Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Entrevistas
14/03/2024 (Nº 86) ‘SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA’ DESTACA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4782 
  

SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA’ DESTACA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS

Convidada foi a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Viviane Vazzi

Agência Assembleia

Miguel Viegas

Viviane Vazzi, coordenadora de Educação Ambiental da Seduc, com as radialistas Marina Sousa e Maria Regina Telles

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

A coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Viviane Vazzi, foi a convidada, desta segunda-feira (19), do programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia (96,9 FM). Em entrevista às radialistas Marina Sousa e Maria Regina Telles, ela falou sobre a importância da educação ambiental, os principais desafios e a necessidade do desenvolvimento de uma consciência em relação à preservação do planeta.

Viviane Vazzi destacou que a educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificação de conceitos, que objetiva o desenvolvimento das habilidades e modifica as atitudes em relação ao meio ambiente. “A educação ambiental diz respeito ao nosso planeta, como nós vamos viver, a nossa realidade de futuro e de presente”, disse.

A coordenadora de Educação Ambiental da Seduc frisou que estamos vivendo mudanças ambientais globais sem precedentes, fruto de uma crise sistêmica e, por isso, faz-se necessário a construção de uma cidadania ambiental para transformar sistemas.

Não é por acaso que pensamos a educação ambiental como um ato comportamental. Jogar ou não jogar o lixo, fazer a reciclagem, mas o grande intuito da educação ambiental é formar sujeitos políticos atuantes, com uma cidadania ambiental para que a gente possa participar de maneira qualificada, transformando sistemas”, completou.

Viviane Vazzi pontuou ainda que, mais do que plantar uma árvore, é preciso se educar, educar reciprocamente outras pessoas e garantir que por gerações essa árvore permaneça de pé. “Que corações sejam reflorestados juntos, para que haja solidariedade e inclusão. A educação ambiental é feita no modo político e também tem uma gestão própria”, assinalou.

Ela frisou também que o Maranhão é um dos estados considerados referência nacionalmente, no que se refere à educação ambiental. “Nós temos o primeiro sistema de educação ambiental, que se articula tanto com o sistema de educação, quanto com o sistema de meio ambiente. Significa então dizer que a gente deve articular essas dimensões para que elas sejam feitas por ONGs e escolas comunitárias, para além da Seduc e da Semed, e também para que todos os entes formais e não-formais executem nesse sistema e troquem informações para realizar a educação ambiental”, explicou Viviane Vazzi.

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão - ‘Sustentabilidade na Prática’ destaca importância da Educação Ambiental e de ações sustentáveis

Ilustrações: Silvana Santos