Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo. José Ortega y Gasset
ISSN 1678-0701 · Volume XXIII, Número 92 · Setembro-Novembro/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Arte e Ambiente(1) Entrevistas(1) Educação(1) O Eco das Vozes(1) Reflexão(1) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(5) Divulgação de Eventos(14) O que fazer para melhorar o meio ambiente(2) Sugestões bibliográficas(2) Você sabia que...(2) Plantas medicinais(1) Reportagem(2) Dicas e Curiosidades(6) Soluções e Inovações(8) Educação e temas emergentes(3) Ações e projetos inspiradores(28) Notícias(30) Doações(1)   |  Números  
Conteúdo educacional sem propagandas
Esta publicação é um projeto educacional elaborado de forma voluntária. Doando qualquer quantia, você estará criando uma conexão genuína com esta publicação, minimizando custos de confecção e manutenção da revista. Ajude-nos a continuar transformando vidas. Muito obrigada!
     
Soluções e Inovações
12/09/2025 (Nº 92) ESTUDANTES DE ETEC CRIAM IOGURTE NATURAL COM RESÍDUOS DA VINIFICAÇÃO
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=5467 
  

ESTUDANTES DE ETEC CRIAM IOGURTE NATURAL COM RESÍDUOS DA VINIFICAÇÃO

Alunos da Etec Benedito Storani, de Jundiaí, utilizaram corante e espessante naturais, oriundos das sobras da produção do vinho; projeto foi premiado na Febrace 2025

4 de junho de 2025

Projeto foi selecionado para fase final da Febrace 2025 e premiado com ‘Ashland Studio Solver Award’ | Foto: Roberto Sungi

Na Escola Técnica Estadual (Etec) Etec Benedito Storani, de Jundiaí, a produção de uva e de vinhos está presente em diversas formações técnicas e especializações. Tanto que os resíduos oriundos dessa produção chamaram atenção dos alunos do Ensino Médio integrado ao técnico em Alimentos.

Um dos resíduos da produção de vinho é o bitartarato de potássio – uma substância sem sabor relevante, mas com importante potencial corante. Então surgiu a ideia de substituir corantes sintéticos, geralmente derivados do petróleo, por uma alternativa mais natural”, explica o estudante João Pedro Borges Veloso.

Ao lado das alunas Manuella Gomes Ambrosio e Victória Moreira Giaretta, ele integra o grupo que criou o Iogurte com Corante Natural, BiTartarato e Farinha da Casca de Uva, sob orientação da professora Silvia Candida Correa Fernandes Botti e coorientação da professora Rosa Tizue Nakano Sakae. Além do bitartarato, o resíduo de vinificação ofereceu a farinha de casca de uva, um espessante com benefícios nutricionais agregados.

Nosso iogurte é enriquecido com prebióticos e probióticos, tornando-se um alimento simbiótico que favorece o equilíbrio da microbiota intestinal. É uma proposta sustentável, que incentiva a economia circular e reduz o impacto ambiental”, diz Manuella.

Febrace 2025

O Iogurte com Corante Natural, Bitartarato e Farinha da Casca de Uva foi um dos 14 projetos das Etecs selecionados para a fase final da 23ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2025 , realizada em março no campus Butantã, da Universidade de São Paulo (USP), na Capital. Eles conquistaram o terceiro lugar no prêmio Ashland Studio Solver Award.

Centro Paula Souza Etec Etecs Fatecs Vestibulinho

Fonte: https://www.cps.sp.gov.br/estudantes-de-etec-criam-iogurte-sustentavel-com-residuos-da-vinificacao/



Ilustrações: Silvana Santos