Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo. José Ortega y Gasset
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 92 · Setembro-Novembro/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Arte e Ambiente(1) Entrevistas(1) Educação(1) O Eco das Vozes(1) Reflexão(1) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(5) Divulgação de Eventos(14) O que fazer para melhorar o meio ambiente(2) Sugestões bibliográficas(2) Você sabia que...(2) Plantas medicinais(1) Reportagem(2) Dicas e Curiosidades(6) Soluções e Inovações(8) Educação e temas emergentes(3) Ações e projetos inspiradores(28) Notícias(30) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Divulgação de Eventos
12/09/2025 (Nº 92) SEE REÚNE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS PARA A CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=5427 
  

SEE REÚNE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS PARA A CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

06/08/2025 Stefannia Cardoso

O evento promove diálogos sobre práticas para o enfrentamento das mudanças climáticas

A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) reuniu, nesta terça-feira (05), 113 professores e 113 estudantes do ensino fundamental anos finais (11 a 14 anos) de todo o estado para a etapa estadual da IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CEJIMA), realizado no município de Sairé, no Agreste. O encontro segue com as atividades até a quinta-feira (07), abordando o tema da conferência “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”. A iniciativa propõe reflexões e práticas para o enfrentamento das mudanças climáticas.

O evento é organizado pelo Ministério da Educação (MEC), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Neusa Helena Barbosa, analista ambiental do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima e coordenadora da Conferência pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), esteve presente na plenária magna com o tema “Nós no clima da mudança: caminhos da educação e justiça climática”. A analista acredita que o potencial das novas gerações vai trazer mudanças positivas e significativas para o futuro do meio ambiente. 

A etapa mais importante da conferência é a que rola na escola: estudar, fazer projeto e eleger representantes. A etapa estadual é um filtro crucial para a garotada trocar ideias e apresentar seus projetos. Cada jovem aqui é um líder cheio de si. Se a gente deixar eles se expressarem, vão voltar para as escolas com novas ideias e visões, turbinados pela troca de experiências e pela riqueza do nosso Pernambuco”, destaca Neusa. 

As delegações formadas por professores e alunos vivem um cronograma de atividades que trabalham a leitura de texto e ajustes, produção de texto, contação de histórias, salas temáticas, oficinas, palestras entre outras dinâmicas ligadas ao tema meio ambiente. 

A perspectiva da conferência baseia-se em princípios de equidade, inclusão, diversidade, sustentabilidade e resiliência, visando à construção de propostas transformadoras em seus territórios. 

Ao final do evento, um projeto será selecionado e representará Pernambuco na etapa nacional que acontecerá em outubro deste ano, em Brasília, e faz parte do movimento de preparação do país para a Conferência do Clima (COP30), em novembro de 2025 na cidade de Belém (PA).

A professora de biologia Maria Genielle  da Silva, da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (Erefem) Frei João Pereira de Souza, do município de Itaíba, acompanha no evento o estudante José Gabriel Soares, que idealizou e criou uma horta e uma estufa na unidade de ensino,  movimentando toda a comunidade escolar para a importância da reciclagem e o amor pelas plantas. 

Conseguimos parceria com a Secretaria de Agricultura para construir a sementeira e a estufa na unidade de ensino. Eu sempre estimulo os alunos e fico feliz quando vejo habilidades neles que muitas vezes não são reconhecidas. Eles ficaram muito felizes com a aprovação do projeto. Gabriel até disse que sabia que um dia as plantas iam levar ele pra algum lugar”, conta a professora.

Fonte: https://portal.educacao.pe.gov.br/see-reune-estudantes-do-ensino-fundamental-anos-finais-para-a-conferencia-infantojuvernil-pelo-meio-ambiente/



Ilustrações: Silvana Santos