Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Ações e projetos inspiradores
14/03/2024 (Nº 86) IDOSOS DO CRAS NOVO HORIZONTE RECEBEM ORIENTAÇÕES SOBRE CONSUMO CONSCIENTE
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4757 
  

IDOSOS DO CRAS NOVO HORIZONTE RECEBEM ORIENTAÇÕES SOBRE CONSUMO CONSCIENTE

Melissa Jares/Assecom

janeiro 17, 2024

A secretaria municipal de Meio Ambiente (Semeia), por meio da Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal (ESEAHF), iniciou o calendário de atividades para este ano. E o primeiro evento foi realizado na manhã desta quarta-feira, 17, no Horto Florestal com uma palestra sobre ‘Consumo Consciente’ aos idosos do cras Novo Horizonte.

A intenção foi proporcionar uma experiência educativa e, principalmente, enriquecedora aos participantes chamando a atenção do grupo para uma reflexão: A importância e a necessidade de consumir bens e serviços de forma sustentável, respeitando o planeta.

De acordo com a diretora da Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal, Luzimar Oliveira, é preciso que todos estejam informados sobre os impactos que suas escolhas podem causar ao meio ambiente, além da forma adequada de descartar os resíduos em suas casas.

A escola tem esse papel de fazer a difusão dessas informações junto à sociedade. Vamos consumir somente aquilo que nós necessitamos para a nossa sobrevivência. Pensar no consumo, consumir adequadamente hoje para que as nossas gerações futuras também tenham a possibilidade de usufruir dos recursos naturais”, ressaltou Luzimar.

Rayane: “Educação é a ferramenta para transformar a sociedade” (Foto: Assecom)

A palestra foi ministrada pelas educadoras ambientais, Rayane Ribeiro e Joseane Silva, especialistas no tema.

Segundo Rayane Ribeiro, a educação é a ferramenta fundamental para transformar a sociedade. “Atualmente nós temos as crises climática e ambiental e nós precisamos resolvê-las. Elas têm várias causas, mas uma delas é o atual modelo de consumo que a gente pode chamar de consumismo. Por isso ações educativas voltadas para a sensibilização como uma forma de superar esse problema específico, são importantes em qualquer idade”, explicou.

O evento é uma oportunidade para a comunidade se envolver ativamente nesse diálogo em busca de melhorar o consumo consciente não apenas para beneficiar o meio ambiente, mas para contribuir para uma sociedade mais sustentável e equitativa”, concluiu a diretora.

Quem desejar fazer agendamento para palestra, visitação é só ligar para o número 3212-7559 ou enviar um e-mail para: semeia@riobranco.ac.gov.br.

O que é consumo consciente?

O consumo consciente é uma prática que visa a utilização dos recursos naturais e materiais de forma mais responsável e sustentável, levando em consideração os impactos sociais, ambientais e econômicos que são gerados em todo o ciclo de vida dos produtos e serviços.
Está relacionado ao impacto de cada escolha da sociedade para o meio ambiente e é uma forma de contribuir para a preservação dos recursos naturais e para a construção de uma sociedade mais equilibrada e justa.

Fonte: Idosos do Cras Novo Horizonte recebem orientações sobre consumo consciente – Prefeitura de Rio Branco

Ilustrações: Silvana Santos