Não podemos pensar em desenvolvimento econômico, reduzir as desigualdades sociais e em qualidade de vida sem discutirmos meio ambiente. - Carlos Moraes Queiros
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 88 · Setembro-Novembro/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Podcast(1) Dicas e Curiosidades(5) Reflexão(6) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(11) Dúvidas(1) Entrevistas(2) Divulgação de Eventos(1) Sugestões bibliográficas(3) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(2) Soluções e Inovações(3) Educação e temas emergentes(6) Ações e projetos inspiradores(24) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(26)   |  Números  
Cidadania Ambiental
13/09/2024 (Nº 88) O COMBATE DO MOSQUITO DA DENGUE, A EDUCAÇÃO E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO BRASIL ENTREVISTA COM O MINISTÉRIO DA SAÚDE
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4914 
  

O COMBATE DO MOSQUITO DA DENGUE, A EDUCAÇÃO E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO BRASIL

ENTREVISTA COM O MINISTÉRIO DA SAÚDE

Por Luciana Ribeiro

Ilustração: Juliana Ribeiro

Como Fundadora do Site Jornal Ana Folha e colaboradora da Revista Educação de Ambiental em Ação do Rio Grande do Sul, convidei, com muita honra, o Ministério da Saúde para uma entrevista que objetiva enriquecer minhas pesquisas acadêmicas, as quais podem beneficiar educadores no planejamento do processo de ensino a ser articulado de forma crítica, ética, dinâmica e contextualizada.

Nesta perspectiva social e ambiental, a Empresa Ecopedagogia com Ana Folha e a Turma do Lixão, reconhecida pela Fundação Abrinq, está promovendo algumas ações voluntárias que ajudam a solucionar os problemas na área de saúde pública, destacando o combate do mosquito da dengue dentro e fora do contexto escolar. Sobretudo, implementei algumas atividades midiáticas para mobilizar o direito ao exercício da cidadania nas cidades, o qual foi recomendado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Constituição Federal.

Para redimensionar o debate público, fundei uma Rede de Apoio Ecopedagógico com Ana Folha e a Turma do Lixão para divulgar informações e projetos socioambientais a serem dialogados entre gestores públicos, especialistas em geral e cidadãos carentes de debates e de compreesão sobre os objetivos que perfazem a saúde pública e o ensino brasileiro.

A Rede foi fundada também para homenagear o meu pai, José Ribeiro de Morais, que lamentavelmente morreu de dengue hemorrágica em Brasília aos 71 anos de idade, no dia 17 de março de 2020, uma data muito triste e tenebrosa para seus filhos e familiares. Apesar da falta que ele faz em nossas vidas, assumi a responsabilidade social de divulgar alguns materiais pedagógicos com Ana Folha e a Turma do Lixão (banners, cartazes, jornais e outros) para ajudarem nessa missão educadora no Brasil.

Segue a entrevista:

Luciana Ribeiro Como promover campanhas educativas de combate ao mosquito da dengue no ambiente escolar com a participação das crianças, dos educadores e das famílias?

Ministério da Saúde Em 2024, o Governo Federal tem realizado a Mobilização Nacional “Combate ao Mosquito nas Escolas: Brasil Unido contra a Dengue”. O passo a passo desse movimento e as peças publicitárias estão disponíveis no link: https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2023/combate-ao- mosquito/dengue-nas-escolas

Luciana Ribeiro - O Ministério da Saúde promove cursos de formação para os cidadãos e os educadores aprenderem a lidar com a questão da dengue no Brasil?

Ministério da Saúde Sim. Por parte do Ministério da Saúde são realizadas capacitações para profissionais de saúde e agentes de combates a endemias. Na Universidade Aberta do SUS (UNA SUS) estão disponíveis oito cursos EaD gratuitos sobre arboviroses. E no Youtube estão disponíveis webinários realizados pelo MS em 2024.

