robótica, desenvolvido pelo professor André Roberto da Silva Colla no 2º semestre de 2022 com os alunos do 8º ano do CEM Escola do Mar Flávia Scarpellli Leite.

O curso, que segue com novas turmas neste ano, objetiva trabalhar a educação ambiental utilizando a robótica educacional em conjunto com demais ferramentas tecnológicas, como plataformas on-line, realidade virtual, realidade aumentada e impressão 3D, na promoção de práticas educativas que atinjam diferentes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Entre os ODS abrangidos estão: ODS 4 – Educação de Qualidade; ODS 7 – Energia Acessível e Limpa; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima; ODS 14 – Vida na Água; ODS 15 – Vida Terrestre. “Como produto final do curso, realizado em 2022, os alunos construíram protótipos de robôs para solução ou mitigação de problemáticas ambientais, a exemplo de: robô de monitoramento de temperatura, robô de irrigação, robô armadilha fotográfica móvel e robô coletor de resíduos”, explicou o professor.

Já a Escola do Meio Ambiente apresentou o projeto “Relato de experiência com estudantes da rede pública de ensino de São José”, contando sobre as ações desenvolvidas durante os 23 anos de atuação. Ao longo desses anos, a escola desenvolveu diversas atividades relacionadas com a educação ambiental e alcançou importantes resultados.

Localizada dentro do Parque Ambiental dos Sabiás, no bairro Forquilhas, a EMMA conta com trilha interpretativa no bioma Mata Atlântica, horta medicinal, residuário, compostagem, minhocário, além de realizar a coleta e análise da água do Rio Três Henriques e Rio Forquilhas periodicamente.

Atualmente está iniciando um projeto com abelhas sem ferrão, hotel de insetos, oficinas de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e estudo sobre a geodiversidade de São José. “As atividades estão alinhadas com os componentes curriculares do currículo do território josefense e com os ODS. Temos o compromisso de desenvolver projetos que possibilitem que o estudante seja capaz de tornar-se um agente de mudanças e assim assuma seu papel como um cidadão responsável e atuante na comunidade onde mora ou estuda”, frisou a diretora da Escola, Cinthya Regina Persike.

As duas escolas de educação ambiental fazem parte da estrutura da Prefeitura de São José e atendem estudantes da rede municipal de ensino de São José mediante agendamento.

Premiação

O nome do prêmio é uma homenagem a Nana Mininni Medina (in memoriam), figura exponencial em sua contribuição à educação ambiental no Brasil e no exterior, especialmente na formação de professores.

A solenidade integra a programação da Conferência Internacional de Educação Ambiental (CIEDUCA). ( https://www.institutoventuri.org.br/web/index.php/cieduca ) Durante a conferência serão apresentadas e divulgadas experiências de educação ambiental, existentes no Brasil, na área de educação formal e no ambiente empresarial, bem como a produção de subsídios teórico-práticos para orientar as ações de educação ambiental relacionadas com a implementação dos ODS.

Fonte: Escolas ambientais de São José são finalistas no Prêmio Nana Mininni Medina – Prefeitura Municipal De São José (saojose.sc.gov.br)

Ilustrações: Silvana Santos