Rico é aquele que sabe ter o suficiente. Lao Tze
ISSN 1678-0701 · Volume XXII, Número 90 · Março-Maio/2025
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(3) Podcast(1) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(2) Iniciativas Empresariais Sustentáveis(7) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(5) Entrevistas(2) Culinária(2) Divulgação de Eventos(16) O que fazer para melhorar o meio ambiente(1) Sugestões bibliográficas(2) Educação(1) Breves Comunicações(1) Reportagem(3) Soluções e Inovações(2) Educação e temas emergentes(3) Ações e projetos inspiradores(17) Cidadania Ambiental(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(20) Relatos de Experiências(7)   |  Números  
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
19/09/2003 (Nº 2) Dinâmica para Percepção da Decomposição de Resíduos
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=61 
  
Dinâmica para Percepção da Decomposição de Resíduos

Objetivo:

O objetivo desta atividade é mostrar à criança a diferença da rapidez da decomposição de produtos orgânicos e inorgânicos, mostrando a importância de não jogar certos produtos aleatoriamente na Natureza.


Material necessário:

* restos de alimentos tais como cascas de batata, de ovos, laranjas, restos de tomate, verduras, etc.;

* duas caixas de papelão ou madeira (80cm x60cm);

* terra;

*produtos como: latas de alumínio, garrafas plásticas, papéis de bala, etc.



Desenvolvimento:

Coloca-se a terra nas caixas de papelão e em seguida, em uma das caixas, colocar os produtos orgânicos. Revolver, misturando tudo muito bem.

Na outra caixa colocar os outros produtos inorgânicos: garrafas, papéis de bala, latas de alumínio, etc, enterrando-os em seguida.

Depois de aproximadamente um mês, deve-se voltar ao local e mostrar para as crianças a diferença das caixas, isto é, que os produtos orgânicos praticamente desapareceram da caixa e que os inorgânicos continuam inalterados.

Quando se desenvolve este tipo de atividade a criança percebe a importância de não se jogar certos produtos em qualquer local e ainda, em qual melhor local deve colocado.

Este tipo de atividade é recomendado desenvolver com crianças entre 08 a 12 anos.



Esta atividade foi desenvolvida por Viviane Zaia Perin, no Projeto “Alvore-Ser” da Prefeitura do município de Charqueada - SP, em julho de 2002. Esta atividade é parte das práticas do seu Trabalho de Conclusão do Curso de Bacharelado em Ecologia, Instituto de Biociências/UNESP, campus de Rio Claro/SP, desenvolvido sob a orientação da Profa. Dra. Solange T. de Lima Guimarães (Depto. de Geografia/IGCE) na área de “Cognição, Percepção, Interpretação Ambiental”



Contatos:

vzaiaperin@yahoo.com.br fone: 019- 9708 4517


Ilustrações: Silvana Santos