É dentro do coração do homem que o espetáculo da natureza existe; para vê-lo, é preciso senti-lo. Jean-Jacques Rousseau
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 89 · Dezembro-Fevereiro 2024/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Podcast(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(6) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(15) Entrevistas(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(3) Educação(1) Você sabia que...(4) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(11) Ações e projetos inspiradores(28) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) Notícias(41) Dúvidas(4)   |  Números  
Notícias
12/12/2024 (Nº 89) ANDRÉ TRIGUEIRO RECEBE MEDALHA TIRADENTES POR ATUAÇÃO AMBIENTAL
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=5038 
  

ANDRÉ TRIGUEIRO RECEBE MEDALHA TIRADENTES POR ATUAÇÃO AMBIENTAL

Jornalista é editor-chefe do programa "Cidades e Soluções," professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio

Por Patricia Lima

André Trigueiro e Carlos Minc - Octacílio Barbosa

O jornalista André Trigueiro foi condecorado com a Medalha Tiradentes, na noite de quinta-feira (26). A medalha é a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A cerimônia, que aconteceu no Palácio Tiradentes, sede histórica da vida política fluminense, foi uma iniciativa do deputado Carlos Minc (PSB).

Trigueiro é pós-graduado em Gestão Ambiental pela UFRJ, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio. Ele também é editor-chefe do programa “Cidades e Soluções”, da TV Globo.

Em discurso, ao receber a medalha, André Trigueiro lembrou a importância da Rio 92 na sua trajetória profissional. O evento provocou, segundo o jornalista, o despertar da sua consciência ambiental:

Na cobertura da Rio 92, percebi a urgência de me aprofundar nas questões ambientais e no modelo insustentável de desenvolvimento que vivemos. Não escolhi a questão ambiental, ela me tomou de assalto. É um aprendizado contínuo. Ser brasileiro e jornalista hoje exige que todos nós estejamos atentos”, comentou.

O jornalista falou sobre a crise climática e as suas consequências, e sobre a responsabilidade de políticos e tomadores de decisões na elaboração e execução de planos de sustentabilidade ambiental.

Estamos no ápice da crise climática. Precisamos manter uma postura vigilante e cobrar dos políticos que priorizem o que precisa ser feito. A crise afeta diretamente a economia, com o encarecimento dos alimentos, a falta de água e a questão energética, mas ainda dá tempo de virar esse jogo”, salientou.

O deputado Carlos Minc disse que, muitas das suas leis, foram inspiradas no programa ‘Cidades e Soluções,’ de Trigueiro, que, segundo Minc, teria co-autoria.

Eu já disse que ele é coautor dessas Leis. O Trigueiro vai a campo, conversa, mete o pé no chão, conversa com as pessoas intoxicadas e vai a outros lugares do mundo buscar soluções, e você vê que ele ama isso”, disse o deputado.

Também presente ao evento, o biólogo Mário Moscatelli afirmou que profissionais como o André e outros colegas de comunicação fazem um trabalho crucial de conscientização da sociedade sobre questões e emergências ambientais:

Tivemos desastres como o da Região Serrana, em 2011, o do Rio Grande do Sul, recentemente, e agora o Brasil inteiro está pegando fogo. O Trigueiro, com sua atuação nacional e global, é fundamental para deixar claro que não há mais tempo a perder”, pontuou Moscatelli.

Homenagem também a Prates

O ex-presidente da Petrobras, Jean Paul Terra Prates, por iniciativa do deputado André Corrêa (PP), foi outro agraciado com a Medalha Tiradentes. Jean é advogado, economista, ambientalista, empresário e político brasileiro. Entre 2019 e 2023, Prates foi senador pelo Rio Grande do Norte, e presidiu a Petrobras de 2023 a 2024, sob indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Fonte: https://diariodorio.com/andre-trigueiro-recebe-medalha-tiradentes-por-atuacao-ambiental/



Ilustrações: Silvana Santos