Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Ações e projetos inspiradores
14/03/2024 (Nº 86) ESTUDO SOBRE INSETOS AQUÁTICOS NO PARQUE ESTADUAL CHANDLESS ESTIMULA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ACRE
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4752 
  

ESTUDO SOBRE INSETOS AQUÁTICOS NO PARQUE ESTADUAL CHANDLESS ESTIMULA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ACRE

O PEC é a maior Unidade de Conservação Estadual do Acre em área, ocupando 4% do Estado, nos municípios de Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira. COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA ACRE
15/01/2024 12:00

   

O Parque Estadual Chandlless (PEC) com sua riqueza, biodiversidade da fauna, flora, espécies endêmicas e todo o potencial que possui foi tema de um estudo com foco em insetos aquáticos que subsidiou o artigo 'A realidade do Parque Estadual Chandless e o seu potencial como área de estudos para a pesquisa de entomologia aquática no Sudoeste da Amazônia', publicado na revista Research, Society and Development.

O estudo foi feito pelo mestrando em Ciência, Inovação e Tecnologia para Amazônia (Cita), da Universidade Federal do Acre (Ufac), Valdemar de Matos Paula, e teve dentro de seu corpo de coautores os servidores da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) Flávia Dinah Rodrigues de Souza, gestora do parque, e o mestrando em ciências florestais Moises Parreiras Pereira.

Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema AC

O servidor da Sema, Moisés, afirmou que o acesso a informações por meio de artigos científicos pode inspirar a curiosidade científica e o interesse pela pesquisa entre membros da comunidade, especialmente as gerações futuras.

"A importância de abordar a temática dos insetos aquáticos e a ecologia da Floresta Amazônica, como mencionado no estudo realizado no Chandless, é fundamental por várias razões: conscientização ambiental e a disseminação dessas informações ajuda a população a entender a importância da preservação e conservação da biodiversidade local. Isso pode incentivar práticas sustentáveis e respeito pelo meio ambiente", acrescentou.

O autor do artigo, que também é biólogo, trabalha com ecologia de ecossistemas aquáticos e explicou que a importância do estudo é a de descrever, apresentar e fornecer à comunidade acadêmica e principalmente a leiga, o potencial que existe nas UCs na área da pesquisa da conservação.

"A principal intenção do trabalho foi instigar o conhecimento de algo nosso, para que, assim, possamos conservar e garantir para as gerações futuras, seja a diversidade de insetos aquáticos, como também os lagos, igarapés e bacias do local. É preciso conhecer para conservar e isso só é possível indo a campo, conhecendo e partilhando dados científicos com a comunidade de forma geral", finalizou.

Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema AC

Parque Estadual Chandlless

O PEC é a maior Unidade de Conservação Estadual do Acre em área, ocupando 4% do estado e fica localizado nos municípios de Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira. Faz fronteira com o Peru e possui peculiaridades ambientais, como o Centro de Dispersão do Bambu na Amazônia ocidental.

Fonte: Estudo sobre insetos aquáticos no Parque Estadual Chandless estimula educação ambiental no Acre - Portal Amazônia (portalamazonia.com)

Ilustrações: Silvana Santos