Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dúvidas
14/03/2024 (Nº 86) COMO O DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA AFETA O CLIMA?
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4761 
  

COMO O DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA AFETA O CLIMA?

Redação 20/01/2024

Como o desmatamento na Amazônia afeta o clima?

O desmatamento na Amazônia é um problema ambiental grave que afeta não apenas a biodiversidade da região, mas também o clima regional e global.

No entanto, quando a floresta é desmatada, ocorrem mudanças significativas no ciclo da água e na temperatura, o que pode ter consequências graves em todo o mundo.

A Amazônia é uma das regiões mais importantes do mundo em termos de regulação climática. A floresta tropical ajuda a regular o clima global, mantendo um equilíbrio delicado entre a evaporação, a transpiração e a precipitação.

Quando as árvores são cortadas, a umidade do solo é liberada para a atmosfera, causando um aumento na umidade relativa do ar. Esse aumento pode levar a um aumento na formação de nuvens e, consequentemente, a mais chuvas em algumas áreas e a uma diminuição em outras.

Além disso, a remoção da cobertura florestal reduz a capacidade da floresta de absorver dióxido de carbono da atmosfera. Com menos árvores para absorver o CO2, o excesso de gases de efeito estufa na atmosfera pode levar a mudanças climáticas significativas. A destruição da floresta amazônica tem sido responsável por uma grande parte das emissões de gases de efeito estufa nos últimos anos.

O desmatamento também pode afetar a temperatura do ar. A perda da cobertura vegetal pode aumentar a temperatura da superfície do solo, que por sua vez pode aumentar a temperatura do ar. Além disso, o aumento da umidade relativa do ar devido à perda de árvores pode levar a um aumento da nebulosidade e diminuição da radiação solar direta, o que pode resultar em temperaturas mais baixas em algumas áreas.

O desmatamento da Amazônia pode afetar o clima regional de várias maneiras. Em primeiro lugar, a floresta Amazônica libera grandes quantidades de água para a atmosfera por meio da transpiração das plantas. Esse processo ajuda a regular a umidade do ar na região e a formação de nuvens e chuva. Com o desmatamento, a quantidade de água que é liberada para a atmosfera é significativamente reduzida, o que pode levar a uma diminuição na quantidade de chuva e um aumento na temperatura.

Além disso, a remoção da floresta pode alterar a circulação atmosférica na região, afetando a distribuição de chuva e aumentando a probabilidade de eventos climáticos extremos, como secas prolongadas e inundações.

O desmatamento também pode ter um impacto significativo no clima global. A floresta Amazônica é um importante absorvedor de dióxido de carbono, o principal gás responsável pelo aquecimento global. Com o desmatamento, a quantidade de dióxido de carbono que é absorvida pela floresta é reduzida, o que contribui para o aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. Isso, por sua vez, pode levar a um aumento na temperatura global e uma amplificação dos efeitos das mudanças climáticas em todo o mundo.

Outra preocupação é que o desmatamento da Amazônia pode desencadear um efeito de feedback positivo, no qual a perda de floresta pode levar a um clima mais seco e a uma maior probabilidade de incêndios florestais. Esses incêndios liberam grandes quantidades de dióxido de carbono na atmosfera, o que pode contribuir ainda mais para o aquecimento global.

As mudanças climáticas globais podem ter consequências graves para a saúde humana e a segurança alimentar. O aumento das temperaturas pode levar a eventos climáticos extremos, como secas e inundações, que podem afetar a produção agrícola e a disponibilidade de água potável. A perda da biodiversidade também pode afetar a produção de alimentos e medicamentos.

O desmatamento na Amazônia, portanto, é um problema ambiental significativo que afeta não apenas a biodiversidade da região, mas também o clima regional e global.

A perda da cobertura florestal pode levar a mudanças no ciclo da água, aumento da temperatura e aumento da emissão de gases de efeito estufa.

Referências e leituras recomendadas:

Desmatamento na Amazônia causa aquecimento em até 100 km

Florestas estabilizam o clima local e global

O desmatamento e suas consequências climáticas

Impactos do desmatamento da Amazônia nas chuvas e no clima do Brasil e do Mundo

Desmatamento reduz as chuvas nas regiões tropicais

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394 

Fonte: Como o desmatamento na Amazônia afeta o clima? (ecodebate.com.br)

Ilustrações: Silvana Santos