Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Divulgação de Eventos
14/03/2024 (Nº 86) ALGUNS EVENTOS SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENCONTRADOS NA REDE PARA DIVULGAÇÃO
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4791 
  

ALGUNS EVENTOS SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENCONTRADOS NA REDE PARA DIVULGAÇÃO

Se você quer divulgar outros eventos para a edição de junho/24, envie e-mail para bereadams@gmail



IV ENCONTRO TÉCNICO E CIENTÍFICO PARA CONSTRUÇÃO DE CIDADES VERDES

Sobre o evento

A ANAP e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo do UNIVAG em Associação com a PUC-Campinas, convidam estudantes, pesquisadores, professores, profissionais, dentre outros, a contribuírem com trabalhos e reflexões sobre a temática da educação ambiental, no IV Encontro Técnico e Científico para Construção de Cidades Verdes tem como objetivo promover a conscientização ambiental em todos os segmentos sociais.

"EIXOS TEMÁTICOS" do evento:

APP Urbana

Ecologia Urbana

Infraestrutura Verde na Cidade Contemporânea

Paisagismo e Paisagem Urbana

Planejamento e Gestão Ambiental Sustentáveis

Mobilidade Urbana Sustentável

Preservação do Patrimônio Histórico e Paisagístico

Projetos Urbanos para as Mudanças Climáticas

Metodologias de Requalificação da Paisagem Urbana

Sistemas de Espaços Livres 

Soluções Baseadas na Natureza para a Resiliência Urbana

Tecnologia e Bioconstrução

Urbanismo Sustentável 



Atenção 

Todas as atividades do evento (palestras e apresentação dos trabalhos) serão 100% Online.

Os inscritos na "Categoria de Apresentador" receberão um certificado com carga horária de 30 (trinta) horas/atividades. 

Os inscritos na "Categoria de Ouvinte" é gratuita para assistir as palestras, todavia para liberação do "Certificado de Participação", com uma carga horária de 30 (trinta) horas/atividades, o inscrito deverá pagar uma taxa de R$ 20,00. 

E-mail do evento - cidade.paisagem.natureza@gmail.com

Calendário

Submissão de trabalho - até 24 de março de 2024

Maiores informações: https://www.even3.com.br/cidadesverdes2024?even3_orig=online_category



III FÓRUM ONLINE DE EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Sobre o evento

Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista e a Faculdade de Ciências e Engenharia - Câmpus de Tupã - FCE/UNESP convidam estudantes, pesquisadores, professores, profissionais, dentre outros, a contribuírem com trabalhos e reflexões sobre a temática da educação ambiental, no III Fórum Online de Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade tem como objetivo promover a conscientização ambiental em todos os segmentos sociais.

"EIXOS TEMÁTICOS" do evento:

- Biodiversidade e Unidade de Conservação

- Campo, Agronegócio e as Práticas Sustentáveis         

- Cidades Sustentáveis

- Direito Ambiental e Políticas Públicas

- Ecoturismo e o Desenvolvimento Sustentável

- Educação Ambiental e a Formação de Educadores e Professores

- Educação Ambiental e a Sustentabilidade

- Educação Ambiental e as Questões Epistemológicas

- Educação Ambiental e Ecologia

- Educação Ambiental no Campo

- Educação, Cultura e Sociedade

- Geotecnologias Aplicadas à Análise Ambiental

- Gestão, Sustentabilidade e Ambiente

- Metodologias e Práticas em Educação Ambiental

- Mudanças Climáticas

- ODS e a Educação Ambiental

- Pensamento Sistêmico e a Educação Ambiental

- Permacultura, Agroecologia e Agroflorestal


- Recursos Hídrico, Educação e Meio Ambiente

- Saneamento, Resíduos Sólidos e Meio Ambiente

- Saúde Pública e o Controle de Vetores        

Atenção 

- Todas as atividades do evento (palestras e apresentação dos trabalhos) serão 100% Online.

- Os inscritos na "Categoria Ouvinte" é gratuita, todavia para liberação do "Certificado de Ouvinte", com uma carga horária de 30 (trinta) horas/atividades, o inscrito deverá pagar uma taxa de R$ 20,00. 

- Os inscritos na "Categoria Apresentador"  receberão um certificado com carga horária de 30 (trinta) horas/atividades, desde que apresente o trabalho.

