Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo. José Ortega y Gasset
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 92 · Setembro-Novembro/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Arte e Ambiente(1) Entrevistas(1) Educação(1) O Eco das Vozes(1) Reflexão(1) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(5) Divulgação de Eventos(14) O que fazer para melhorar o meio ambiente(2) Sugestões bibliográficas(2) Você sabia que...(2) Plantas medicinais(1) Reportagem(2) Dicas e Curiosidades(6) Soluções e Inovações(8) Educação e temas emergentes(3) Ações e projetos inspiradores(28) Notícias(30) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Ações e projetos inspiradores
12/09/2025 (Nº 92) PROJETO AMIGOS DO MAR COMPLETA 18 ANOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=5411 
  

PROJETO AMIGOS DO MAR COMPLETA 18 ANOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Redação 14 jul, 2025

Fotos: Divulgação

Na última sexta-feira (11), o projeto Amigos do Mar, realizado na comunidade de Caieiras, em Guaratuba, comemorou 18 anos na última sexta-feira (11).

O  projeto surgiu em 2007 de uma pesquisa de iniciação científica do então estudante e filho de pescador Fabiano Cecilio da Silva, hoje professor. Segundo ele, o objetivo foi “valorizar o resgate da cultura caiçara local, a promoção da cidadania e a apresentação de novas formas de ver o meio ambiente através da educação ambiental”.

De acordo com Fabiano Cecílio, mais de 850 crianças e adolescentes já participaram das atividades de educação ambiental “que alia o conhecimento empírico e técnico dos voluntários com as tradições de uma comunidade caiçara, e práticas de inclusão reais”. Atualmente, o projeto tem 70 participantes com lista de espera para novas vagas.

Nas comemorações de 18 anos, no Salão Paroquial da Capela de Nossa Senhora Aparecida, membros da turma 01/2007 e os primeiros monitores puderam recordar memórias daquele tempo e foram homenageados pelo Instituto Guaju, organizador do projeto.

Os membros atuais receberam “botons memórias”. referente aos aprendizados do 1º semestre e puderam celebrar suas conquistas com suas famílias numa festa de confraternização.

Fonte: https://www.correiodolitoral.com/projeto-amigos-do-mar-completa-18-anos-de-educacao-ambiental-de-criancas-e-adolescentes/92787

Ilustrações: Silvana Santos