A primeira lei da ecologia é que tudo está ligado a todo o resto. (Barry Commoner)
ISSN 1678-0701 · Volume XX, Número 75 · Junho-Agosto/2021
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Artigos(8) Notícias(4) Dicas e Curiosidades(1) Reflexão(4) Para sensibilizar(1) Dúvidas(3) Entrevistas(1) Arte e ambiente(1) Educação(1) Você sabia que...(1) Sementes(1) Ações e projetos inspiradores(1) Cidadania Ambiental(1) O Eco das Vozes(1) Relatos de Experiências(14)   |  Números  
Notícias
31/03/2021 (Nº 74) POR MINUTO SÃO DESCARTADAS 3 MILHÕES DE MÁSCARAS EM TODO O MUNDO
Link permanente: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=4092 
  

POR MINUTO SÃO DESCARTADAS 3 MILHÕES DE MÁSCARAS EM TODO O MUNDO

Da redação

Há um ano que a pandemia da Covid-19 se instalou a nível global, e que as máscaras faciais chegaram aos mercados e entraram nas nossas vidas. Embora a sua finalidade seja proteger-nos, a maneira como começaram a ser produzidas e descartadas provocou o efeito oposto no ambiente.

São utilizadas 129 bilhões de máscaras todos os meses, segundo o estudo da University of Southern, da Dinamarca. Por minuto são descartadas 3 milhões de máscaras em todo o mundo, e grande parte das mesmas são feitas de microfibras plástico.

Com cada vez mais relatos sobre o descarte inadequado das máscaras, é urgente reconhecer esta ameaça ambiental e evitar que se torne o próximo problema do plástico.

Uma preocupação maior e mais recente é que as máscaras são feitas diretamente de fibras plásticas em tamanho micro. Ao ser jogada no ambiente, a máscara pode libertar mais plásticos de micro dimensão, mais rápido e facilmente.

Como não existem dados sobre a reciclagem das máscaras, a probabilidade de estas serem descartadas no meio natural é maior. A equipe recomenda assim que se disponibilizem lixeiras direcionadas para as máscaras, que se substituam as descartáveis por reutilizáveis, que as entidades implementem medidas de gestão de resíduos focadas nas mesmas e que se desenvolvam novas máscaras descartáveis biodegradáveis.

Fonte: https://bitlybr.com/0M3jab

Ilustrações: Silvana Santos