Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Ações e projetos inspiradores
14/03/2024 (Nº 86) PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PLANEJA AÇÕES EM TODO BRASIL PARA PRESERVAR A VIDA MARINHA
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4772 
  

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PLANEJA AÇÕES EM TODO BRASIL PARA PRESERVAR A VIDA MARINHA

Criado por Bêca Arruda, o projeto Sociedade do Mar busca parceiros para conscientizar ainda mais pessoas

PUBLICADO EM 30/01/2024

POR REDAÇÃO

Forma1

Divulgação - Bêca Arruda

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, cerca de 19 a 23 milhões de toneladas de plástico, por ano, acabam em lagos, rios e mares. Como não é biodegradável, o material causa danos para todo o ecossistema marinho, que está mais ameaçado em cada geração.

Para alertar sobre esse e outros dados alarmantes, um apaixonado pela natureza criou o projeto Sociedade do Mar, que agora quer passar por todo o país para conscientizar a população. Bêca Arruda é o responsável pela ideia que nasceu para dar esperança e ação à urgência da preservação ambiental.

Amante do mar, o empresário criou o projeto de educação ambiental com foco na preservação das áreas costeiras e dos recursos hídricos. 

Entre as iniciativas práticas, ele promove “coletões” de resíduos com a participação de voluntários e orienta sobre o descarte correto. Além disso, é autor de um projeto de lei focado em educação ambiental já apresentado à Assembleia Legislativa de São Paulo.

Forma2

Bêca Arruda (Foto: Divulgação)

A Sociedade do Mar foi, inicialmente, uma música, que surgiu em 1999 para embalar um movimento de pessoas interessadas na proteção da vida marinha. Bêca Arruda promoveu uma turnê em várias praias brasileiras e, a partir do sucesso, criou a Conteúdo Base, que atua com produção de conteúdo audiovisual e é a mantenedora da Sociedade do Mar após já ter trabalhado com clientes como Itaú, Totvs e Uber.

O objetivo da retomada da Sociedade do Mar é chegar a todos os cantos do Brasil com um conteúdo de educação ambiental e ações efetivas no litoral. A primeira ação de 2024 foi a campanha “Menos lixo, mais vida”, que, no dia 1º de janeiro, reuniu voluntários na praia do Lázaro, em Ubatuba, para coletar mais de mil rolhas e tampas de espumantes.

Essa ação inicial simboliza o compromisso do projeto em educar e conscientizar as pessoas sobre o impacto ambiental que suas ações cotidianas possuem”, explica Bêca Arruda.

Forma3

Bêca Arruda (Foto: Divulgação)

Mesmo com o apoio da Conteúdo Base, o projeto ainda busca parceiros para alcançar mais pessoas. Para Bêca Arruda, a iniciativa é um exemplo de como a paixão e a ação podem se unir para fazer a mudança no mundo e pavimentar um futuro mais sustentável e consciente, mas ressalta a importância de cada vez mais pessoas apoiarem o projeto.

É possível seguir o projeto no Instagram @sociedadedomar e acompanhar Bêca Arruda no perfil @becaarruda. Acessando o site www.sociedadedomar.com.br/sm também há mais informações sobre como ser parceiro e ajudar na produção de conteúdo de educação ambiental.

Conteúdo produzido e enviado por Sua Imprensa

Fonte: Projeto de educação ambiental planeja ações em todo Brasil para preservar a vida marinha (uol.com.br)

Ilustrações: Silvana Santos