Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo. José Ortega y Gasset
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 92 · Setembro-Novembro/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Arte e Ambiente(1) Entrevistas(1) Educação(1) O Eco das Vozes(1) Reflexão(1) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(5) Divulgação de Eventos(14) O que fazer para melhorar o meio ambiente(2) Sugestões bibliográficas(2) Você sabia que...(2) Plantas medicinais(1) Reportagem(2) Dicas e Curiosidades(6) Soluções e Inovações(8) Educação e temas emergentes(3) Ações e projetos inspiradores(28) Notícias(30) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
12/09/2025 (Nº 92) ATLAS DOS MANGUEZAIS DO BRASIL
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=5419 
  

ATLAS DOS MANGUEZAIS DO BRASIL

24/07/2025

A publicação aborda vários aspectos relacionados aos manguezais do Brasil.

O capítulo 1 apresenta aspectos históricos da origem do termo mangue e da descoberta dos manguezais do Brasil.
O capítulo 2 apresenta as diferentes feições dos manguezais, as espécies características deste ecossistema, as adaptações desenvolvidas para
ocupar essas áreas com águas salgadas e sujeitas à inundações pelas marés, espécies da fauna que ocorrem nos manguezais e os valores culturais e mitos ligados aos manguezais.
O capítulo 3 descreve as diferenças dos manguezais nos diversos trechos da costa entre o Estado do Amapá e o Estado de Santa Catarina, seu estado de
conservação, o uso sócio econômico e as pressões em cada trecho.
O capítulo 4 apresenta a situação dos manguezais e as unidades de conservação em que ocorrem, além das ameaças ao ecossistema, um diagnóstico socioeconômico das unidades de conservação de uso sustentável e um estudo sobre a sustentabilidade financeira das unidades de conservação com manguezais do Brasil.
O capítulo 5 fala a respeito da legislação voltada à conservação dos manguezais desde a época colonial até os dias atuais. O capítulo 6 apresenta os serviços ecossistêmicos prestados pelos manguezais.
O capítulo 7 apresenta o conhecimento atual sobre a recuperação dos manguezais visando a sua conservação e a manutenção das espécies e serviços ecossistêmicos.
O capítulo 8 descreve as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto Manguezais do Brasil e os eixos para uma Estratégia Nacional para a Conservação e Uso Sustentável dos Manguezais.

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Atlas dos Manguezais do Brasil. Brasília, 2018.
Atlas dos Manguezais do Brasil

 Download da Publicação

Fonte: https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/atlas-dos-manguezais-do-brasil/



Ilustrações: Silvana Santos