É dentro do coração do homem que o espetáculo da natureza existe; para vê-lo, é preciso senti-lo. Jean-Jacques Rousseau
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 89 · Dezembro-Fevereiro 2024/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Podcast(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(6) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(15) Entrevistas(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(3) Educação(1) Você sabia que...(4) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(11) Ações e projetos inspiradores(28) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) Notícias(41) Dúvidas(4)   |  Números  
Educação e temas emergentes
12/12/2024 (Nº 89) A MODA PODE E DEVE SER UMA ALIADA NA CONSCIENTIZAÇÃO DAS CRIANÇAS SOBRE CONSUMO E MEIO AMBIENTE
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=5032 
  

A MODA PODE E DEVE SER UMA ALIADA NA CONSCIENTIZAÇÃO DAS

CRIANÇAS SOBRE CONSUMO E MEIO AMBIENTE


Pensando nisso, a Carinhoso, marca de moda infantil do Grupo Malwee, apresenta a coleção Cuidamos do Planeta, que valoriza materiais ecológicos, como tecidos de fibras orgânicas


São Paulo, novembro de 2024 - Tão fundamental quanto ensinar seus filhos os valores para se tornarem boas pessoas, hoje em dia é fundamental ensinar a eles a respeitarem o meio ambiente para que tenham um futuro melhor. Uma pesquisa realizada pela Descarbonize Soluções, divulgada em outubro, mostrou que 67% dos brasileiros acreditam que a responsabilidade pela educação ambiental das crianças é das escolas e apenas 36% afirmaram conversar em casa sobre o tema com os filhos. 

Mas, você pode mudar essa estatística, afinal tão importante quanto ensinar é praticar. Para isso, que tal dar o exemplo em casa com as pequenas coisas do dia a dia, como fechar as torneiras, apagar as luzes quando sair dos cômodos ou mesmo a separar o lixo. Experimente mostrar para as crianças que as pequenas atitudes diárias farão a diferença lá na frente. 

Porém, você deve estar se perguntando: como a moda pode contribuir para isso? Parece muito complicado, mas na verdade é bem simples e você ainda pode fazer isso de forma lúdica e divertida. Comece incentivando seus filhos a doarem aquelas roupas que eles já não usam mais ou que estão pequenas neles. Assim você já está estimulando a economia circular desde a infância. Explique a importância do que estão fazendo e aproveite para ensiná-los de onde vem o tecido e como é feita a fabricação das peças que eles tanto amam. Conversem sobre a aquisição de novas peças que tenham maior durabilidade e que sejam produzidas de uma forma mais sustentável.

Para o professor de biologia Walter Neiva, especialista em educação, há uma urgência que não é só pensar na árvore, em não desperdiçar comida ou energia. Preservar deve ser uma escolha de vida, que passa por todo nosso cotidiano; do se preocupar se o material que compõe a nossa roupa é fruto de energia verde até qual marca devemos apoiar. Afinal, ninguém quer estar ao lado do vilão que fez mal às gerações futuras.

Com o objetivo de mostrar que é possível vestir as crianças de forma confortável e estilosa, e ainda se preocupar com o meio ambiente, a Carinhoso, marca de moda infantil do Grupo Malwee, lançou a linha Cuidamos do Planeta. Suas peças são confeccionadas a partir do fio

do algodão orgânico, produzido sem agrotóxicos, pensando no futuro do planeta e buscando reduzir seu impacto ambiental. Com peças atemporais pensadas para serem duráveis e relevantes no guarda-roupa, incentivando um consumo mais consciente e responsável.

Fazer com que as nossas crianças cresçam mais conscientes a respeito da importância de cuidar do planeta não precisa ser complexo. Basta encarar de forma natural e incluí-las na rotina como um assunto importante. E o momento de se vestir pode contribuir e muito com esse processo. De acordo com o nível de compreensão da criança ainda dá para explicar como iniciativas como essas, usadas na fabricação das roupas da Carinhoso, são importantes não só para as pessoas como também para o nosso planeta”, completa Nataly Camillo, Gerente das Marcas Infantis do Grupo Malwee.



SERVIÇO:

Coleção Cuidamos do Planeta - Carinhoso

Tamanhos: A grade vai do 1 ao 16



Sobre Carinhoso

Marca infantil brasileira do Grupo Malwee criada em 1975. Por meio da moda, busca oferecer produtos que unem sustentabilidade, conforto e versatilidade para recém-nascidos e crianças de até 16 anos de idade. A maioria das peças foi desenvolvida para que a criança celebre datas especiais e crie memórias afetivas.



Assessoria PR Carinhoso

Cris Navarro - (21) 99147-1097 | cris.navarro@buzzing.com.br

Ana Kucera - (21) 98858-8798 | ana.kucera@buzzing.com.br



Ilustrações: Silvana Santos