E-mail do evento: evento.ambiental.anap@gmail.com

Calendário

Submissão de trabalho - até 17 de março de 2024

Mais informações em: https://www.even3.com.br/iii-femas-2024?even3_orig=online_category



III CONGRESSO NACIONAL DE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES E SUSTENTABILIDADE

28/06/2024 – 30/06/2024 - 08:00 - 18:00 GMT-3

Este é um evento online

Sobre o evento

APRESENTAÇÃO

A sustentabilidade, por definição geral, é entendida como uma característica de um sistema ou processo que permite sua permanência e funcionalidade a longo prazo. Assim, é empregada em diversos contextos, áreas do conhecimento e setores profissionais, com suas particularidades, mas um fulcro: a capacidade de conservação. Diversas práticas têm sido adotadas visando o uso e a gestão de recursos naturais e/ou construídos para suprir demandas sociais e econômicas das comunidades biológicas, das mais diversas espécies, e ao mesmo tempo garantir que tais recursos estejam disponíveis para as futuras gerações.

Nesse contexto, foi criado o Congresso Nacional de Práticas Interdisciplinares e Sustentabilidade, evento que vem sendo realizado anualmente, totalmente online. Os eventos remotos, de âmbito nacional, possibilitam maior integração entre pesquisadores de diversas regiões do Brasil, com menores custos e maior flexibilidade de horário. 

Assim, o CONPIS espera possibilitar, em mais uma edição, o diálogo, interdisciplinar, entre coletivos, profissionais, docentes, pesquisadores e organizações que estejam atuando em favor da pretensa sustentabilidade, e fomentar mudanças e avanços conceituais e teóricos, estratégias e recursos inovadores, relatos de experiência e perspectivas futuras para as práticas sustentáveis.

Áreas temáticas

ÁREAS TEMÁTICAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Serão aceitas submissões de trabalhos empíricos, de revisão e relatos de experiência que abordem mudanças e avanços conceituais e teóricos, apresentem estratégias e recursos inovadores e comuniquem perspectivas futuras vinculadas às seguintes áreas temáticas:

Dimensão ambiental: essa área temática pretende articular experiências e resultados de pesquisas voltadas ao levantamento e caracterização da diversidade natural - geológica e/ou biológica, bem como àquelas voltadas ao uso sustentável de recursos naturais: estudos de avaliação de impactos, planos de manejo, de gestão e de conservação da geo e biodiversidade, iniciativas de educação ambiental, divulgação científica e/ou formação continuada de profissionais para a gestão ou educação ambiental.

Dimensão social:  essa área temática pretende articular iniciativas, pesquisas e práticas socioeconômica e socioeducativas voltadas ao diagnóstico e à superação de desigualdades sociais e da exclusão, de qualquer natureza (étnico-racial, de gênero, de credo) incluindo àquelas que fomentem a governança, a inclusão de pessoas com deficiências, a saúde, a longevidade e o bem-estar, a cidadania, a democratização do acesso ao conhecimento e a participação política.

Dimensão econômica: : essa área temática terá enfoque nos processos e cadeias produtivas, seja de iniciativa pública ou privada, visando o compartilhamento de experiências, práticas e resultados relacionadas e na interface dos setores primário, secundário ou terciário. O foco será na obtenção, extração e beneficiamento de recursos naturais tidos com matéria prima. Estudos voltados à valoração de serviços e recursos ambientais também serão bem vindos. Além disso, serão aceitos estudos e práticas relacionados à destinação segura e sustentável dos resíduos, bem como métodos de reuso e logística reversa, as tendências e vantagens da diversificação de matrizes energéticas no Brasil. Além disso, tendências da biotecnologia para a recuperação de áreas degradadas/contaminadas devido a atividades econômicas. No setor terciário, serão discutidas tendências, padrões e alternativas de consumo, serviços e bens relacionados com a sustentabilidade

Atividades

dom, 28/04

seg, 29/04

ter, 30/04

Palestra "Economia ambiental e mudanças climáticas"

09:00-10:00

Palestra: "Racismo ambiental e climático"

10:00-11:00

Conferência: "25 anos do Programa Nacional de Educação Ambiental"

14:00-15:00

Submissões

Prazo para submissão

10/02/2023 - 31/03/2024

Mais informações: https://www.even3.com.br/conpis2024?even3_orig=online_category



XI SEMANA DA ECOLOGIA

27/05/2024 – 29/05/2024 - 09:00 - 16:00 GMT-3

Centro de Ensino de Graduação - UFRPE - Recife - Pernambuco - Brasil

Sobre o evento

XI SEMECO - AÇÕES ANTRÓPICAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE E O MEIO AMBIENTE

É com muito prazer que o PET Ecologia realizará a XI Semana da Ecologia (SEMECO) de forma totalmente presencial. O evento, intitulado "Ações antrópicas e suas consequências para a saúde e o meio ambiente" acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de Maio de 2024 e irá contar com um intercâmbio de conhecimento entre estudantes e profissionais em Ecologia e áreas afins, além de promover uma formação complementar em diversos temas de Ecologia e Conservação. 

