Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dicas e Curiosidades
14/03/2024 (Nº 86) SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: UM COMPROMISSO COM O FUTURO DO PLANETA
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4743 
  

Uma prosa sustentável

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: UM COMPROMISSO COM O FUTURO DO PLANETA

08 DE JANEIRO DE 2024

Opa! Tudo verde? Bora pra mais uma Prosa Sustentável!

[...] A conscientização sobre a necessidade de preservar o meio ambiente e adotar práticas sustentáveis tem crescido significativamente nas últimas décadas. O termo "sustentabilidade ambiental" começou a ganhar destaque no mundo durante a década de 1980. Essa era foi marcada por crescentes preocupações globais sobre o esgotamento de recursos naturais, a degradação ambiental e as mudanças climáticas.

A expressão "sustentabilidade" começou a ser utilizada após a publicação do Relatório Brundtland em 1987, que definiu desenvolvimento sustentável como aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações atenderem às suas próprias necessidades. A motivação por trás do surgimento desse termo foi a compreensão de que as práticas de desenvolvimento e consumo estavam gerando impactos negativos significativos no meio ambiente.

Ser sustentável significa adotar comportamentos e práticas que buscam equilibrar as necessidades humanas presentes com a preservação dos recursos naturais e a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas. Isso envolve a consideração dos impactos ambientais, sociais e econômicos de nossas ações.

A sustentabilidade tornou-se uma peça-chave nos negócios modernos, vale ressaltar. Empresas estão reconhecendo que práticas sustentáveis não apenas contribuem para a preservação do planeta, mas também promovem a eficiência operacional, a inovação e a responsabilidade social corporativa. Clientes, investidores e funcionários estão cada vez mais valorizando empresas que demonstram um compromisso genuíno com a sustentabilidade.

Pessoas sustentáveis geralmente adotam um estilo de vida consciente, procurando minimizar seu impacto ambiental. Isso inclui escolhas conscientes de consumo, a preferência por produtos sustentáveis, a redução do desperdício, e o apoio a práticas de conservação ambiental. O nível de conscientização e adesão a práticas sustentáveis ​​pode ser influenciado por vários fatores, como educação, acesso a informações, políticas governamentais, e as condições econômicas e sociais do país. Estudos têm mostrado que indivíduos que adotam estilos de vida sustentáveis e conscientes muitas vezes experimentam maior satisfação pessoal. Contribuir para um mundo mais saudável e equilibrado pode proporcionar um senso de propósito e realização.

A geração Z, composta por indivíduos nascidos aproximadamente entre meados da década de 1990 e o início dos anos 2010, tem demonstrado, em muitos casos, um interesse e engajamento significativos em questões ambientais e sustentabilidade. No entanto, é importante reconhecer que as características de uma geração são generalizações e podem variar entre indivíduos. Alguns fatores que podem explicar o interesse da geração Z pela sustentabilidade incluem:

Acesso a informação: A geração Z cresceu em um ambiente onde a informação está facilmente acessível por meio da internet e das redes sociais. Essa exposição a informações sobre mudanças climáticas, poluição e outros problemas ambientais pode influenciar a conscientização e a ação em relação à sustentabilidade.

Consciência Social e Justiça Ambiental: Muitos jovens da geração Z demonstram uma forte preocupação não apenas com o meio ambiente, mas também com questões sociais e de justiça. A percepção de que as mudanças climáticas e a degradação ambiental afetam desproporcionalmente comunidades vulneráveis pode impulsionar o ativismo sustentável.

Inovação e Empreendedorismo Sustentável: A geração Z cresceu em uma era de rápido avanço tecnológico, e muitos são empreendedores e inovadores. Essa mentalidade empreendedora pode se traduzir em soluções criativas e sustentáveis para os desafios ambientais.

Preocupação com o futuro: A geração Z está enfrentando as consequências das ações insustentáveis das gerações anteriores, como mudanças climáticas e degradação ambiental. Essa realidade pode estar impulsionando um senso de urgência e compromisso com práticas mais sustentáveis.

 Dicas para praticar a sustentabilidade

1. Reduza o desperdício: Minimize o desperdício de alimentos, água e energia em sua casa.

2. Escolha produtos sustentáveis: Opte por produtos fabricados de maneira sustentável, feitos por empresas realmente comprometidas e que contenham materiais com menor impacto ambiental.

3. Utilize transporte sustentável: Dê preferência a meios de transporte mais ecológicos, como bicicletas, transporte público, veículos com menor emissão de gases poluentes ou caronas solidárias.

4. Recicle e reutilize: Pratique a reciclagem e a reutilização de materiais sempre que possível, reduzindo a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários.

 Ao adotar práticas sustentáveis, cada indivíduo contribui para a construção de um futuro mais equitativo e saudável para as gerações presentes e futuras.

Tudo verde sempre!

 

Alex Santos é CEO da EcoModas Soluções Sustentáveis

Contato: alex.santos@ecomodas.com.br - @alex.ecomodas

Fonte: Sustentabilidade ambiental: um compromisso com o futuro do planeta | Jornal A Voz da Serra

Ilustrações: Silvana Santos