Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo. José Ortega y Gasset
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 92 · Setembro-Novembro/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Arte e Ambiente(1) Entrevistas(1) Educação(1) O Eco das Vozes(1) Reflexão(1) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(5) Divulgação de Eventos(14) O que fazer para melhorar o meio ambiente(2) Sugestões bibliográficas(2) Você sabia que...(2) Plantas medicinais(1) Reportagem(2) Dicas e Curiosidades(6) Soluções e Inovações(8) Educação e temas emergentes(3) Ações e projetos inspiradores(28) Notícias(30) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Notícias
12/09/2025 (Nº 92) PROJETO “TRATO POR LAGUNA” ALIA ATIVIDADES LÚDICAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SANTA CATARINA
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=5430 
  

PROJETO “TRATO POR LAGUNA” ALIA ATIVIDADES LÚDICAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SANTA CATARINA

 18 de agosto de 2025

  

Trato por Laguna / Acervo CASAN

O Projeto Trato por Laguna, desenvolvido pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento, a CASAN, utiliza atividades interativas para conscientizar a comunidade sobre a importância da coleta e tratamento de esgoto, com foco na preservação ambiental e na saúde pública.

Uma das principais ferramentas do programa é um tabuleiro gigante criado pela educadora ambiental Renata Oliveira, integrante da Rede de Multiplicadores Ambientais da CASAN. No jogo, os participantes assumem o papel de peças vivas e avançam de acordo com o número sorteado em um dado. Cada casa temática propõe desafios, perguntas ou orientações relacionadas a questões ambientais, como economia de água, descarte correto de resíduos e preservação dos ecossistemas.

Segundo a engenheira ambiental Taize Vieira, da JPR Ambiental, empresa responsável pela execução do programa, a atividade tem gerado grande interesse entre estudantes e se mostrado eficaz no processo de aprendizado. O tabuleiro é um dos finalistas de uma premiação que será entregue no Encontro Técnico da CASAN, em Chapecó.

Além das ações educativas, o Trato por Laguna realiza vistorias e oferece orientação técnica gratuita para a correta ligação de imóveis à rede de esgoto da Companhia. Desde 2021, foram vistoriados cerca de 7,1 mil imóveis, dos quais 4,4 mil foram regularizados e 5,5 mil receberam certificação. Atualmente, 1,6 mil imóveis permanecem irregulares.

Fonte: https://scempauta.com.br/2025/08/18/projeto-trato-por-laguna-alia-atividades-ludicas-e-educacao-ambiental-em-santa-catarina/



Ilustrações: Silvana Santos