Mais informações: https://www.even3.com.br/xi-semana-da-ecologia-acoes-antropicas-e-suas-consequencias-para-a-saude-e-o-meio-ambiente-438080?even3_orig=online_category

XI ECOB

Está aberta a chamada para envio de trabalhos para o XI ECOB, 2024. O evento ocorrerá entre os dias 17 a 20 de abril, no Museu do Amanhã, RJ. Não deixe para última hora o envio de seu trabalho. Prazo de envio até 16/03/2024.

Para maiores informações acesse: https://www.even3.com.br/xiecob/



7º CONGRESSO SUL-AMERICANO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SUSTENTABILIDADE

Chamada de Trabalhos – Envio de Resumos Expandidos

7º Congresso Sul-Americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade

14 a 16/05/2024 – Curitiba/PR

Envio de resumos até 03/03/2024

Congresso presencial, com apresentações pôsteres de modo virtual.

Informações Adicionais e Inscrições: http://www.ibeas.org.br/conresol7



3º CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENGENHARIA AMBIENTAL

26 a 29 de novembro de 2024, Porto Alegre/RS

Essa edição do Evento será Híbrida, com apresentações de trabalhos presenciais e online, e as Palestras e Mesas de Debates realizadas no Centro de Eventos serão transmitidas “ao vivo” para participantes inscritos.

Para maiores informações acesse: https://www.3ciea.com.br/





X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

19 a 21 de setembro de 2024

Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio

Centro de Eventos do Ceará - Fortaleza – CE

Maiores informações: https://www.conedu.com.br/



BRASIL SERÁ SEDE DE CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM 2025

Encontro em Moçambique reuniu cerca de mil pessoas de nove países sob o tema 'Educação Ambiental: a chave para a Sustentabilidade'

O Brasil vai abrigar em 2025 o VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa e Galícia. A candidatura foi aprovada por aclamação durante o VII congresso, realizado neste mês em Maputo, Moçambique.

O anúncio simboliza a retomada das políticas de educação ambiental no Brasil, após quatro anos de desmonte. O país levou uma das maiores delegações para Moçambique. Além do governo federal, participaram do encontro representantes de redes de educação ambiental, universidades, organizações não-governamentais e movimentos sociais, entre outros. O congresso reuniu cerca de mil pessoas dos nove países de língua portuguesa.

Sob o tema "Educação Ambiental: a chave para a Sustentabilidade", houve mesas de diálogos, painéis, oficinas, minicursos, visitas técnicas e atividades culturais.

O congresso teve a participação do presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, que destacou os desafios enfrentados pelo país com efeitos climáticos extremos, ressaltando a importância de ações de educação ambiental.

Representantes do MMA, do Ministério da Educação (MEC) e da Agência Nacional de Águas (ANA) participaram de reuniões bilaterais e multilaterais para tratar de parcerias nas áreas de pós-graduação, pesquisa e unidades de conservação, entre outras.

Em reunião com a ministra da Terra e Ambiente de Moçambique, Ivete Maibaze, os dois trataram da formalização de uma cooperação bilateral nas áreas de educação ambiental, formação e intercâmbio técnico, Unidades de Conservação e outras áreas protegidas, reciclagem, resíduos sólidos e trabalho de catadoras e catadores.

“Foram dias de partilha, aprendizados e apresentação de propostas, iniciativas, pesquisas, compromissos e sugestões vindas de vários trabalhos, de possibilidades de construção de novos valores e bases culturais, com vistas à promoção de sociedades sustentáveis, em sintonia com o contexto cultural, político e social dos países lusófonos”, disse o diretor de Educação Ambiental e Cidadania do MMA, Marcos Sorrentino, destacando a emergência climática atual. “Para além de uma crise ambiental, é uma crise civilizatória.”

Ele foi ao congresso acompanhado da coordenadora-geral de Educação Ambiental e Cidadania, Thais Ferraresi Pereira. Os representantes do MMA, do MEC e da ANA foram recebidos pelo embaixador do Brasil em Moçambique, Ademar Seabra da Cruz Junior.

Para saber mais: https://www.gov.br/mma/pt-br/brasil-sera-sede-de-congresso-internacional-de-educacao-ambiental-em-2025



CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS E DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
04/07 A 14/07 DE 2024

Aprendizagem crítica e criativa na cultura digital

UFSCar – Universidade Federal de São Carlos
Rod. Washington Luís, s/n – Monjolinho
São Carlos – SP
CEP: 13565-905

Para saber mais: https://ciet.ufscar.br/




CONGRESSO BRINCAR

O maior congresso educacional brasileiro, destinado aos profissionais da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, está de volta em sua versão presencial!
Recheado de conteúdos das infâncias, com temas inovadores e palestrantes renomados, tudo para inspirar sua prática docente.

