Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Notícias
30/05/2023 (Nº 83) PROJETO VERDE-ÁGUA ESTÁ ENTRE OS SELECIONADOS PARA O PRÊMIO INOVAÇÃO SOCIAL AMANCO
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4536 
  

PROJETO VERDE-ÁGUA ESTÁ ENTRE OS SELECIONADOS PARA O PRÊMIO INOVAÇÃO SOCIAL AMANCO

Projeto tem como objetivo promover uma destinação alternativa dos efluentes gerados no bairro

Forma1

Enactus Mauá

Crédito: Divulgação

A entidade estudantil Enactus Mauá, do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), tem feito a diferença na comunidade e na região de São Paulo e algumas cidades do ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul). Entre as ações que a entidade está implementando nas comunidades, está o Projeto Verde-Água, que visa democratizar o acesso ao saneamento básico para a população em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Sob a presidência de Manoela Sefrin Negro e Gustavo Almeida como vice-presidente, ambos alunos do terceiro ano do curso de Engenheira de Produção, a Enactus Mauá atua em projetos que vão ao encontro das diretrizes da Enactus internacional e do Brasil. A orientação para todos os projetos é para atenderem as necessidades de comunidades carentes em três pilares: pessoas (empoderamento e desenvolvimento da comunidade); planeta (preservação do meio ambiente ou não agressão a ele) e prosperidade (geração de renda). Além disso, é o único polo dentro da Mauá que combina inovação, sustentabilidade e empreendedorismo social.

O Projeto Verde-Água, por meio da instalação de biodigestores ecológicos e inovadores, além da filtração de águas cinza, assegura melhor qualidade de vida à comunidade, uma vez que proporciona destinação alternativa dos efluentes gerados no bairro  e, com isso, evita o descarte indevido na represa da região, além de viabilizar um reequilíbrio do ecossistema aquático”, detalha Manoela. Ela também lembra a importância do Projeto Semear que promove a educação ambiental nas escolas públicas de ensino infantil, com a implementação de horas ecopedagógicas, trazendo os conceitos de ecologia para a prática.

Gustavo Almeida ainda menciona que todas as entidades estudantis Enactus, existentes em diversas partes do mundo, devem atender em seus projetos a pelo menos um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, cujo  foco é priorizar ações para contribuir com a resolução de problemas atuais do mundo, nos quesitos:  pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias.

Devido à importância para o meio ambiente, o Projeto Verde-Água foi selecionado para concorrer ao Prêmio Inovação Social Amanco 2023, cujo resultado sairá em julho, no Evento Nacional Enactus Brasil, a competição brasileira das Enactus. A equipe campeã é a que mais impacta suas comunidades no período de um ano. Em 2023,  a premiação vai dar visibilidade a tecnologias que contribuam com o ODS 6 “Água potável e saneamento”, que aborda problemas como tratamento de esgoto e acesso à água”, detalha Almeida.

Enactus

A Enactus Brasil é parte de uma organização internacional sem fins lucrativos, com sede nos Estados Unidos e presença em 33 países, dedicada a inspirar jovens universitários a melhorar o mundo por meio da Liderança Empreendedora e com soluções de impacto socioambiental para comunidades, empresas parceiras, além da formação de novas gerações de líderes comprometidos em construir um mundo melhor e um país mais justo.

Todos os alunos da Mauá, desde o primeiro ano e de todos os cursos, podem-se candidatar para fazer parte da equipe da Enactus. Em todo começo de ano letivo, há um processo seletivo e, se necessário, uma nova seleção é realizada no meio do ano. Neste momento, o nosso grupo conta com cerca de 30 alunos, com uma estrutura montada em diversas áreas, como marketing, financeiro, gestão de talentos e prospecção de projetos, lideradas por um diretor em cada setor. Temos o nosso espaço no campus, para traçar estratégias e ações, além de promover encontros semanais para o planejamento e execução dos objetivos”, conclui Manoela.

Fonte: Projeto Verde-Água está entre os selecionados para o Prêmio Inovação Social Amanco (abcdoabc.com.br)

Ilustrações: Silvana Santos