Não podemos pensar em desenvolvimento econômico, reduzir as desigualdades sociais e em qualidade de vida sem discutirmos meio ambiente. - Carlos Moraes Queiros
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 88 · Setembro-Novembro/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Podcast(1) Dicas e Curiosidades(5) Reflexão(6) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(11) Dúvidas(1) Entrevistas(2) Divulgação de Eventos(1) Sugestões bibliográficas(3) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(2) Soluções e Inovações(3) Educação e temas emergentes(6) Ações e projetos inspiradores(24) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Relatos de Experiências(1) Notícias(26)   |  Números  
Notícias
13/09/2024 (Nº 88) CARTA AOS EDUCADORES BRASILEIROS PELOS OCEANOS
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4956 
  

CARTA AOS EDUCADORES BRASILEIROS PELOS OCEANOS

27/06/2024

A Carta aos Educadores Brasileiros pelos Oceanos foi elaborada levando em consideração os principais pontos levantados durante o “Seminário sobre Cultura Oceânica em Espaços Educacionais“, que ocorreu no dia 1º de junho de 2022, no evento Marina Week 2022.

Lançada em 30 de agosto de 2023, é um documento que busca ajudar a facilitar a adoção da Cultura Oceânica em espaços educacionais no Brasil, reconhecendo, também, barreiras e dificuldades que ainda precisam ser superadas para que os cidadãos possam aprender e dialogar mais amplamente sobre o Oceano.

Entre alguns dos desafios na adoção da Cultura Oceânica em espaços educacionais, podemos destacar a falta de conhecimento sobre a mesma, devido a pouca relevância dada ao tema, além da disseminação de informações equivocadas, distância geográfica e baixo investimento na produção de conhecimentos. Vivemos em um momento oportuno para trabalhar esse tema, considerando o destaque da “Década do Oceano” e a implementação da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.

Uma das premissas da Carta é de que o Oceano é uma fonte de conhecimento que precisa ser explorada pela ciência, além de ser um tema inspirador, que desperta memórias afetivas e sensibiliza as pessoas, podendo transformá-las em agentes de mudança para a conservação do Oceano e da sociedade. A inclusão de conteúdos sobre o Oceano nos currículos escolares não apenas amplia o conhecimento dos estudantes sobre questões ambientais, mas também os capacita a agir de forma responsável e sustentável em relação aos recursos marinhos, contribuindo para um futuro mais consciente e comprometido com a sua conservação.

Seja parte desse movimento!
Acesse, leia e divulgue a carta aos Educadores Brasileiros pelo Oceano! Vamos produzir juntos uma onda de aprendizagens para nossos jovens, futuros profissionais, educadores e tomadores de decisão!

Download da Publicação

Texto: Rodrigo Nunes Meneses

Fonte: https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/carta-aos-educadores-brasileiros-pelos-oceanos/

Ilustrações: Silvana Santos