O evento é promovido pelo Instituto Conhecer, que é considerada uma das empresas mais conceituadas do Brasil na formação de professores, gestores e demais profissionais da educação.

Mais informações: https://congressobrincar.com/

XVII CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIDADES EDUCADORAS

Curitiba 2024

«Sustentabilidade, inovação e inclusão na cidade educadora: transformando o presente»

O XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras acontecerá do 21 ao 24 de maio de 2024 no Brasil. Será uma grande oportunidade para compartilhar ideias e boas práticas sob o tema “Sustentabilidade, Inovação e Inclusão na Cidade Educadora: transformando o presente”.

Eixos temáticos do Congresso:

1) Sustentabilidade social: inclusão e pluralismo cultural;
2) Sustentabilidade ambiental e econômica: inovação e transformação de territórios;
3) Educação para a sustentabilidade;

Modalidades de participação:

Workshop: apresentações de experiências agrupadas em torno de um tema comum, com duração de aproximadamente 10 minutos;

Dialogo direto: apresentações em grupos menores de aproximadamente 5 minutos, localizadas em diferentes cantos do Centro de Eventos;

Pôster: apresentações em formato digital

Prazo para envio de experiências: de 5 de junho a 30 de setembro de 2023, por meio do formulário disponível no seguinte link.

As experiências recebidas passarão por um processo de avaliação e seleção pelo Comitê Científico do evento. Entre 15 e 30 de novembro de 2023, será informado quais foram selecionadas e em qual modalidade.

Esperamos por si de 21 a 24 de maio de 2024 em Curitiba!

Mais informações: https://www.edcities.org/pt/congresso/curitiba-2024/



V SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO DO IFRN: INSCRIÇÕES ABERTAS

Evento acontece em maio de 2024, em Natal, e terá palestra de Leandro Karnal

Publicada por Luciano Silva em 23/11/2023 ― Atualizada há 2 meses, 3 semanas

Estão abertas as inscrições gerais para a quinta edição do Simpósio de Educação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O evento vai ocorrer de 21 e 23 de maio de 2024, no hotel Holiday Inn, em Natal/RN.

Com o tema “Educação, Transformação Social e Relações de Trabalho", o evento, promovido pelo Observatório da Educação Pública do IFRN, do Campus Ipanguaçu do IFRN, vai contar com minicursos, mostras, oficinas e conferências, com a presença de palestrantes renomados nacionalmente, como a do professor Leandro Karnal.

Para 2024, estima-se um público de 1.500 pessoas, entre pesquisadores, professores, técnicos, gestores, estudantes e integrantes da comunidade interna e externa ao IFRN.

Inscrição e submissão de trabalhos

Os interessados podem se inscrever através do site do evento. O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 100 e R$ 140. Também está aberto o período para submissão de artigos científicos, resumos expandidos e relatos de experiência exitosas, que irão compor a Mostra de Boas Práticas em Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão do IFRN, a serem apresentados durante o Simpósio. Os trabalhos aprovados serão publicados, pela Editora IFRN, nos anais do V Simpósio de Educação

Expectativas

O professor Breno Almeida, um dos responsáveis pela organização do Observatório de Educação Pública do IFRN, explica que o Simpósio tem o objetivo de ser um espaço de formação e debates sobre temas contemporâneos. “Nesta quinta edição, falaremos sobre inclusão, transformação social, discurso de ódio, enfrentamento à violência escolar, entre outros. Sabemos que são temas complexos e que o debate não se esgota numa conferência, mas é nosso dever refletir sobre esses assuntos”.

Para a professora Louize Gabriela, também compõe a organização do evento, a próxima edição do Simpósio de Educação será especial: “Estaremos celebrando os cinco anos de surgimento do Grupo de Pesquisa Observatório da Educação Pública do IFRN. O Simpósio é também uma oportunidade de promover a instituição, as ações do Observatório e de contribuir para o debate sobre o desenvolvimento de uma educação pública, gratuita, acessível e democrática”, disse.

Para mais informações, acesse:

https://portal.ifrn.edu.br/campus/reitoria/noticias/v-simposio-de-educacao-do-ifrn-abre-inscricoes-para-comunidade-interna/

Se você quer divulgar outros eventos para a edição de junho/24, envie e-mail para bereadams@gmail



Ilustrações: Silvana Santos