Rico é aquele que sabe ter o suficiente. Lao Tze
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 90 · Março-Maio/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(3) Podcast(1) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(2) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(7) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(5) Entrevistas(2) Culinária(2) Divulgação de Eventos(16) O que fazer para melhorar o meio ambiente(1) Sugestões bibliográficas(2) Educação(1) Breves Comunicações(1) Reportagem(3) Soluções e Inovações(2) Educação e temas emergentes(3) Ações e projetos inspiradores(17) Cidadania Ambiental(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(20) Relatos de Experiências(7)   |  Números  
Soluções e Inovações
14/03/2025 (Nº 90) GAME QUER UNIR GERAÇÕES CONTRA A POLUIÇÃO PLÁSTICA
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=5232 
  

GAME QUER UNIR GERAÇÕES CONTRA A POLUIÇÃO PLÁSTICA

Lançado pela Família Schurmann durante a expedição internacional Voz dos Oceanos, jogo educativo busca divertir e educar famílias

Por: Natasha Olsen - 5 de março de 2025

Com mais de 40 anos navegando pelos mares do planeta, incluindo 3 voltas ao mundo completas e a quarta em andamento, Capitão Vilfredo e Heloisa Schurmann conhecem como poucos os oceanos, com seus encantos e ameaças. Conscientes da importância da educação ambiental para proteger a vida marinha, o casal ajudou a desenvolver o Planet Sea, um game educativo gratuito para toda a família, que se soma às várias ações da expedição Voz dos Oceanos.

Jogadores e jogadoras, têm a missão de percorrer as praias do litoral brasileiro recolhendo a poluição plástica e conscientizando diferentes gerações sobre a importância da reciclagem para a vida marinha e sobrevivência do planeta. Os destinos do jogo são inspirados em expedições da Voz dos Oceanos, iniciativa liderada pela Família Schurmann, reconhecida mundialmente por atuar em defesa da biodiversidade marinha.

O game, disponível nas plataformas Android, iOS e na web, pode inspirar ações que saiam da brincadeira e se transformem em atitudes reais.

O lançamento inaugura o calendário de ações previstas para o ano, com destaque a participação na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém (PR).  O veleiro Kat, embarcação conhecida pelas voltas ao mundo da Família Schurmann, já está na segunda etapa da rota marítima internacional, iniciada na Nova Zelândia. Depois de passar pela Austrália, a tripulação está na Indonésia e deve chegar ao Brasil em novembro de 2025, para a COP 30.

Voz dos Oceanos na COP 30

Escolhemos este evento de relevância mundial para destacar a importância dos oceanos no oxigênio que respiramos, na regulação do clima, na vida no planeta. Sem o azul não existe o verde. É urgente defendermos o maior bioma marinho junto com outros biomas importantes. Por isso, seguimos para Belém com diversas frentes de atuação”, revela David Schurmann.

Vista aérea do veleiro Kat. Direitos autorais: Voz dos Oceanos – Família Schurmann licenciado para a Galeria DNS

Na capital paraense, uma casa será o espaço coletivo para acolher conteúdos, resultados de pesquisa científica, arte e informações coletadas nas expedições marítimas e terrestre – além de vozes importantes que atuam, nacional e internacionalmente, na defesa do oceano. “Juntas, todas as vozes se tornam uma voz transformadora, mas, na nossa casa, cada voz ecoará sua potência em um coro de vozes surpreendentes”, diz David.

Entre as ações programadas para a COP30 está a apresentação dos resultados de pesquisa científica inédita, conduzida em parceria com a Universidade de São Paulo, sobre a presença de microplásticos em organismos marinhos. As quase 900 amostras foram coletadas durante a primeira expedição terrestre e científica da Voz dos Oceanos pela costa brasileira no ano passado, liderada por uma tripulação exclusivamente feminina com duas biólogas marinhas, uma oceanógrafa e uma jornalista.

Expedição terrestre mapeou a presença de microplásticos em frutos do mar. Foto: Laura Campanella

Em julho deste ano, um veleiro parte do Rio de Janeiro para dar continuidade à rota brasileira e encontrar com o Kat em Belém. Juntos, serão protagonistas de ações antes, durante e depois da COP30. “A bordo de nossos veleiros, temos testemunhado a invasão plástica que sufoca os oceanos, mas também temos encontrado centenas de soluções incríveis. Desembarcaremos em Belém com muitas ideias inspiradoras, capazes de recuperar e conservar nossos oceanos, florestas, planeta”, diz Heloisa Schurmann.

Diversão e consciência

Inspirado nas jornadas da Voz dos Oceanos, Planet Sea foi desenvolvido pela Mito Games, empresa independente de jogos digitais, e é um game que combina ação com conteúdos informativos sobre a fauna marinha e pontos turísticos brasileiros. Na história, o jogador é convidado a participar de uma aventura muito divertida com Vilfredo e Heloisa Schurmann. Com a ajuda de uma Inteligência Artificial, a “Coral”, o jogador recebe dicas do que fazer em cada fase para recolher todo o lixo.

Marcelo Herzog, diretor executivo da Mito Games, relata que o Planet Sea foi idealizado para proporcionar momentos de união, lazer e diversão às famílias associados a conteúdos educativos sobre a preservação do meio ambiente, além de poder ser usado como ferramenta de apoio pedagógico no ambiente escolar.

As novas gerações têm mais conhecimento e são mais engajadas nas causas ambientais, e com isso capazes de ser agentes transformadores e disseminadores dentro de suas próprias casas e comunidades”, diz.

O formato endless runner foi escolhido, segundo ele, por ser o preferido por jogadores de games casuais de todas as idades e regiões do país. “A linguagem é educativa com uma abordagem simples e empolgante, inspirado em jogos mundialmente famosos, trazendo muita diversão e conscientização para os players. Motivado pela Voz dos Oceanos, quanto mais ações para manter as praias limpas, mais pontos o jogador ganha durante as missões”, completa Marcelo.

O jogo foi produzido por meio da Lei de Incentivo à Cultura/Ministério da Cultura e patrocínio de Portonave, Inca Tecnologia e Estácio/Instituto Yduqs. Apoio Irapa e Phorte Educacional.  Para baixar o game na plataforma Android, clique AQUI. Para a plataforma isso, clique AQUI e, para a WEB, acesse esse link.  

Voz dos Oceanos

Liderada pela Família Schurmann, conhecida no Brasil e no exterior como a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro, Voz dos Oceanos é uma inciativa 100% brasileira, de impacto global, unindo a sociedade mundial na defesa e recuperação dos oceanos, reguladores do clima e responsáveis por mais de 50% do ar que se respira no planeta.

Trazendo o histórico de seus líderes, a iniciativa tem sido uma voz de grande impacto e alcance mundial, com expedições alinhadas e ações baseadas nos pilares Awareness, Ciência, Educação e Inovação & Startups. Com o apoio mundial do Programa da ONU para o Meio Ambiente – PNUMA, a tripulação Voz dos Oceanos testemunhou a presença de plástico e micro plástico em, até o momento, cerca de 100 destinos de mais de 10 países das Américas Sul, Central e Norte, da Oceania e da Ásia.

Paralelamente, também vem encontrando em todos os locais por onde passa, centenas de pessoas e iniciativas comprometidas em reverter a preocupante e grave invasão de resíduos, que sufocam os oceanos. Para saber mais, acompanhe aqui o Diário de Bordo.

Foto: Divulgação

Fonte: https://ciclovivo.com.br/fique-ligado/eventos/game-quer-unir-geracoes-contra-a-poluicao-plastica/



Ilustrações: Silvana Santos