Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo. José Ortega y Gasset
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 92 · Setembro-Novembro/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Arte e Ambiente(1) Entrevistas(1) Educação(1) O Eco das Vozes(1) Reflexão(1) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(5) Divulgação de Eventos(14) O que fazer para melhorar o meio ambiente(2) Sugestões bibliográficas(2) Você sabia que...(2) Plantas medicinais(1) Reportagem(2) Dicas e Curiosidades(6) Soluções e Inovações(8) Educação e temas emergentes(3) Ações e projetos inspiradores(28) Notícias(30) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Notícias
12/09/2025 (Nº 92) IBAMA LEVA AÇÃO EDUCATIVA À UFAM PARA REFORÇAR CAMPANHA “NÃO TIRE AS PENAS DA VIDA”
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=5377 
  

IBAMA LEVA AÇÃO EDUCATIVA À UFAM PARA REFORÇAR CAMPANHA “NÃO TIRE AS PENAS DA VIDA”

Palestra no Centro de Ciências do Ambiente alerta sobre o uso ilegal de fauna silvestre e reforça conscientização durante o Festival de Parintins (AM)

Publicado em 24/06/2025

Não tire as penas da vida - Foto: Hanna Biez/Ibama/AM

Manaus/AM (24/06/2025) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou, na última quarta-feira (18), uma atividade de educação ambiental no Centro de Ciências do Ambiente (CCA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A iniciativa integrou a campanha “Não tire as penas da vida”, cujo objetivo é conscientizar sobre os impactos do uso ilegal de partes de fauna em artesanatos, fantasias e adereços típicos.

A ação focalizou o combate à utilização de penas e outros elementos de aves silvestres na produção de enfeites, especialmente ligados a festividades típicas da Amazônia. “A arte é expressão da natureza humana e não pode se refletir na morte de espécimes silvestres. Por isso, é crucial para a preservação da fauna que haja esse trabalho de informação que o Ibama realiza todo ano”, destacou o superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo.

O evento contou com fala do professor Dr. Josemar Gurgel, chefe da Divisão de Administração do CCA/UFAM, que ressaltou a conexão da campanha com o Festival Folclórico de Parintins: “A campanha… levanta a bandeira da conservação da fauna, principalmente num momento tão importante que coincide com o Festival de Parintins, onde no passado se usavam muitas penas de animais".

Compromisso ativo do Ibama com a proteção da fauna

Alunos da UFAM e equipe do IbamaAM durante palestra da campanha Não Tire as Penas da Vida - Foto: Hanna Biez/Ibama/AM

Com a palestra na UFAM, o Ibama reafirma seu papel contínuo na educação ambiental, atuando de forma preventiva em instituições acadêmicas e festivais culturais. A iniciativa demonstra que a combinação entre informação, sensibilização e fiscalização pode promover um turismo cultural sustentável, que conserva a riqueza da fauna amazônica e respeita o meio ambiente.

Histórico da campanha “Não tire as penas da vida”

Criada em 2002 pelo servidor Paulo Andrade, por meio de levantamento que identificou o uso massivo de penas de aves mortas para confecção de adereços folclóricos — naquele ano, estima-se que mais de 30 mil aves, especialmente araras, foram abatidas.

Desde então, a campanha é amplamente divulgada no estado do Amazonas, com presença constante em escolas, instituições e, especialmente, durante o Festival de Parintins, voltada a turistas, artesãos e visitantes.

Durante o Festival, tradicionalmente celebrados “Boi Garantido” e “Boi Caprichoso” têm utilizado alternativas sintéticas às penas naturais, em consonância com diretrizes da campanha.

Festival de Parintins: cultura e conservação

Realizado desde 1965, o Festival Folclórico de Parintins, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN, ocorre no último fim de semana de junho e atrai mais de 120 mil visitantes por edição.

Assim, o festival se tornou cenário estratégico para ações de educação ambiental e fiscalização sobre a venda de artefatos com partes da fauna. Desde 2012, o Ibama reforça a prevenção ao comércio de adereços com origem ilegal e promove diálogo com comunidades, artesãos e público envolvido.

Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015

Fonte: https://www.gov.br/ibama/pt-br/assuntos/noticias/2025/ibama-leva-acao-educativa-a-ufam-para-reforcar-campanha-nao-tire-as-penas-da-vida



Ilustrações: Silvana Santos