Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Divulgação de Eventos
14/03/2024 (Nº 86) BRASIL RECEBERÁ CONGRESSO NACIONAL DE ESG E SUSTENTABILIDADE EM SETEMBRO
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4760 
  

BRASIL RECEBERÁ CONGRESSO NACIONAL DE ESG E SUSTENTABILIDADE EM SETEMBRO

Ana Virgínia Vilalva

19/01/2024

No cenário internacional, o Brasil se prepara para sediar o Congresso Nacional de ESG (Ambiental, Social e Governança) nos dias 11 e 12 de setembro deste ano. O evento, considerado um dos maiores no segmento na América Latina e destacado como o Principal Evento Pré-COP 30, será realizado no Centro de Convenções Rebouças, na cidade de São Paulo.

O congresso reunirá líderes empresariais, representantes governamentais, personalidades renomadas, investidores e profissionais engajados no debate sobre estratégias inovadoras, cases e práticas inspiradoras no campo da sustentabilidade e ESG. O objetivo é criar um espaço propício para a troca de ideias, aprendizado e networking entre os principais stakeholders interessados em consolidar a Sustentabilidade e o ESG como pilares fundamentais dos negócios modernos.

Com o respaldo das principais instituições do setor no Brasil, como a CNI - Confederação Nacional da Indústria, a CNC - Confederação Nacional do Comércio, a CACB - Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, além de outras organizações de destaque, o congresso visa promover a disseminação da cultura organizacional focada em ESG.

O tema central deste ano, "A Era da Jornada ESG - Impulsionando um Futuro Sustentável Diante dos Desafios de Governança Ambiental, Social e Corporativa", guiará as discussões durante os dois dias do evento. Participantes terão a oportunidade de assistir a palestras, painéis de discussão interativos e workshops práticos, todos voltados para explorar as melhores práticas e inovações no campo do ESG.

O congresso também destacará estudos de caso bem-sucedidos de empresas que incorporaram efetivamente princípios de ESG em suas operações e estratégias de negócios. Entre os temas a serem abordados estão a mitigação das mudanças climáticas, transição energética, energias renováveis, crédito de carbono, cidades sustentáveis, hidrogênio verde, inclusão social, saúde mental e bem-estar, diversidade e igualdade de gênero, responsabilidade social corporativa, direitos humanos, inteligência artificial e ESG, transparência corporativa, governança responsável, investimentos sustentáveis e a integração de metas ESG no cerne das operações organizacionais.

O Congresso Nacional de ESG conta com mais de 65 palestrantes confirmados, incluindo líderes de destaque como a Dra. Jeane Tsuitsui, Presidente do Grupo Fleury, Fabio Roth, CEO Grupo 5àsec Brasil, Luciano Ribeiro, Sócio Superintendente do Banco Itaú, entre outros.

Além das apresentações, o evento contará com uma área de exposição, proporcionando a empresas, instituições governamentais e organizações do terceiro setor a oportunidade de destacar seus casos e iniciativas de sustentabilidade e práticas ESG.

Cristiano Lagôas, presidente da Associação Brasileira de ESG, instituição realizadora do evento, ressalta a importância do congresso, afirmando que "a sustentabilidade e o ESG não são mais apenas uma escolha, mas uma questão de inteligência para as organizações que buscam prosperar e sobreviver em um mundo em constante mudança." Mais informações sobre o evento, incluindo detalhes sobre palestrantes, programação e expositores, estão disponíveis no site oficial do congresso.

Fonte: Brasil receberá Congresso Nacional de ESG e Sustentabilidade em Setembro | Let’s Go (letsgobahia.com.br)

Ilustrações: Silvana Santos