Luciana Ribeiro - O Ministério da Saúde oferece palestras, teatros e outras atividades a serem promovidas nas escolas e instituições diversas?

Ministério da Saúde As ações do Ministério da Saúde são focadas em vacinação nas escolas. Ações educativas envolvem o Ministério da Educação.

Luciana Ribeiro - Deseja complementar a entrevista com recomendações relevantes para os cidadãos aprenderem a lidar com a dengue no Brasil?

Ministério da Saúde O melhor período para enfrentar a dengue é fora da sazonalidade da doença. É no inverno e na baixa de casos, o melhor momento para eliminar os criadouros e evitar a proliferação dos vetores. Outras informações, acessar: https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2023/combate- ao-mosquito

Os Materiais educativos do Ministério da Saúde podem ser acessados em: https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2023/combate- ao-mosquito

Como mãe, pedagoga e jornalista, sugiro que o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação possam trabalhar em parceria para lidar com problemas que tratam dos direitos humanos e dos direitos da Terra.

Nesta concepção social e inovadora, as discussões sobre a implementação de projetos educativos no Brasil precisam contemplar, de fato, as incumbências dos gestores públicos, especialistas em geral e cidadãos carentes do amparo da legislação brasileira, a qual precisa ser mais dialogada ou entendida nesses contextos. Inclusive, as crianças e suas famílias merecem ser tratadas com ações emergentes, prevenindo-se os casos de internações e de mortes. Por isso, é preciso atendê-las em questões como a vacinação e oferta de condições dignas que faltam nos hospitais públicos.

Acredito que os bonecos “Ana Folha e a Turma do Lixão” são ferramentas didáticas que inserem a mídia educativa; portanto, acesse os links para conhecer os trabalhos de minha autoria no Site Jornal Ana Folha, espaço criado para dar meu apoio aos trabalhos governamentais e não-governamentais. Nesse propósito pedagógico, liberei a imagem dos bonecos também, para os educadores enriquecerem suas campanhas educativas que servem para

combater a dengue no Brasil.

Acesse, leia, utilize o material com a citação dos meus créditos/e de Juliana Ribeiro – no Site Jornal Ana Folha:

Luciana Ribeiro - Pedagoga/Escritora/Educadora Ambiental/Jornalista e Microempreendedora Individual.

Empresa Reconhecida pela Fundação Abrinq – como empresa amiga da Criança.

CNPJ: 16.621.965/0001-31

Juliana Ribeiro – Técnica de Infermagem do Hospital Público de Brasília, ilustradora e parceira do Projeto Ana Folha e a Turma do Lixão.

Rede de Apoio Ecopedagógico com Ana Folha e a Turma do Lixão

Link:

https://jornalanafolha.wixsite.com/jornal/post/rede-de-apoio- ecopedagógico- com-ana-folha-e-a-turma-do-lixão-1

Ebook: Alfabetização Ecológica com Ana Folha e a Turma do Lixão

Coordenação: Luciana Ribeiro

Ilustração: Juliana Ribeiro

Link: Baixar na Revista Educação Ambiental em Ação:

https://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3972

II Ecoapostila: Cidade Sustentável com Ana Folha e a Turma do Lixão

Campanha Educativa: Combate ao mosquito da Dengue com Ana Folha e a Turma do Lixão

https://jornalanafolha.wixsite.com/jornal/post/ii-ecoapostila-cidade-sustentável-com-ana-folha-e-a-turma-do-lixão

Jornal Escola Sustentável com Ana Folha e a Turma do Lixão

Coordenação: Luciana Ribeiro

Ilustração: Juliana Ribeiro

https://jornalanafolha.wixsite.com/jornal/post/jornal-e-escola-sustentáveis- com-ana-folha-e-a-turma-do-lixão

Visite o Site Ministério da Saúde – Site Governamental

https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2023/combate-ao-mosquito



Ilustrações: Silvana Santos