Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Notícias
14/03/2024 (Nº 86) PROFESSORES PARTICIPAM DE FORMAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E AMBIENTAL
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4777 
  

PROFESSORES PARTICIPAM DE FORMAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E AMBIENTAL

EDUCAÇÃO - Por meio de Oficinas Formativas, as capacitações foram para professores do Ensino Fundamental anos Finais na última quarta-feira (7)

Em mais uma ação voltada para a capacitação dos professores do Ensino Fundamental anos Finais, os profissionais participaram de uma formação para a Educação Patrimonial e Ambiental (EPA). Por meio de Oficinas Formativas, ocorridas na última quarta-feira (7), a formação possibilitou aos professores a reflexão sobre a EPA, salientando a importância de olharmos para o nosso território e conhecermos as belezas ambientais e culturais que Itanhaém apresenta.

As oficinas formativas foram realizadas por áreas de conhecimento em diversos espaços da cidade. A formação teve como objetivo proporcionar às professoras e aos professores de Língua Portuguesa um momento de vivência na Biblioteca Municipal Paulo Bonfim. Durante a capacitação, os docentes tiveram a oportunidade de conhecer o acervo físico e digital da biblioteca, bem com suas ações culturais.

Já para a Língua Inglesa a formação teve por objetivo apresentar aos professores as atrações turísticas e ações da Secretaria de Turismo, bem como estabelecer relações com turismo, essencial para ampliar a visibilidade de nossa Cidade para o mundo.

Em Arte, os professores saíram a campo entrevistando os munícipes sobre o patrimônio histórico da Cidade, finalizando com a reflexão sobre os dados. O objetivo foi vivenciar uma prática que pode ser levada para sala de aula, onde os alunos podem entrevistar os moradores dos bairros.

Na disciplina de Matemática, o grupo contextualizou a EPA e houve um enfoque para o patrimônio histórico e ambiental de Itanhaém por meio de habilidades do Currículo Educaita que permeiam na Matemática, com um trabalho voltado para gráficos, tabelas, cálculos, análise de dados, plantas baixas, matemática e arquitetura, maquetes etc, habilidades essas imprescindíveis para os professores e alunos ampliarem seus conhecimentos e sentirem-se pertencentes ao nosso Município.

A praia foi o espaço escolhido para a formação dos docentes de Educação Física, com o objetivo de vivenciar o alinhamento entre a EPA e o Currículo Educaita, mostrando que é possível ensinar o surfe nas aulas de Educação Física adaptando o esporte ao espaço da escola, fomentando a atividade física, o autocuidado e colecionando memórias.

Os Professores de Ciências tiveram a oportunidade de reconhecer o Patrimônio Ambiental de Itanhaém, observando as possibilidades de desenvolver habilidades do Currículo Educaita alinhadas à EPA. A formação aconteceu no Centro de Convenções Miguel Reale, onde puderam se conectar com ambientes diversos: Rio Itanhaém, Praia da Saudade, Trilha do Sapucaitava e outros ambientes que mostram toda a riqueza da biodiversidade de Itanhaém.

Por meio de uma caminhada fotográfica os professores de História e Geografia tiveram a oportunidade de conhecer e registrar o patrimônio, usando fotos antigas como referência, destacando as transformações ao longo dos anos. Dinâmica que poderá ser replicada com os alunos.

A iniciativa oportunizou os docentes a conhecerem melhor o patrimônio histórico e ambiental do município de Itanhaém, podendo assim compartilhar esse conhecimento em suas aulas. A ação foi realizada pelos assessores de Orientação Educacional nos anos finais da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, André Lopes, Adriana Sitta, Carol Peres, Heleny de Freitas, Luana Bortolotti, Mayra Aguiar, Juliana Araújo, Luis Cleber Martinez e Mylene de Almeida.

PROGRAMA CIDADE EDUCADORA – O Plano Educação Patrimonial e Ambiental (EPA) foi construído a partir das formações vivenciadas no Programa Itanhaém – Cidade Educadora, realizado em 2022 e 2023, e possui diretrizes e metas de curto, médio e longo prazos, que permitem ampliar o debate e a participação da comunidade envolvida na educação patrimonial e ambiental da Cidade.

Sabe-se que Itanhaém possui ricos patrimônios histórico, cultural e ambiental, que precisam ser preservados, conhecidos e estudados pela comunidade escolar. Assim, faz-se necessário existir um projeto de conhecimento e preservação dessa memória tão significativa para o Município, promovendo maior integração das regiões e criando ferramentas para a inclusão do cidadão itanhaense no conhecimento e zelo pelos patrimônios.

Fonte: Prefeitura de Itanhaém (itanhaem.sp.gov.br)

Ilustrações: Silvana Santos