Rico é aquele que sabe ter o suficiente. Lao Tze
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 90 · Março-Maio/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(3) Podcast(1) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(2) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(7) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(5) Entrevistas(2) Culinária(2) Divulgação de Eventos(16) O que fazer para melhorar o meio ambiente(1) Sugestões bibliográficas(2) Educação(1) Breves Comunicações(1) Reportagem(3) Soluções e Inovações(2) Educação e temas emergentes(3) Ações e projetos inspiradores(17) Cidadania Ambiental(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(20) Relatos de Experiências(7)   |  Números  
Divulgação de Eventos
14/03/2025 (Nº 90) TRILHA NO PARQUE DA CIDADE PROMOVE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESTACA A IMPORTÂNCIA DAS UCS
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=5195 
  

TRILHA NO PARQUE DA CIDADE PROMOVE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESTACA A IMPORTÂNCIA DAS UCS


A trilha “do antigo horto” foi guiada pela equipe técnica da Unidade de Conservação/Semurb composta

O Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (PARBMA) localizado no Parque Natural Municipal Dom Nivaldo Monte, realizou uma trilha guiada pela Unidade de Conservação (UC). A atividade, com percurso de 4 km, reuniu alunos do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como parte da disciplina de Educação Ambiental.

A trilha “do antigo horto” foi guiada pela equipe técnica da Unidade de Conservação/Semurb composta pelo tecnólogo ambiental e especialista em Gestão e Perícia Ambiental pela SMAPC, Uilton Campos e pelos auxiliares de campo Delmo Wilson e Cristiano Pereira.

O percurso foi realizado sob chuva, sol e com muita disposição para debater e aprofundar os conhecimentos sobre a importância e a riqueza das Unidades de Conservação/PARBMA da Unesco para a humanidade. Discutiu-se também a relevância da Educação Ambiental como política, sua interação com órgãos do SISNAMA, iniciativas privadas e públicas, ONGs, indivíduos e a coletividade no contexto das mudanças climáticas”, disse Campos.

A UFRN já é uma parceira consolidada do Parque da Cidade, sendo comum utilizar os espaços para diversas atividades, em cumprimento às atividades disciplinares, utilização do parque como extensão universitária através de pesquisas científicas e projetos, pesquisas de iniciação científica, mestrado, doutorado e até pós-doutorado.

Os departamentos que mais utilizam os serviços do parque são os de Ciências Biológicas e Geologia, mas também há participação dos cursos de Turismo, Geografia, Arquitetura e Urbanismo.

O PARBMA é um programa da Unesc que se trata de um reconhecimento para os espaços ambientais que cumprem os preceitos estabelecidos. É um programa da organização mundial que verifica locais que protegem o meio ambiente por meio de trabalhos de Educação Ambiental junto à sociedade. Essa certificação da Unesco ocorre mediante fiscalização das atividades e projetos realizados no espaço.

Fonte: https://www.natal.rn.gov.br/news/post2/41654



Ilustrações: Silvana Santos