Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Ações e projetos inspiradores
14/03/2024 (Nº 86) PROJETO "SEMENTINHAS DO CERRADO" PROMOVE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DO TOCANTINS
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4789 
  

PROJETO "SEMENTINHAS DO CERRADO" PROMOVE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DO TOCANTINS

Iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos visa conscientizar estudantes sobre preservação ambiental

29/02/2024

Por: Redação Fonte: Redação

Estudantes participam de atividades do projeto "Sementinhas do Cerrado" em escola do Tocantins l Fotos: Walker Ribeiro/Governo do Tocantins

O governo estadual do Tocantins lançou um novo projeto através da Secretaria responsável pelo meio ambiente e recursos hídricos. O evento aconteceu em uma escola rural no distrito de Buritirana, em Palmas, e contou com a participação de diversas autoridades e membros da comunidade local, incluindo pais e alunos da escola. O objetivo do projeto é educar sobre questões ambientais, consumo consciente e sustentabilidade, visando promover ações de preservação e desenvolvimento sustentável. Durante o lançamento, foi mostrado um viveiro capaz de produzir 10 mil mudas por ano de espécies nativas do cerrado e frutíferas. Houve também um plantio simbólico de mudas e várias atividades envolvendo as crianças, como pintura facial, distribuição de cartilhas, sementes e mudas para plantio, além de exposições sobre artesanato, compostagem e reciclagem de resíduos.

Marcello Lelis, secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, enfatizou a importância de educar e conscientizar os jovens sobre a preservação ambiental, destacando que todos têm responsabilidade nesse processo. Ele ressaltou o compromisso do projeto Sementinhas do Cerrado em promover essa conscientização desde cedo, visando moldar uma geração com maior sensibilidade em relação ao meio ambiente. A diretora da Escola Rural na Comunidade Entre Rios, Andrea Pereira da Silva Costa, expressou sua satisfação com a iniciativa, destacando que o projeto fortalece as ações de preservação ambiental já desenvolvidas na escola. Ela também compartilhou a conquista de um prêmio pela escola, evidenciando o potencial transformador da educação na vida das pessoas e na promoção da sustentabilidade.

Renato Jayme, presidente do Instituto Natureza do Tocantins, dirigiu-se diretamente às crianças, enfatizando o papel crucial delas na preservação ambiental e incentivando-as a compartilhar o conhecimento adquirido com suas famílias. Ele destacou o exemplo positivo que as crianças, juntamente com a escola e os parceiros do projeto, representam para todo o estado. O Major Jair Moraes, representando o comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, expressou sua emoção ao testemunhar o lançamento do projeto Sementinhas do Cerrado, comparando-o à experiência bem-sucedida do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Ele enfatizou que as crianças serão multiplicadoras do conhecimento adquirido, levando-o para suas comunidades e contribuindo para o sucesso do projeto e para a preservação do meio ambiente.

Continua após a publicidade

Na representação da secretaria dos Povos Originários e Tradicionais, Cristiane Freitas elogiou os estudantes e expressou sua alegria em participar do lançamento do projeto. Ela ressaltou o papel do órgão na proteção dos povos indígenas, comunidades quilombolas e povos tradicionais, destacando a importância das árvores para a qualidade de vida, geração de renda e sustentabilidade dessas comunidades. Por sua vez, a secretária Executiva da Semarh, Mônica Avelino Arrais, agradeceu o empenho de todos e enfatizou o papel central dos estudantes e da Escola Rural Entre Rios no evento. Ela incentivou os alunos a participarem e absorverem os conhecimentos compartilhados, reconhecendo-os como os protagonistas e futuros responsáveis pela preservação da fauna, flora e recursos naturais.

Erliette Gadotti, diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, destacou que o projeto é uma iniciativa estratégica liderada pela primeira-dama do Estado, Karynne Sotero, visando à educação ambiental dos estudantes do ensino médio e fundamental para a preservação ambiental abrangente. Ela enfatizou que as atividades do projeto visam compartilhar conhecimentos, habilidades e o compromisso do governador Wanderlei Barbosa com o meio ambiente, promovendo práticas tanto individuais quanto coletivas. Gadotti também explicou que as equipes do projeto irão realizar atividades de conscientização e incentivar ações que despertem o interesse dos alunos pelos cuidados e pela melhoria do meio ambiente desde a infância, inicialmente em seis municípios.

O vereador Marilon Barbosa expressou seu apoio aos projetos voltados para o homem do campo, reconhecendo a importância dos recursos naturais para a vida na área rural. Ele ressaltou a necessidade de oferecer estrutura e incentivos para o desenvolvimento de iniciativas como o projeto Sementinhas do Cerrado, que visam à preservação ambiental e ao crescimento econômico do estado por meio de uma produção sustentável. O vereador também enfatizou a valorização do trabalho de fiscalização, fundamental para a proteção do meio ambiente, e conclamou todos a se unirem nessa responsabilidade.

Continua após a publicidade

A programação incluiu uma apresentação sobre taxidermia e stands com mini palestras para os alunos, abordando temas como coleta seletiva de resíduos sólidos pela Semarh, compostagem pelo Naturatins, reciclagem de vidro pelo Victor, e orientações de segurança contra incêndios pelo BPMA/Semarh.

O Projeto Sementinhas do Cerrado, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, busca ampliar a conscientização ambiental entre os estudantes, incentivando uma preocupação responsável com o meio ambiente e seus desafios. A iniciativa inclui visitas às escolas selecionadas, com o objetivo de fornecer educação ambiental a 300 estudantes, abrangendo também escolas indígenas e quilombolas. As equipes percorrerão seis municípios do Tocantins durante o ano letivo de 2024, realizando encontros semestrais. As cidades contempladas nesta edição são Palmas, Itacajá, Tocantinópolis, Almas, Lagoa da Confusão e Tocantínia, podendo haver alterações. No segundo semestre, serão feitas visitas de monitoramento para acompanhar as atividades nas escolas dos municípios participantes.

Além da Semarh, o projeto conta com a colaboração do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins (Sepot).

Da redação Ponto Palmas l Com informação Secom Tocantins



Fonte: Projeto "Sementinhas do Cerrado" promove educação ambiental em escolas do Tocantins (pontoevirgulanoticias.com)

Ilustrações: Silvana Santos