É dentro do coração do homem que o espetáculo da natureza existe; para vê-lo, é preciso senti-lo. Jean-Jacques Rousseau
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 89 · Dezembro-Fevereiro 2024/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Podcast(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(6) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(15) Entrevistas(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(3) Educação(1) Você sabia que...(4) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(11) Ações e projetos inspiradores(28) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) Notícias(41) Dúvidas(4)   |  Números  
Notícias
12/12/2024 (Nº 89) BARCO-ESCOLA PEIXE DOURADO CHEGA A PORTO ALEGRE
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=5126 
  

BARCO-ESCOLA PEIXE DOURADO CHEGA A PORTO ALEGRE

Depois de vencido os trâmites de transporte por via terrestre, o Barco-Escola Peixe Dourado chegou a Porto Alegre no começo da tarde desta quinta-feira, dia 28, e se encontra embarcado na carreta da transportadora nas proximidades da Arena do Grêmio, em uma empresa de extração de areia. Entre sexta-feira e final de semana, a Indústria Naval Catarinense Ltda, construtora da embarcação, fará a instalação de equipamentos como hélices, mastros e guarda-corpo, que foram retirados para facilitar o transporte, e o Barco-Escola será testado no Lago Guaíba no começo da semana que vem.

O barco saiu de Torres/RS às 8h45 de hoje. Foi uma longa jornada. A embarcação partiu de Itajaí/SC no dia 4 de novembro, sendo escoltado por batedores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) até Torres/RS, onde permaneceu aguardando a autorização de transporte do último trecho até Porto Alegre.

Agora, a embarcação deve permanecer em Porto Alegre para receber a licença de operação e navegabilidade da Marinha, que fará a inspeção da estrutura, análise da documentação e dos equipamentos de navegação e segurança, dentre outros. Assim que autorizado pela Marinha, o Barco-Escola estilo catamarã será conduzido pelo Rio dos Sinos até ser atracado no píer do Museu do Rio em São Leopoldo. A duração do percurso de 90 Km será de 6 horas, dependendo da vazão do rio. O ato de inauguração da embarcação deve ocorrer em data a ser divulgada oportunamente.

A equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Leopoldo (Semmam), composta pela secretária Jussara Lanfermann, do coordenador técnico do Observatório de Mudanças Climáticas, Everson Gardel, do ex-secretário da Semmam e vereador eleito, Anderson Etter, e do chefe do Monitoramento Ambiental, João Chaves, receberam o barco e realizaram uma inspeção na tarde desta quinta-feira.

Segundo a titular da Semmam (SL/RS), Jussara Lanfermann, o barco terá um importante papel na fiscalização ambiental do Rio dos Sinos e na formação educacional dos alunos da rede de educação do município. “Vencemos todas as etapas que foram do deslocamento de Itajaí até aqui em Porto Alegre. Tivemos muitas licenças, muitas burocracias que a gente teve que enfrentar por conta do tamanho do barco. Ele vai cumprir o papel dele tão importante que é da educação ambiental, principalmente na questão da fiscalização da nossa bacia do Rio dos Sinos, vai ter o ecoturismo também que a gente vai poder planejar", disse.

"Vamos aguardar que nos próximos dias com certeza ele estará ancorando lá na Rua da Praia, na nossa sede da Semmam, no Museu do Rio. O barco vai cumprir o seu papel que é cuidar do nosso rio e levar a esperança para o nosso povo, principalmente para as crianças retornarem ao nosso rio e ter o rio como uma fonte de riqueza e saber a importância dele nas nossas vidas e para o futuro das próximas gerações e o futuro do meio ambiente", afirma Jussara.

Barco-Escola

O barco no estilo catamarã foi construído pela Indústria Naval Catarinense Ltda, de Navegantes/SC, com 66 lugares e formato de sala de aula e vai funcionar como espaço para educação socioambiental sobre o Rio dos Sinos, pesquisa, ecoturismo, controle e fiscalização ambiental. A embarcação tem 18m de cumprimento, 7 metros de largura e 4,5 metros de altura. O barco teve um custo de cerca de R$ 5,1 milhões pagos com recursos do município e do Fundo Municipal do Meio Ambiente (Fundema).

Texto e foto: Jornalista Lisandro Lorenzoni – MTb. 12.480

Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Ainda sobre o assunto, dias atrás, conforme informa o Instagram da Prefeitura de São Leopoldo, @prefasaoleo:

O Barco Escola Peixe Dourado concluiu sua preparação para operar no Rio dos Sinos após receber a aprovação final da Marinha na quarta-feira (4). A embarcação realizou sua primeira viagem-teste, saindo do Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre, até o Museu do Rio, em São Leopoldo, em um trajeto de cerca de 8 horas. O barco ficará sediado no Museu do Rio e será utilizado para educação.”

Obs. Mensagens enviadas por whatsapp pela amiga Carla, para divulgação.

Ilustrações: Silvana Santos