Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Ações e projetos inspiradores
14/03/2024 (Nº 86) EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS ÁGUAS
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4790 
  

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS ÁGUAS

Ação Viva o Taquari-Antas Vivo chega à 17ª edição com a permanente missão de conscientizar para preservação dos mananciais. Mais do que isso, chamar a atenção das comunidades a olhar para o rio Taquari

Por Redação

Publicado quinta-feira,
29 de Fevereiro de 2024 às 15:01

VALE DO TAQUARI

O projeto Viva o Taquari-Antas Vivo, iniciado em 2007, contabiliza o recolhimento de 60 toneladas de resíduos das margens do principal manancial do Vale. E mobilizou mais de 7 mil voluntários. O ato simbólico de limpar as margens do Taquari se transformou em um movimento regional com a adesão de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires. Ampliou sua atuação, com a realização de Seminário e Jornada Técnica Ambiental, levou as águas por meio de exposição fotográfica itinerante, a Mostra Espelhos.

Neste ano, chega a 17ª edição, além do recolhimento de resíduos, foca em educação ambiental e conscientização sobre as águas. A programação, como nos anos anteriores, é organizada pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) por meio da Unidade Parceiros Voluntários (UPV).

Gilmara A. Esteves Scapini, coordenadora da Unidade Parceiros Voluntários de Lajeado.

Participo do programa Viva o Taquari –Antas Vivo, desde 2012 quando assumi a coordenação da Parceiros Voluntários de Lajeado. Deste então, coordeno todos subprojetos deste programa. Esse período me ajudou a lidar com pessoas e situações diferentes, saber identificar e resolver os problemas do programa. Ajudou-me a escrever projetos, correr atrás de recursos, mas principalmente lidar com problemas, porque o Viva Taquari – Antas Vivo, assim como outros projetos, precisa buscar recursos, material etc. Fiz amigos que levarei para a vida toda e sinto-me orgulhosa por fazer parte de uma rede que se fortaleceu e cresceu dentro deste programa de conscientização ambiental e preservação do Rio Taquari. É gratificante, no decorrer dos 17 anos de atividades do programa, encontrar pelo caminho voluntários que participaram, cresceram ouvindo, estudando e, por vezes, pesquisando sobre e sendo, por fim, inspiração para linha de pesquisa de Mestrado que estou cursando. É o maior movimento voluntário já conhecido a nível nacional. Só orgulho!”

Gilberto Soares, idealizador do programa;

Começamos o Viva O Taquari Vivo como um projeto singelo que chamasse atenção para gravidade crescente da agressão coletiva ao rio Taquari. A ideia gerada pelo voluntariado da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) foi logo compartilhada com a Cacis de Estrela, com as prefeituras de Lajeado e Estrela e compartilhada com a sociedade. Começamos com um mutirão de limpeza em 2007. Éramos pouco mais de uma centena de voluntários nas duas margens do rio. Uma representação variada da sociedade, que reunia empregado e patrão, estudante e professor, profissionais liberais, funcionários públicos, adolescente e crianças. Todos recolhendo lixo. Evoluímos com os projetos voltados para as escolas até o reconhecimento como programa oficial da bacia hidrográfica – como Viva o Taquari-Antas Vivo. Sinto-me privilegiado pela convivência com pessoas enriquecedoras, pela oportunidade de aprender continuamente e mudar para melhor.”

Julio Cesar Salecker, vice presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia-Hidrografica Taquari-antas;

Na sua 17ª edição, o vice-presidente do Comitê de Gerenciamento movimento Viva da Bacia Hidrográfica o Taquari-Antas Vivo tem o total apoio do Comitê de Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. Na mesma data da ação, o Comitê Taquari-Antas incita todos os seus membros, representantes dos 119 municípios, a fazerem atividades semelhantes. Na nossa leitura, este movimento é de extrema importância, pois gera uma grande modificação no comportamento das pessoas. De fato, quando se realiza atividades culturais, educacionais e de conservação, a grande função que elas têm é mudar comportamentos. As pessoas só vão preservar os recursos naturais, no nosso caso, as nossas águas, quando tiverem consciência do impacto que causa jogar um detrito no chão, poluir as águas, jogar efluentes não tratados nos cursos d’água, etc. Este grande projeto é reconhecido pela Agência Nacional das Águas (ANA). Nossa região realmente está muito engajada nisso, cada município já faz suas programações. Este ano, teremos uma grande oportunidade de estarmos juntos ao nosso recurso hídrico principal, que é o rio Taquari, conscientizando as
comunidades pela preservação.”

Malta Fluck, até 2023, representante da Corsan no comitê e agora, aponsentada voluntária;

O Rio Taquari faz parte da minha historia, pois tive o privilégio de conhecer o antes e depois da Barragem. Pude aproveitar os seus “melhores momentos” e com isso aprendi a respeitar e cuidar desse manancial. E a Ação Viva o Taquari-Antas Vivo faz com que as pessoas tenham um novo olhar sobre o nosso Rio e comecem a cuidar e respeitar as suas limitações. Com o passar dos anos, a ação foi crescendo e tendo envolvimento dos municípios que margeiam o tio, sociedade, empresas, voluntários. Durante o ano, são feitas Ações que se originaram como a Mostra Espelhos, Seminário Ambiental, Jornada Técnica, Oficinas nas Escolas e todas abordando o rio Taquari e a importância de cada um nessa caminhada. Como diz o Gilberto Soares, idealizador de todo esse movimento, “queremos poder sentar de frente pro rio e aproveitar essa maravilha que a natureza nos deu, sabendo que fizemos a nossa parte cuidando e preservando o seu entorno”. Como agora estou aposentada, continuarei a ser voluntária, pois acredito nos objetivos da ação e vou fazer a minha parte.”

Carin Taiara Gomes, Engenheira Química, Fiscal de Meio Ambiente em Venâncio Aire;

O Viva o Taquari-Antas Vivo representa a força e a união da comunidade em prol dos recursos hídricos. O que inicialmente era uma singela ação de recolhimento de resíduos, hoje se perpetua como um grande movimento voluntário que objetiva chamar a atenção para a importância da preservação e restauração do rio e de suas faixas marginais. Sou muito grata por fazer parte dessa história.”

Catia Viviane Gonçalves, bióloga;

Participo do Viva o Taquari-Antas Vivo desde o segundo ano, em 2008. A ação de limpeza das margens do Rio Taquari-Antas vai além do simbolismo do ato, é um convite à reflexão sobre a importância do nosso patrimônio hídrico. Ao longo dos anos, a quantidade e a característica dos resíduos coletados evidencia, um pouco, o amadurecimento da nossa conexão com o rio. E toda essa vivência reforça meu comprometimento em preservar e cuidar ativamente do ambiente que éfundamental para a vida de nossa comunidade.”

Fonte: Educação ambiental e conscientização sobre as águas - Grupo A Hora

Ilustrações: Silvana Santos