Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Ações e projetos inspiradores
14/03/2024 (Nº 86) PROJETO LEVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A CRIANÇAS DE COMUNIDADE FINCADA EM RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4750 
  

PROJETO LEVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A CRIANÇAS DE COMUNIDADE FINCADA EM RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

12 de janeiro de 2024

Com o objetivo de sensibilizar crianças e jovens ribeirinhos sobre temáticas ambientais, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), a Dell Technologies e Intel promoveram a ação “Brincando na Floresta” na comunidade Boa Esperança, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Amapá, no município de Manicoré (distante 350 quilômetros de Manaus). 

O “Brincando na Floresta” impactou 190 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos de 11 comunidades próximas, com várias atividades sobre conservação da biodiversidade, produção de lixo, cuidados com a água, saúde, bem-estar, qualidade de vida, entre outros.

A ação faz parte da iniciativa “Pequenos Curupiras”, do projeto Dell Technologies Solar Community Hub, fomentado pela Dell Technologies e Intel. A unidade, localizada na comunidade Boa Esperança, oferece acessos a serviços como atendimento em telessaúde, monitoramento socioambiental, propostas educacionais com foco em empregabilidade, conectividade e Educação Ambiental para aproximadamente 1,6 mil pessoas na região da RDS do Rio Amapá. 

Com o desenvolvimento de diferentes atividades realizadas pelos Pequenos Curupiras, já foi possível beneficiar mais de 890 crianças, jovens e adultos. Entre os inúmeros resultados, destaca-se a produção de materiais pedagógicos que servem hoje tanto para o público infanto-juvenil, bem como para a formação continuada de professores, o uso de recursos para a alfabetização tecnológica e a utilização de estruturas físicas itinerantes para o desenvolvimento de atividades lúdicas.

As atividades do ‘Brincando na Floresta’ utilizaram a metodologia de aprendizagem por rotação, onde cada participante consegue aprender diversos temas em diferentes circuitos de forma prática. Além dos comunitários, sete professores que já passaram por oficinas de formação continuada no eixo Pequenos Curupiras também participaram das atividades.

Ações como essa contribuem no desenvolvimento de habilidades e competências sociais e ambientais, aproximando a comunidade de temas importantes para a manutenção do nosso bioma, além de gerar criatividade, autonomia e protagonismo dos participantes”, explicou a supervisora do Subprograma de Educação Ambiental da FAS, Iarima Lopes. 

A professora de Educação Infantil da comunidade Água Azul, Francineia Costa de Souza, foi uma das participantes do ‘Brincando na Floresta’. Ela descreve a experiência como enriquecedora para sua formação enquanto docente.

Já é a segunda oficina que participo: a primeira foi a de formação de professores e, para mim, foi muito proveitosa porque, enquanto educadores, temos que trabalhar temáticas ambientais em sala de aula, pois são coisas que fazem parte do dia a dia dos nossos alunos. Participar das oficinas só melhora a qualidade de ensino e a minha forma de ensinar”, declarou a professora. 

Sobre o Projeto Dell Technologies Solar Community Hub

O Projeto Dell Technologies Solar Community Hub tem como objetivo geral desenvolver uma estratégia de grande escala para a Amazônia profunda baseada em pólos multifuncionais de conectividade, como uma plataforma de apoio ao desenvolvimento sustentável de comunidades. Tem como parceiros principais a Dell Technologies, Intel e Computer Aid. 

Entre os  serviços ofertados estão promover cursos de educação complementar e cursos de capacitação profissional (qualificar jovens e adultos para a geração de renda com foco e acesso à tecnologia), além de realizar serviços em saúde.

A estrutura física, composta de dois containers com laboratório de informática, sala para atendimento em saúde e espaço para cursos com internet e energia solar foi instalada na Comunidade Boa Esperança. O espaço visa atender também às comunidades adjacentes (Água Azul, Urucury e Santa Maria), além de outras comunidades que fazem parte da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Amapá, no município de Manicoré.

Sobre a Dell Technologies 

A Dell Technologies (NYSE: DELL) ajuda organizações e indivíduos a construir o próprio futuro digital e a transformar a maneira como trabalham, vivem e se divertem. A empresa oferece aos clientes o portfólio de tecnologia e serviços mais amplo e inovador do setor para a era dos dados. 

Sobre a Intel

A Intel (Nasdaq: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, possibilitando o progresso global e tornando a vida mais rica. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar os clientes a enfrentarem seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência na nuvem, rede, borda e todo tipo de dispositivo de computação, liberamos o potencial dos dados para transformar os negócios e a sociedade para melhor. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br. © Intel Corporation. Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Em 2023, a instituição completa 15 anos de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021.

Fonte: Projeto leva educação ambiental a crianças de comunidade fincada em reserva de desenvolvimento sustentável – Blog do Hiel Levy

Ilustrações: Silvana Santos