Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Notícias
14/03/2024 (Nº 86) PROJETO DA UFPB PROMOVE EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DE PÁSSAROS
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4778 
  

PROJETO DA UFPB PROMOVE EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DE PÁSSAROS

Publicado: 09/02/2024

A atividade é aberta para estudantes de ensino fundamental, médio, superior e interessados na prática



Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), um projeto de extensão oferece a alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior, uma abordagem prática e dinâmica para aprender conteúdos de ecologia e zoologia. O projeto “Passarinhando na UFPB” promove, para os alunos, momentos de aprendizagem com oficinas e com a prática da observação de pássaros (birdwatching) nas áreas de mata do campus I da UFPB e outras áreas verdes da cidade.

O projeto é desenvolvido por docentes e estudantes do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), sob a coordenação da professora Manoela Maria Ferreira Marinho. A abordagem estimulante é um dos diferenciais do “Passarinhando na UFPB”, que tem por objetivo promover uma conexão com a natureza, estimular a curiosidade científica, desenvolver habilidades de observação por meio do birdwatching.

De acordo com a docente, o projeto "Passarinhando na UFPB!" opera em duas frentes. A primeira consiste na realização de oficinas divididas em dois momentos distintos: na primeira parte é apresentada teoria, abordando tópicos como a biologia das aves e, em seguida, ocorre o momento prático com as chamadas "passarinhadas" pelo campus, promovendo a prática do birdwatching.

As oficinas são adaptadas para diferentes séries escolares, explorando temas como Ecologia, Zoologia, Evolução, Conservação e Saúde Ambiental. O projeto também prevê a distribuição de diversos materiais didáticos, incluindo Diários de Campo, binóculos e jogos, explicou a docente.

Em uma segunda vertente, o projeto se estende para além do campus da UFPB, uma vez que os integrantes da equipe participam ativamente em encontros, feiras e eventos relacionados ao meio ambiente, além de organizar passarinhadas em espaços urbanos.

Segundo a professora Manoela Marinho, o birdwatching conduz o aluno a voltar sua concentração para o tempo presente, ampliando seu foco para a visão e audição na busca pelas aves ao seu redor. 

Quando isso acontece, o aluno passa a observar situações que são corriqueiras, mas que nunca antes havia prestado atenção, como a maneira como as aves cuidam de seus filhotes, como interagem com outros animais ou mesmo a cor de suas penas. Essa conexão instantânea e intuitiva com a natureza aguça a curiosidade e permite, assim, uma abertura para acessar novos conhecimentos. É um processo muito bonito de se ver", disse a docente.

Cerca de 350 pessoas já participaram de alguma das ações do projeto, que já realizou 1 exposição fotográfica, 4 oficinas com passarinhada na UFPB, 4 passarinhadas externas em áreas verdes urbanas, e 03 exposições em eventos diversos relacionados à temática ambiental e cultural.

Segundo a estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e bolsista do Passarinhando na UFPB, Nathália Flôres, o projeto estimula a curiosidade científica, desenvolve habilidades de observação nos alunos do Ensino Básico e sociedade em geral, e oferece uma experiência educacional única, tornando o aprendizado de conceitos programáticos de zoologia e ecologia mais envolvente e significativo para os estudantes.

O projeto proporciona uma educação interdisciplinar e de contato com o meio ambiente, formando cidadãos mais sensíveis à percepção da vida selvagem e interessados na preservação ambiental desde a fase escolar. Focando na observação de aves (birdwatching), prática que representa um diferencial significativo, uma vez que não é uma prática tão difundida, apesar de seus inúmeros benefícios comprovados”, afirmou a estudante.

O projeto atua em parceria com a Casa da Ciência, do Departamento de Sistemática e Ecologia do CCEN, e todo o material didático-científico desenvolvido durante a execução do projeto fica disponível na Casa da Ciência para edições futuras.

Os bolsistas do “Passarinhando na UFPB” também realizam a criação de materiais  didáticos interativos e envolventes, como diários de campo e jogos educativos que complementam e reforçam os conceitos abordados durante as atividades práticas.

Professores do ensino fundamental e médio interessados em levar os alunos para participar de uma passarinhada, bem como público geral, podem entrar em contato com o projeto pelo telefone (83) 98799-3368, ou pelo perfil de Instagram @aves_ufpb.

* * *

Texto: Elidiane Poquiviqui

Edição: Aline Lins

Fotos: Nathália Flôres

Ascom/UFPB



Fonte: Projeto da UFPB promove educação ambiental por meio da observação de pássaros — UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB

Ilustrações: Silvana Santos