Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Notícias
14/03/2024 (Nº 86) DMAE SE DESTACA NACIONALMENTE COM AÇÕES QUE PROMOVEM A SUSTENTABILIDADE
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4713 
  

DMAE SE DESTACA NACIONALMENTE COM AÇÕES QUE PROMOVEM A SUSTENTABILIDADE

Referência nacional de saneamento no ranking do Trata Brasil, a autarquia investiu também em ampliação de rede de água, tratamento de esgoto e inovações em 2023

28 DE DEZEMBRO DE 2023

 

As obras e ações desenvolvidas pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), neste ano, priorizaram promoção da sustentabilidade, garantia de segurança hídrica e qualidade de vida aos moradores de Uberlândia. A cidade segue como referência nacional em saneamento, como terceiro melhor do país, de acordo com o ranking 2023 divulgado pelo Instituto Trata Brasil. O município, que obteve nota máxima em 11 dos 12 indicadores avaliados, é o melhor do Estado desde 2009, quando o estudo foi lançado.

Para atender aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), foi criada uma comissão especial que realiza levantamentos de ações e metas já praticadas pelo Dmae relacionadas à sustentabilidade. Paralelo a este trabalho, várias novas ações foram colocadas em prática, como a migração da energia elétrica utilizada na autarquia para fonte 100% renovável, início do estudo técnico para produção de fertilizante e energia a partir do lodo de esgoto na ETE Uberabinha, ampliação da coleta seletiva que passou a atender 100% da cidade e aquisição dos primeiros veículos sustentáveis para substituir a frota leve. Outro destaque importante neste ano, relacionado à sustentabilidade, foi a premiação nacional do documentário “Sustentabilidade, desafio de todos” com o Troféu Seriema – Categoria Imprensa.

O diretor-geral do Dmae, Renato Rezende, afirma que garantir a segurança hídrica, fornecendo água de qualidade à população atual e futura de Uberlândia, incentivando inclusive novos empreendimentos, é também prioridade para o governo sob a gestão do prefeito Odelmo Leão. “Neste ano, já instalamos mais de 15 mil metros de novas redes de água para interligar reservatórios e as Estações de Tratamento de Água, Capim Branco, Sucupira e Bom Jardim”, relatou.

Para ampliar a eficiência e capacidade de tratamento de esgoto, foi iniciada a reforma, ampliação e adequações tecnológicas na ETE Uberabinha, já está sendo monitorada remotamente, por meio de telemetria, 36 Elevatórias de Esgoto e também foi realizada uma capacitação técnica para incentivar estabelecimentos comerciais a reduzirem a carga poluidora de fator k, referente à emissão de efluentes na rede de esgoto.

Confira as principais ações de promoção à sustentabilidade

Programa Escola Água Cidadã (PEAC) atendeu mais de 43 mil pessoas em 2023 com ações de educação ambiental em escolas, instituições e eventos.

Implantação do Programa de Compostagem, com disponibilização de cartilha online com métodos de compostagem e realização de oficinas em escolas e instituições.

Coleta Seletiva passa a atender 100% da cidade e alcança uma média mensal de mais de 355 toneladas de recicláveis.

Realização da Semana da Reciclagem no mês de maio com ações de educação ambiental e sustentabilidade.

Programa Buriti realiza plantio de 49 mil mudas nativas do cerrado, totalizando mais de 570 mil  mudas e preservação, com cercamento, de aproximadamente 6,9 mil hectares de APPs, desde 2008 (criação do programa).

Mapeamento dos pontos de logística reversa instalados em empresas e instituições da cidade.

Início do projeto pioneiro de planta industrial para produção em larga escala de energia e fertilizante a partir do lodo de esgoto, com a contratação de estudo técnico.

Criação da comissão sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030 da ONU para mensurar e ampliar o impacto de suas atividades conforme os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O documentário “Sustentabilidade, desafio de todos”, lançado em maio deste ano, é premiado com o Troféu Seriema – categoria imprensa, pela Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), com o apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), no qual participaram projetos de todo o país.

Aquisição dos primeiros 10 veículos sustentáveis para compor frota leve. São 10 motos elétricas com bagageiro, para atender as demandas da população.

Renovação da frota da coleta de lixo convencional,substituindo 25 veículos por modelos mais novos, eficientes e menos poluentes.

Assinatura da Ordem de Serviço para migração da energia elétrica da autarquia para fonte 100% renovável. A contratação, feita no Ambiente de Contratação Livre (ACL) com Cemig Geração e Transmissão S.A, prevê uma economia de aproximadamente R$ 70 milhões em cinco anos.

Realização e apoio a eventos que promovem a sustentabilidade, em parceria com o Sebrae e outras instituições.

Confira as principais obras, melhorias e inovações realizadas em 2023

Instalação de 3.200 metros de adutora que interliga o Centro de Reservação Santo Inácio ao Centro de Reservação Canaã.

Interligação da nova adutora de 1,5 mil metros instalada na avenida Rondon Pacheco, entre a avenida Francisco Galassi e o viaduto da rua Duque de Caxias.

Instalação mais de 2,4 mil metros da adutorade interligação entre o reservatório do Alvorada e a câmara de transição da ETA Capim Branco

Ampliação da rede de drenagem pluvial do Guaranipara aumentar a captação de água de chuva nas vias do bairro e prevenir alagamentos

Instalação de 1,2 mil metros da nova adutora entre o Centro de Reservação São Jorge e a ETA Bom Jardim

Início da reforma e ampliação da ETE Uberabinha, com a construção do 13º novo reator, retrofit dos outros 12 e adequações tecnológicas no local.

Construção de sanitários públicos e instalação de bebedouros na área externa da ETA Sucupira

Instalação de 4,5 mil metros de tubulação em polietileno de alta densidade (PEAD) para interligação entre a ETA Sucupira e o Centro de Reservação do São Jorge.

Início das obras de instalação de mil metros de rede de água tratada no bairro Tocantins para melhorar o abastecimento no local.

Ampliação da rede de água do bairro Nossa Senhora dasGraças com instalação de 700 metros de nova adutora

Instalação de novo poço artesiano no distrito de Cruzeiro dos Peixotos com 250 metros de profundidade e capacidade para aduzir até 23 mil litros por hora.

Instalação de 300 metros de rede de água no bairro Marta Helena, para reforçar o abastecimento de água nos bairros da região.

Instalação de novo gerador na Estação de Tratamento de Água Bom Jardimpara garantir abastecimento e água mesmo com a queda de energia

Início da operação da nova elevatória de esgoto do bairro Aclimação.

Criação da Comissão Permanente para Levantar Dados, Processar e Criar Indicadores referentes à prestação de serviços do Dmae.

Criação de um novo canal de atendimento ao contribuinte por meio do WhatsApp para solicitações de serviços.

Dmae passa a contar com ouvidoria própria para atendimento aos contribuintes que pode ser feito presencialmente ou por meio do site da autarquia.

Instalação de Telemetria em 36 Estações Elevatórias de Esgoto para monitoramento remoto.

Fonte: Dmae se destaca nacionalmente com ações que promovem a sustentabilidade – Portal da Prefeitura de Uberlândia (uberlandia.mg.gov.br)

Ilustrações: Silvana Santos