Rico é aquele que sabe ter o suficiente. Lao Tze
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 90 · Março-Maio/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(3) Podcast(1) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(2) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(7) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(5) Entrevistas(2) Culinária(2) Divulgação de Eventos(16) O que fazer para melhorar o meio ambiente(1) Sugestões bibliográficas(2) Educação(1) Breves Comunicações(1) Reportagem(3) Soluções e Inovações(2) Educação e temas emergentes(3) Ações e projetos inspiradores(17) Cidadania Ambiental(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(20) Relatos de Experiências(7)   |  Números  
Divulgação de Eventos
14/03/2025 (Nº 90) PROJETO PÉ NA AREIA REÚNE MAIS DE 120 CRIANÇAS PARA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=5202 
  

PROJETO PÉ NA AREIA REÚNE MAIS DE 120 CRIANÇAS PARA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

28/01/2025

Já tradicional na programação de verão de Rio Grande, o Projeto Pé na Areia chega, em 2025, a sua 26ª edição. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e com apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), a iniciativa reúne crianças de 7 a 10 anos para ações lúdicas de educação ambiental, preservação e de conhecimento sobre a vida marinha. 

As atividades com os mais de 124 inscritos estão sendo desenvolvidas desde o início de janeiro e se estendem até o fim de fevereiro. Nesta edição, as crianças participantes foram encaminhadas por meio dos Centros de Referência em Assistência Social do Município e também por meio de chamamento público. 

Ao todo serão sete encontros com cada uma das quatro turmas. Para esta semana está semana, está agendada a primeira saída de campo, uma visita aos Molhes da Barra. 

A programação do Pé na Areia conta com o apoio do professor e oceanólogo Gustavo Martinez Souza (IMEF/ FURG), por meio dos projetos Caminho Marinho e Ritmo do Mar. Entre as propostas está a realização, com as crianças, da confecção de fantasias com uso de materiais reciclados. Dessa forma, a intenção é trabalhar a importância do cuidado com o ambiente e do reaproveitamento dos materiais para que não causem danos à natureza.

Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Carlos Soler, a premissa do projeto Pé na Areia vai ao encontro de uma das prioridades da atual gestão do setor, o trabalho de educação ambiental, especialmente com as crianças. Para Soler, a iniciativa pode ser considerada uma parte das estratégias de política ambiental que estão sendo construídas com a participação da prefeita Darlene, de forma articulada com as demais secretarias, órgãos públicos da área ambiental e sociedade no geral. 

A educação ambiental é uma questão muito importante. É um processo que a sociedade e o poder público devem promover para que possamos conhecer o ambiente em que vivemos, onde estamos e nossas relações com nosso ambiente, o impacto que temos nele e que ele causa em nós. É conhecendo que vamos poder agir sobre ele, como diz a constituição, em um ambiente ecologicamente equilibrado, que é um direito fundamental de todos. Precisamos entender nossos deveres para poder garantir esse direito”, afirma o secretário.

Fonte: https://www2.riogrande.rs.gov.br/noticia/50169/50169?titulo=Projeto+P%C3%A9+na+Areia+re%C3%BAne+mais+de+120+crian%C3%A7as+para+atividades+de+educa%C3%A7%C3%A3o+ambiental

Ilustrações: Silvana Santos