Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Culinária
30/05/2023 (Nº 83) RECEITAS SUSTENTÁVEIS: NÃO DESPERDICE INGREDIENTES NA COZINHA
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4543 
  

RECEITAS SUSTENTÁVEIS: NÃO DESPERDICE INGREDIENTES NA COZINHA

Por Redação Pensamento Verde

24 de setembro de 2013

Foto: verdemusgoecologia

Você sabia que de todos os alimentos produzidos na Europa, um terço deles vai para o lixo? E que o Brasil não fica muito atrás nesta estatística, ficando entre os dez países que mais desperdiçam comida no mundo? Sabia também que aproximadamente 35% de nossa produção agrícola, o que equivale a mais de 10 milhões de toneladas de alimentos e poderia alimentar 54 milhões de brasileiros, é descartada? E mais ainda, segundo dados da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 30% dos alimentos presentes numa casa brasileira acabam no lixo.

Se você ficou assustado com estes números e quer fazer alguma coisa para ajudar a diminuir o desperdício de alimentos, fique despreocupado, pois você pode! Confira abaixo algumas dicas de receitas sustentáveis que além de terem um fácil preparo, são saborosas e nutritivas:

Patê de beterraba

Ingredientes:

Talos de beterraba a gosto

1 colher de sopa de óleo

½ cebola

1 dente de alho

1 porção de ricota

Modo de Preparo:

Pique os talos de beterraba e refogue-os em uma panela com o óleo, cebola e alho. Misture a ricota até chegar ao ponto de purê. Deixe esfriar e sirva com torradas.

Foto: cantinhovegetariano

Pizza Fingida

Ingredientes:

3 pães amanhecidos e fatiados

1 xícara de chá de molho de tomate

2 ovos

Cebola, salsinha e azeitonas picadas a gosto

Sal a gosto

Modo de preparo:

Sem untar, forre uma forma com as fatias de pão. Espalhe o molho sobre elas, a cebola, salsinha e azeitona. Na batedeira, faça claras em neve e, depois bata as gemas junto. Cubra os pães com esse creme. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 20 minutos.

Foto: nutribrazil

Suco de Casca de Manga

Ingredientes:

Casca de 3 mangas maduras e grandes

1 litro de água

Modo de preparo:

Bata as cascas no liquidificador com apenas 500 ml de água até triturar bem – assim se obtém uma grande quantidade de nutrientes. Coe, ponha o restante da água na jarra, adoce a gosto e mexa com uma colher.

Foto: dietabilidade

Bolinho de Arroz Assado

Ingredientes:

2 xícaras de chá do arroz que sobrou do jantar ou almoço

1 colher de sopa de cebola picada

1 dente de alho picado

2 colheres de sopa de salsinha picada

2 ovos

1 xícara de chá de farinha de trigo

Sal a gosto

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes num pote e misture com as mãos até formar uma massa homogênea. Faça pequenos bolinhos e coloque-os num refratário untado com óleo. Asse em forno médio por 30 minutos.

Foto: clicrbs

Panquecas Verdes

Ingredientes:

1 xícara de talos de brócolis

1 xícara de chá de leite

¾ de xícara de chá de farinha de trigo

2 ovos

1 colher de sopa de margarina

Sal a gosto

Modo de preparo:

Bata os talos com o leite no liquidificador. Passe a mistura numa peneira e leve novamente ao liquidificador com o restante dos ingredientes. Unte uma frigideira com óleo e coloque a massa com o auxílio de uma concha. Deixe-a assar até obter uma cor dourada, vire-a e coloque o recheio de sua preferência.

Foto: metacolher

Geleia de Casca de Mamão

Ingredientes:

1 mamão médio

Açúcar

Água

Modo de preparo:

O mamão deve ser bem lavado e descascado. Coloque as cascas numa panela com água suficiente para cobri-las, e leve ao fogo deixando cozinhar bem. Retire do fogo quando as cascas estiverem desmanchando, e passe-as na peneira. Com a massa restante, meça-a e adicione metade da medida de açúcar, levando ao fogo novamente até se obter uma consistência gelatinosa.

Foto: aprenderafazer

Não desperdice o que pode ser aproveitado! Procure utilizar nas receitas as partes não convencionais de ingredientes, que normalmente são descartados, tais como cascas, talos, folhas e sementes. Quanto melhor os alimentos são aproveitados, menor é a necessidade de produção e a quantidade de matéria-prima retirada da natureza. Com o aproveitamento integral, também se contribui para gerar menos resíduos e aproveitar as vitaminas e minerais presentes em todo o alimento.

Fonte: https://www.pensamentoverde.com.br/dicas/receitas-sustentaveis-nao-desperdice-ingredientes-cozinha/



Ilustrações: Silvana Santos