Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
14/03/2024 (Nº 86) E-BOOKS APRESENTAM A FAUNA DA COSTA DO BRASIL PARA CRIANÇAS. DOWNLOAD GRATUITO
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4755 
  

E-BOOKS APRESENTAM A FAUNA DA COSTA DO BRASIL PARA CRIANÇAS. DOWNLOAD GRATUITO

Publicado em 16 de Janeiro de 2024

[...] Uma boa opção para entreter e conscientizar as crianças é o e-book infantil Os crustáceos - Severina e Carlinhos, recém lançado pelo grupo de pesquisa Ecologia Humana do Oceano, do Departamento de Oceanografia e Ecologia. O e-book, que tem o objetivo de ensinar as crianças sobre o siri-azul e o caranguejo maria-farinha, integra uma trilogia digital voltada para crianças da primeira infância, também composta pelos livros Tom e Bel, os bebês golfinhos e Fafá e Juba, os bebês baleias, que apresentam a fauna da costa do Brasil, em especial a do Espírito Santo. Os três livros estão disponíveis para download gratuito. Clique aqui para baixá-los.

As publicações fazem parte do programa de Extensão Educação Ambiental, que tem o propósito de compreender questões ambientais unindo o conhecimento científico ao saber local de povos tradicionais para propor soluções para problemas ambientais envolvendo homem e natureza. As ações contam com a participação de diversos pesquisadores de instituições públicas e privadas; estudantes de graduação, mestrado e doutorado; além da colaboração de outras universidades e organizações não governamentais.

As publicações são fruto de pesquisas científicas sobre pesca artesanal, agricultura familiar, relação entre homem, fauna e flora, e impactos causados por indústrias. Além dos e-books infantis, o grupo também disponibiliza materiais pedagógicos, vídeos, cartilhas e gibis para que professores da educação básica os utilizem nas aulas. Todo o material, disponível no site do grupo de pesquisa, é elaborado com a temática ambiental para estudantes e ouvintes de qualquer curso que aborde a questão.

A coordenadora do grupo, Camila Zappes, destaca que tudo que é realizado através do ensino, da pesquisa e da extensão é executado em parceria, unindo conhecimento científico e conhecimento tradicional de comunidades pesqueiras artesanais e de agricultores familiares: “Não existe aquela educação ambiental de cima para baixo, é uma sensibilização ambiental construída com esses envolvidos”, afirma, ressaltando que há uma participação significativa de gestores públicos do estado do Espírito Santo.

Além do site, o material produzido pelo grupo pode ser acessado por meio do perfil no Instagram e do canal no YouTube.

 

Texto: Thaísa Mascarenhas (bolsista de projeto de Comunicação) 
Edição: Thereza Marinho

Fonte: E-books apresentam a fauna da costa do Brasil para crianças. Download gratuito | Ufes

Ilustrações: Silvana Santos