Rico é aquele que sabe ter o suficiente. Lao Tze
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 90 · Março-Maio/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(3) Podcast(1) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(2) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(7) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(5) Entrevistas(2) Culinária(2) Divulgação de Eventos(16) O que fazer para melhorar o meio ambiente(1) Sugestões bibliográficas(2) Educação(1) Breves Comunicações(1) Reportagem(3) Soluções e Inovações(2) Educação e temas emergentes(3) Ações e projetos inspiradores(17) Cidadania Ambiental(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(20) Relatos de Experiências(7)   |  Números  
Notícias
14/03/2025 (Nº 90) COM RECONHECIMENTO DO IEMA, NÚCLEO DE PESQUISA DA UFES SE TORNA UM CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=5240 
  

COM RECONHECIMENTO DO IEMA, NÚCLEO DE PESQUISA DA UFES SE TORNA UM CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

10/03/2025 Texto: Thiago Sobrinho   Edição: Thereza Marinho

Vinculado ao Centro de Educação da Ufes, o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental (NIPEEA) acaba de se tornar o Centro de Educação Ambiental do Espírito Santo (CEA). O reconhecimento realizado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do ES (Iema) e publicado no início deste ano permitirá que o Núcleo amplie suas ações de ensino, pesquisa, extensão e de formação na área da educação ambiental dentro da própria Universidade ou em comunidades tradicionais e escolas da rede básica.

Segundo o professor do Departamento de Educação, Política e Sociedade Soler Gonzalez, coordenador do Núcleo, o reconhecimento está alinhado com a Política Estadual de Educação Ambiental (Lei nº 9.265/2009) e ao Programa Estadual de Educação Ambiental (Decreto nº 4.178-R/2017).

O que muda é que esse reconhecimento vem, de certo modo, cumprir a legislação da política nacional, estadual e municipal de educação ambiental. E as diretrizes curriculares também, que estabelecem a obrigatoriedade da Educação Ambiental de forma transversal em todos os níveis de ensino, inclusive o superior”, explicou.

Além do NIPEEA, a Ufes possui outro centro estadual de educação ambiental: o Laboratório de Educação Ambiental (LabEA) localizado no campus de São Mateus e reconhecido desde 2023. 

Ampliar parcerias

Completando duas décadas de atuação na Ufes, um dos objetivos do NIPEEA é ampliar parcerias com escolas da rede básica e aproximar crianças e adolescentes em idade escolar da Universidade, a fim de fortalecer a integração da comunidade acadêmica com a sociedade.

Pretendemos realizar essas parcerias para termos novas ações de educação ambiental, dentre elas, visitas monitoradas aqui no campus de Goiabeiras, onde as crianças terão a possibilidade de conhecer a Ufes desde esse momento da sua escolarização”, enfatizou Gonzalez.

Ainda de acordo com o professor, o desenvolvimento de propostas de educação ambiental com as escolas parceiras será feito de maneira colaborativa: “Não se trata de levar algo pronto. É realizar as propostas a partir da demanda que as escolas estão trazendo. Nós estamos nos colocando como colaboradores e ajudando pedagogicamente na realização dessas atividades”.

Materiais didáticos

Além de promover a aproximação com a comunidade externa à Ufes, o NIPPEA busca dar suporte a ações de pesquisa, extensão e ensino. Dessa forma, ele pretende colaborar com outros núcleos e laboratórios dentro da Universidade.

Outro objetivo é oferecer materiais didáticos relativos ao tema do meio ambiente e educação a estudantes de graduação, pós-graduação, professores da Ufes e à comunidade em geral.

Estamos fazendo o cadastramento de bolsistas voluntários para que eles elaborem esses materiais didáticos. A ideia é que, junto com professores do nosso Núcleo e Centro, a gente comece a elaborar materiais voltados para a abordagem ecológica e cultural, tanto do campus de Goiabeiras quanto das comunidades tradicionais em seu entorno, como as paneleiras e os catadores de caranguejo, por exemplo”, explicou Soler Gonzalez.

O NIPPEA tem como vice-coordenadora a professora aposentada do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais (DTEPE) Martha Tristão. Já a responsável pela coordenação pedagógica do CEA é a professora Andreia Ramos, também do DTEPE.

O NIPPEA reúne estudantes de graduação, professores, e alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE). As ações de pesquisa contam com o apoio do Centro de Educação e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e são realizadas pelo Grupo de Pesquisa Territórios de Aprendizagens Autopoiéticas, pelo Projeto de Extensão Narradores da Maré e por professores pesquisadores egressos do NIPPEA.

Foto: Flávia Sperandio - CAp Criarte

Fonte: https://www.ufes.br/conteudo/com-reconhecimento-do-iema-nucleo-de-pesquisa-da-ufes-se-torna-um-centro-estadual-de



Ilustrações: Silvana Santos