Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo. José Ortega y Gasset
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 92 · Setembro-Novembro/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Arte e Ambiente(1) Entrevistas(1) Educação(1) O Eco das Vozes(1) Reflexão(1) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(5) Divulgação de Eventos(14) O que fazer para melhorar o meio ambiente(2) Sugestões bibliográficas(2) Você sabia que...(2) Plantas medicinais(1) Reportagem(2) Dicas e Curiosidades(6) Soluções e Inovações(8) Educação e temas emergentes(3) Ações e projetos inspiradores(28) Notícias(30) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Ações e projetos inspiradores
12/09/2025 (Nº 92) CLUBE DE CIÊNCIAS PROMOVE SUSTENTABILIDADE E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM ESCOLA DO AGRESTE
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=5371 
  



CLUBE DE CIÊNCIAS PROMOVE SUSTENTABILIDADE E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM ESCOLA DO AGRESTE

19/06/2025 Stefannia Cardoso

O projeto incentiva o protagonismo juvenil despertando o amor e respeito pelo meio ambiente 

Em um mundo cada vez mais consciente dos desafios ambientais, a educação surge como um meio fundamental para formar um futuro sustentável. Na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Carlos Soares da Silva, localizada no município de Salgadinho, no Agreste, um Clube de Ciências reúne alunos de todas as séries do ensino médio, promovendo atividades que desafiam os jovens a pensar de forma crítica, aplicando seus conhecimentos na prática. 

Criado em fevereiro de 2025 para abordar o tema do ano letivo de Pernambuco “Vidas, Escolas e Comunidade: educar para a promoção da justiça socioambiental”, o clube conta com a orientação do professor de química Vladimir Cavalcanti da Silva Junior, que mobiliza momentos de discussão, conscientização e práticas associadas a esta temática. O projeto interdisciplinar engloba as matérias da área de ciências da natureza, biologia, física e química. 

Segundo o professor, desde a criação do clube os alunos foram se sentindo cada vez mais curiosos, confiantes e autônomos no processo de aprender. Esse processo de evolução começa a partir do momento que os estudantes fazem questionamentos, propõem ideias, desenvolvem e participam ativamente dos projetos. 

Os impactos do Clube de Ciências vão além dos muros da escola. As discussões e experimentos realizados incentivam os estudantes a refletirem sobre temas fundamentais, como a preservação ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais. Desta forma, os estudantes se tornam agentes multiplicadores e a conscientização se expande para suas famílias e toda a comunidade, tornando-se um movimento que inspira mudanças reais no cotidiano.  

“Temos uma comunidade de alunos que moram na zona rural. Percebemos que algumas  ações realizadas pelos pais agricultores agora estão sendo modificadas. Como por exemplo, a prática das queimadas que eles realizavam e agora eles estão deixando de fazer. Os alunos estão trazendo outros métodos e práticas para o seu dia-a-dia. Percebemos que a escola está chegando até a comunidade de uma maneira transformadora, no sentido de fazer o bem para a natureza e o meio ambiente”, explica o professor Vladimir Cavalcanti. 

Entre as atividades realizadas pelo grupo está a Vivência do Dia da Água, onde os estudantes criaram um painel interativo para provocar reflexões sobre o uso consciente dos recursos hídricos. Além disso, realizaram uma análise detalhada da água do rio próximo da escola, investigando sua qualidade e os impactos ambientais na região. 

Outra ação relevante foi a criação de uma composteira na EREM Carlos Soares da Silva. A iniciativa surgiu a partir de discussões sobre a redução de resíduos e a importância da sustentabilidade. O processo envolveu pesquisa, reaproveitamento de materiais e participação ativa dos alunos, que aprenderam sobre compostagem, separação correta dos resíduos e equilíbrio dos materiais orgânicos e secos. Reduzindo o lixo orgânico, a composteira passou a ser um recurso pedagógico, gerando adubo para as hortas e jardins da escola. 

“Participar do Clube de Ciências tem sido uma experiência muito enriquecedora para a nossa criticidade em relação ao meio ambiente. Mudamos a percepção em relação  às questões que antes não colocávamos em prática, pois, como seres humanos, às vezes podemos ser falhos no cuidado com o meio ambiente de forma correta. Percebemos que é muito importante cuidar não só da nossa casa, mas também do meio em que vivemos. O clube abriu os nossos olhos para esse cuidado”, diz Rayka de Oliveira Calais, aluna do  1° ano. 

Para viabilizar suas atividades, o clube faz uso dos materiais e equipamentos do laboratório de química da unidade de ensino, garantindo que os estudantes tenham acesso às ferramentas necessárias para as suas pesquisas. Os próximos passos do projeto são a revitalização da horta escolar, a criação de um dessalinizador e a ampliação das iniciativas voltadas para a educação ambiental, como o jornal Curie.

Fonte: https://portal.educacao.pe.gov.br/clube-de-ciencias-promove-sustentabilidade-e-consciencia-ambiental-em-escola-do-agreste/



Ilustrações: Silvana Santos