Rico é aquele que sabe ter o suficiente. Lao Tze
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 90 · Março-Maio/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(3) Podcast(1) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(2) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(7) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(5) Entrevistas(2) Culinária(2) Divulgação de Eventos(16) O que fazer para melhorar o meio ambiente(1) Sugestões bibliográficas(2) Educação(1) Breves Comunicações(1) Reportagem(3) Soluções e Inovações(2) Educação e temas emergentes(3) Ações e projetos inspiradores(17) Cidadania Ambiental(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(20) Relatos de Experiências(7)   |  Números  
Notícias
14/03/2025 (Nº 90) SECRETÁRIA DE MEIO AMBIENTE DIZ QUE NESTE ANO O FOCO É NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AMPLIAÇÃO DA COLETA SELETIVA
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=5191 
  

SECRETÁRIA DE MEIO AMBIENTE DIZ QUE NESTE ANO O FOCO É NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AMPLIAÇÃO DA COLETA SELETIVA

Entrando em sua terceira gestão como secretária de meio ambiente, a engenheira ambiental Gabriela Segabinazzi diz que um dos focos da gestão municipal é na educação ambiental, ampliando esse trabalho para que a comunidade tenha consciência de não jogar lixo em qualquer lugar.

13 de janeiro de 2025 - Vera Soares Pedroso

Os licenciamentos e fiscalização ambiental são o carro chefe da pasta, para que os empreendedores em qualquer setor sigam o que preconiza a lei com licenças prévias, de instalação e operação.

Ela diz que desde 2023, quando a secretaria assumiu a coleta, o trabalhou melhorou e para ajudar mantém a coleta permanente de resíduos sólidos, na Secretaria das 7h 30min às 13h 30min. E as quartas- feiras no Ecoponto, no Corredor dos Papagaios, das 8h às 11h, para o recebimento de pneus inservíveis. Todos esses materiais vão para reciclagem, esclarece a Secretária. Em 2024, Gabriela diz que foram entregues 318 toneladas de resíduos eletroeletrônicos para reciclagem em coleta que, também, acontece em bairros da cidade.

Ela explica que os três caminhões realizam a coleta em três turnos na cidade e eles têm as rotas para controlar onde está passando cada equipe. A Secretaria estuda, com a Unipampa, um aplicativo para que a comunidade saiba onde está passando o caminhão da coleta.

Um ponto que a comunidade sempre critica é quanto a arborização urbana. Gabriella Segabinazzi informa que estão fazendo junto com o Conselho de Meio Ambiente uma revisão do plano de arborização de Alegrete, com levantamento de todas as árvores da cidade para fazer a atualização.

A Secretaria de Meio Ambiente tem 63 servidores que recebem treinamentos de prevenção de acidentes, dentre outros, buscando a humanização de quem atua nos setores.

O Projeto Reciclador foi um avanço da SMMA em que os conhecidos catadores estão cadastrados, recebem materiais para trabalhar e tem palestras orientativas para melhor atuarem na atividade. Atualmente são 180 estão efetivos no Projeto Reciclador. A Secretária diz que em 2025 será colocado em pratica o curso de alfabetização a esses trabalhadores em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do Município para ampliar as oficinas, como por exemplo, para que eles aprendam a reaproveitar tecidos fazendo bolsas ou mochilas, isso em parceria com os CRAS da Secretaria de Promoção Social de Alegrete.

Fonte: https://www.alegretetudo.com.br/secretaria-de-meio-ambiente-diz-que-neste-ano-o-foco-e-na-educacao-ambiental-e-ampliacao-da-coleta-seletiva/#goog_rewarded



Ilustrações: Silvana Santos